A programação é, cada vez mais, uma ciência integradora de várias áreas do conhecimento para dar resposta a problemas do nosso quotidiano, através da automatização de processos.
Com os micro:bit os professores podem preparar atividades que desenvolvam competências do Perfil do Aluno, bem como desenvolver projetos que envolvam disciplinas como: matemática, educação fisica, ciências, artes entre outras que possam participar na resolução de problemas simples. Os micro:bit são simples de utilizar e potenciam a motivação dos alunos na execução das atividades e projetos.
Ver o guia introdutório em português aqui .
Os primeiros passos na aprendizagem iniciam-se com a familiarização do interface de programação por blocos de código que a Micro:bit Educational Foundation disponibiliza em microbit.org .
O editor de código pode ser encontrado em makecode.microbit.org e estão disponíveis tutoriais.
Recomenda-se iniciar pelo "Coração que pisca", pois é uma experiência de programação que tem um grande impacto visual e gera um feedback imediato de "eu fiz isto".
Os alunos realizaram o primeiro tutorial e transferiram o código para o micro:bit por bluetooth
A atividade foi estendida com a utilização dos sensores de luz para ativar uma imagem na matriz LED 5x5
Além de funcionar como uma saída, os LEDs do micro:bit também podem funcionar como um sensor de luz, medindo a quantidade de luz que incide sobre eles. O código do micro:bit pode fazer coisas diferentes dependendo da luminosidade do ambiente.
O programa usa uma declaração 'se … senão' para mostrar a imagem do Sol somente se o nível de luz for maior que (>) um certo número.
Transfira este programa para o micro:bit e acenda uma fonte de luz, como uma lanterna, luz do dia ou luz de teto, no micro:bit, e você deverá ver o ícone do Sol aparecer.
Cubra o micro:bit com a mão e o ícone do sol deverá desaparecer.
Se não funcionar, tente diminuir o número 100 para se adequar à iluminação do local.
Você pode ler mais informações básicas sobre como o sensor de luz micro:bit funciona aqui .
As atividades foram dirigidas para dar aos alunos noções de programação relevantes para a utilização do micro:bit como ferramenta de medição de grandezas ambientais.
A medição do nível de luz é relevante para estudos dirigidos à gestão sustentável de recursos, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois permitem controlar as fontes de luz da forma mais eficiente.
A inspiração para a realização destas atividades veio diretamente da Micro:bit Educational Foundation, na secção de recursos para o ensino. Consulte aqui os materiais para esta unidade, chamada Energy Awareness .
É usada uma variável chamada reading para armazenar o nível de luz gravado pela entrada do sensor de luz do micro:bit, que está no display LED .
Uma nova leitura de nível de luz é feita quando se pressiona o botão A e o valor medido é armazenado na variável reading .
A leitura do nível de luz é mostrada na saída do display LED do micro:bit quando se pressiona o botão B.
Esta sessão estendeu a programação do micro:bit com a utilização dos pinos analógicos, usando pequenos painéis solares como fontes de energia.
O trabalho desenvolvido integrou toda a aprendizagem realizada nas sessões anteriores.
Os pequenos painéis de 3V eram adequados para a ligação aos pinos analógicos, mas verificaram-se alguns problemas com as medições nos pinos, pois os valores devolvidos eram sempre zero.
Verificou-se, posteriormente, que os alunos interpretaram o código fornecido de forma ligeiramente diferente, tendo leitura digital pin P0 sido criada como uma variável e não uma função.
Com uma verificação final foi possível modificar o código para correr corretamente.