Ensinar STEM com Science on Stage ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Ação de Formação de Curta Duração promovida pelo Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação (NUCLIO), em articulação com o Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas do Seixal (CFAE Seixal), que decorreu no dia 10 de julho de 2023, na Sala Multiusos da sede do Agrupamento.
Um dos pilares que suporta a ação do trabalho dos docentes encontra-se explicitamente no Perfil dos Alunos à Saída do Escolaridade Obrigatória (PASEO) e é a Sustentabilidade:
"A escola contribui para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade, um dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo, que consiste no estabelecimento, através da inovação política, ética e científica, de relações de sinergia e simbiose duradouras e seguras entre os sistemas social, económico e tecnológico e o Sistema Terra, de cujo frágil e complexo equilíbrio depende a continuidade histórica da civilização humana".
A abordagem de Inquiry-based learning (IBL) é uma metodologia de ensino que pretende aplicar os métodos utilizados pelos cientistas para a aprendizagem das ciências.
Nesta apresentação da professora Isabel Borges, investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, apresentam-se os aspetos centrais da metodologia de aprendizagem baseada em investigação.
Reconhece-se que o desenvolvimento das ciências deve refletir-se na forma como são ensinadas, evitando uma postura dogmática que não retrata corretamente o valor do erro e do teste de hipóteses, que carateriza o método científico.
O Science on Stage representa uma oportunidade única de partilha de práticas de ensino e aprendizagem das ciências na Europa e tem, no seu núcleo, a ideia "de professores para professores".
Ficaram alguns dados sobre o próximo Festival Science on Stage, que irá decorrer na cidade de Turku, na Finlândia, e que contará com cerca de 450 participantes de 36 países.
O tema central será a Sustentabilidade na educação STEM.
A pré-seleção irá decorrer no Evento Nacional de Seleção na Escola Básica 2,3 e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, São Domingos de Rana, Cascais.
Esta ação de formação contou com um conjunto de atividades hands-on, ou "mãos na massa", que reforçam o aspeto de investigação e experimentação essencial para o método científico e que deve estar no centro do ensino e aprendizagem das ciências.
Uma vertente de planeamento e de trabalho de pares inovador foi aplicada com a atividade "O que precisamos para construir uma base lunar?".
Os professores tievram a oportunidade de realizar esta atividade e avaliar o seu potencial no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa, planeamento e pensamento crítico.