Clube Ciência Viva
Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Amora - Seixal - Portugal
Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Amora - Seixal - Portugal
Num trabalho de articulação das atividades do Clube Ciência Viva com entidades exteriores, o projeto Recicl@PET foi apresentado no Encontro de Embaixadores do Ambiente do projeto EcoEscolas do Agrupamento de Escolas de Vale Milhaços, para uma plateia de alunos, docentes e representantes de entidades locais.
A importância da recolha de plástico PET e o processo de reciclagem foi muito bem acolhido pelos participantes.
A impressão 3D com PET de garrafas deixou uma marca na memória de todos!
Numa articulação com parceiros externos, em particular o Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação (NUCLIO) e a Oficina D'Almada Makerspace (ODAM), os alunos da turma D do sétimo ano foram desafiados a recolher cartão para construir um domo geodésico que serve de ecrã de projeção para vídeos Fulldome e aplicações de Astronomia como o Stellarium.
Iniciou-se a construção de um protótipo de 1,4 metros de diâmetro para ensaiar a preparação dos triângulos e o processo de montagem.
A versão final do DOME tem 4 metros de diâmetro.
O projeto Recicl@PET dinamizou um workshop para os alunos franceses que nos visitaram no âmbito de um intercâmbio Erasmus+ com o Collège Stendhal de Toulouse.
As nossas alunas voluntárias da turma C do sétimo ano demonstraram o processo que aprenderam e aperfeiçoaram ao longo do ano.
Os nossos visitantes ficaram encantados com a transformação de garrafões de água em objetos impressos nas impressoras 3D.
Constata-se que a transformação de plástico que ocorre numa impressora 3D ainda é um processo relativamente pouco conhecido, mas que deixa todos fascinados.
O projeto Recicl@PET, que tem sido desenvolvido com as turmas do sétimo ano, foi convidado para estar presente nas Olimpíadas de Robótica que decorreram na Escola Secundária Augusto Cabrita - Barreiro, a convite da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e integrada numa mostra de entidades convidadas relacionadas com temas STEM.
Os participantes mostraram-se interessados em conhecer este processo inovador de reciclagem de garrafas PET e ficaram sensibilizados sobre a importância de preservar este recurso.
Não houve um momento de descanso, desde a montagem até ao final do dia, mas as partilhas de experiências foram inestimáveis e motivadoras.
Vamos continuar a trabalhar no sentido de uma sociedade mais sustentável!
Num esforço de levar as atividade de programação e robótica aos alunos do agrupamento, têm sido realizados workshops de 50 minutos com alunos do sétimo ano para a criação de uma bolsa de "formadores" com conhecimentos sólidos para colaborar nas atividades a desenvolver pelo Clube de Ciência Viva.
Já foram realizados workshops com os alunos das turmas A e D.
Apesar das dificuldades iniciais relacionadas com a ligação entre estes pequenos computadores e os tablets, os alunos demonstraram capacidade de desenvolver programas e de os aplicar.
No seguimento do desafio lançado pela Galp às escolas para participação na competição de projetos escolares dirigidos para a sustentabilidade energética, a turma A do sétimo ano concluiu a pesquisa para o desenvolvimento do projeto que foi designado "Solar é que está a dar".
Estudou-se a viabilidade de instalar painéis solares para auto-geração em todas os equipamentos escolares do Agrupamento. Contámos com a colaboração do nosso parceiro AME Seixal para apoio nos aspetos técnicos.
Os alunos fizeram um trabalho excecional de pesquisa!
No âmbito de um programa de intercâmbio Erasmus, recebemos duas professoras croatas da Escola Primária II de Bjelovar, a Natasa e a Helena, que acompanharam as nossas atividades com as turmas do terceiro, quarto e sétimo ano, por job shadowing.
Foram trocadas ideias sobre o trabalho desenvolvido com os alunos e constatou-se que havia muito em comum!
Tiveram a oportunidade de conhecer o nosso processo de reciclagem Recicl@PET e verificar as etapas de transformação de uma garrafa até materiais de laboratório impressos em 3D.
Os nossos alunos adoraram a ideia de realizar uma "Harry Potter Night" e viram como as atividades de química por eles realizadas podiam ser usadas como "feitiços mágicos". Lumos!
A turma A do sétimo ano participou numa sessão de sensibilização designada Mural do Clima, dinamizada por uma facilitadora da associação Transitar, integrada na competição de projetos Galp FutureUP.
O Mural do Clima é uma dinâmica colaborativa e criativa, criada com o objetivo de sensibilizar sobre os diversos conceitos relacionados com as mudanças climáticas, baseado na inteligência coletiva.
Os alunos participaram ativamente e o ambiente de trabalho proporcionado na sessão foi bastante apreciado. Discutiram-se ideias que são o alicerce para o projeto que a turma vai desenvolver para a competição FutureUP.
O objetivo deste projeto é que os alunos realizem trabalhos práticos em interação com os seus pares, façam experiências, questionem, apresentem justificações e explicações, em que a física e a química sejam devidamente contextualizadas para que sejam temas relevantes para os alunos.
Desenvolvido essencialmente nos laboratórios das salas CN1/2, estas atividades têm proporcionado aos alunos o desenvolvimento das suas capacidades de trabalho laboratorial.
Numa formação promovida pelo NUCLIO, em articulação com o CFAE Seixal, a professora Isabel Borges apresentou o Science on Stage Portugal e como este projeto potencia o ensino na área STEM, recorrendo a cenários de aprendizagem motivadores e atividades.
Foi apresentada a metodologia de Inquiry-based science learning, que se dirige para a aplicação de metodologias usadas pelos cientistas para a aprendizagem na área das ciências.
Ficou o desafio lançado para a participação no evento de qualificação nacional para o Festival Science on Stage 2024, que irá decorrer na Finlândia, em agosto de 2024.
Foi dada a luz verde para a instalação do Clube Ciência Viva na Escola Pedro Eanes Lobato no espaço Multiusos da sede do Agrupamento. Temos cinco ilhas para trabalhos em equipa e uma extensão considerável de mesas para a instalação de estações de trabalho, desde a eletrónica à impressão 3D.
O horário a dinamizar será às terças-feiras no período da tarde, salvo se o espaço estiver a ser usado para outras atividades, como formações e reuniões.
Clique na foto "antes" para ver o "depois".