PROLITERACIAS BEAER
Literacia da Informação
Literacia da Informação
No século XXI a informação está acessível através das tecnologias à distância de um dedo.
As literacias tecnológicas englobam as competências mediáticas, incluindo de pensamento crítico e de comunicação, bem como capacidades de uso apropriado e ético da tecnologia para o acesso, recuperação, produção e divulgação da informação através de meios eletrónicos, da Internet e das suas múltiplas redes (Todd, 2003, p.7).
As bibliotecas escolares devem destacar-se no âmbito das literacias mediáticas como centros de aprendizagem no uso da informação e dos media de forma proficiente e ética segundo a American Association of School Librarians (AASL) e a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). De acordo com a IFLA (2016, p.50) "A tecnologia ajuda a ampliar o alcance da biblioteca e dos seus recursos para a sala de aula e além dela. Os bibliotecários escolares ajudam os alunos a aprender estratégias de pesquisa em linha."
Começamos por falar de literacia digital que engloba a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias digitais de forma eficaz, segura e ética para aceder, avaliar, criar e comunicar informação. Num mundo cada vez mais digitalizado, a literacia digital é fundamental para o sucesso académico, profissional e pessoal dos alunos.
A literacia da informação, uma área específica da literacia digital, é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para aceder, avaliar, e usar a informação de forma eficiente. Alunos com elevada literacia de informação têm a capacidade não só de de navegar por uma grande variedade de sistemas de pesquisa de informação, mas também avaliá-los e selecioná-los. As competências analíticas são fundamentais para uma boa avaliação e utilização da informação em qualquer altura da vida. Este bom desempenho, na literacia da informação, aumenta a capacidade do indivíduo de ativar o seu sentido de descoberta, o seu espírito inquisitivo e o gosto pela aprendizagem ao longo da vida.
Os recursos que a biblioteca disponibiliza ao serviço da comunidade escolar permitem cumprir o propósito de melhorar o ensino e a aprendizagem (2016, p. 14) e ajudar os alunos a aprender mais e melhor. Em suma a biblioteca escolare deve constituir-se um centro de aprendizagem que fornece um programa educativo integrado nos conteúdos curriculares.” (IFLA, 2016 p. 19). De acordo com as diretrizes da IFLA os PB “devem concentrar-se em atividades pedagógicas fundamentais como a promoção: da leitura, da literacia dos media e da Informação (2016, p. 44)".
Um bibliotecário escolar, profissional qualificado procura, com os docentes das diferentes áreas curriculares, proporcionar aos alunos as melhores experiências de aprendizagem com o desenho, concepção e implementação de atividades de ensino e aprendizagem, diferenciadoras e motivadoras para os discentes.