A constatação de que diariamente se utiliza este recurso nas mais variadas atividades humanas e que nem sempre a sua reciclagem é realizada, cruza-se neste projeto de reciclagem com as tecnologias de fabricação aditiva, da qual a impressão 3D com filamento de plástico é um exemplo, procurando-se incentivar novas formas sustentáveis de pensar e agir.
As garrafas de plástico PET apresentam uma particularidade especial, já que podem ser cortadas em tiras espiralizadas de cerca de 10mm, podem ser aquecidas a 210ºC e forçadas a passar num bucal de 1,75mm de diâmetro, produzindo um filamento compatível com impressoras 3D - rPET.
Vários projetos têm vindo a ser desenvolvidos pela comunidade maker no sentido de otimizar este processo, tendo-se verificado que o projeto Recreator3D, de Joshua Taylor, ganhou um impulso dinamizador que se difundiu pelos media sociais, ganhando relevância dada a sua natureza modular e simplicidade de construção.
No nosso CCVnE foi desenvolvido e testado todo o processo de criação de rPET, deste a preparação de garrafas de plástico, o seu corte em tiras, a extrusão (pultrusão), e a utilização do filamento produzido. A divulgação deste processo tem vindo a ser realizada em workshops e demonstrações.
O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, tornou-se um dos polímeros mais utilizados nos diversos setores industriais. Em virtude da sua alta resistência mecânica e química, oferece flexibilidade no formato e aparência, baixa absorção de água, alta temperatura de fusão, e baixo custo de produção. O PET é um termoplástico pelo que pode ser reciclado e reutilizado diversas vezes. A sua estrutura química é composta apenas por carbono, hidrogénio e oxigénio, evitando a produção de materiais tóxicos.
No vídeo que se apresenta ao lado, pode ficar a conhecer o processo de reciclagem de PET.
Versão 5 do criador de filamento Recreator 3D, baseada em componentes de uma impressora Creality Ender 3, que inclui o cortador de garrafas.
Versão compacta do criador de filamento Recreator 3D, construída com componentes de uma impressora Creality Ender 3.
Versão adaptada do Recreator 3D MK5Kit, construída a partir de componentes de uma impressora Anet A8.
Versão adaptada do Recreator 3D, baseada em componentes de uma impressora Prusa Mk2.
O PETamentor é um projeto opensource concebido para produzir filamento para impressão 3D a partir de garrafas PET. Foi desenhado pelo Maker checo Ondřej Šraitr.
É composto por um motor, um bocal, um aquecedor e outros componentes que permitem cortar garrafas PET em tiras finas, que depois são formadas em filamento para impressão 3D.
Para quem quer fazer filamento a partir de garrafas PET, o PETamentor é o projeto opensource recomendado, pois foi desenvolvido especificamente para este fim e usa componentes mecânicos e eletrónicos acessíveis.
Os nossos alunos do quarto ano têm colaborado na recolha da matéria prima para os workshops dinamizados.
Nos workshops Recicl@PET desenvolvem-se atividades em que os participantes ganham um conhecimento detalhado do processo de reciclagem de PET por extrusão e ficam com a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em suas próprias práticas de reciclagem, modelação e impressão 3D.
Consciencialização sobre a importância da reciclagem de garrafas de plástico PET:
O workshop destaca os problemas ambientais associados ao descarte inadequado do plástico e enfatiza a necessidade de reciclar para reduzir o impacto ambiental.
Demonstração do processo de corte de garrafas em tiras:
Os participantes aprendem como cortar garrafas de plástico PET em tiras finas usando ferramentas apropriadas, com especial atenção para técnicas de segurança, orientações de corte e dicas práticas.
Demonstração da pultrusão e criação do filamento:
O workshop inclui uma demonstração ao vivo do processo de pultrusão usando o Recreator3D, mostrando aos participantes como as tiras de plástico PET são inseridas, aquecidas e transformadas em filamento.
Explorar as possibilidades de impressão 3D:
Os participantes são incentivados a conhecer as possibilidades da impressão 3D, com exemplos de peças decorativas e funcionais impressas numa impressora 3D tipo Prusa i3, usando o filamento reciclado.
Discussão sobre os benefícios da reciclagem de PET:
É promovida uma discussão sobre os benefícios da reciclagem de PET, como a redução da procura por plástico virgem, a conservação de recursos naturais e a redução de resíduos.
Arredondamento de garrafas PET.
Corte de tiras PET.
Extrusão no Recreator3D Fun Size.
Impressão 3D com filamento rPET.
Workshop dinamizado no âmbito da atividade Ciência a la carte, com alunos do 7º e 9º anos - 4 de abril 2023.
Articulação com a professora Sandra Vasconcelos e os 4º anos da EB1 da Amora, EB da Quinta da Princesa e EB da Quinta da Medideira - 12 de junho de 2023.
O processo de reciclagem PET, desde a garrafa à impressão 3D, foi demonstrado pelos nossos alunos do 7ºC aos convidados franceses de Toulouse de um projeto Erasmus+ - 28 de maio de 2024.
O projeto foi demonstrado no Agrupamento de Escolas Vale de Milhaços no âmbito do EcoEscolas, numa articulação com outros parceiros - 12 de junho de 2024.