Leituras&Leituras

Ler para quê?

“Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa, é indispensável dominar a leitura. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, é encarada como uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem aprender, trabalhar e realizar-se no mundo contemporâneo.” (Programa PNL)

A iniciativa Leitras&Leituras foi pensada na expectativa de proporcionar aos nossos alunos a superação das suas dificuldades e incentivar o uso de recursos para ampliação da sua leitura do mundo. Pretende-se, portanto, criar uma interação entre os alunos, no que diz respeito à leitura, compreensão, escrita e comunicação, envolvendo diferentes géneros textuais, proporcionando a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiências de leitura e escrita, com o auxílio de recursos tecnológicos e de algumas aplicações.

Por meio do desenvolvimento de diversas atividades, pretende-se trabalhar valores relevantes para as práticas sociais dos alunos, enquanto cidadãos, e possibilitar que os mesmos interpretem, compreendam o que leem, permitindo a busca do conhecimento. Além de exercitar a capacidade de raciocínio e fazer com que eles possam sentir o quanto a leitura e a escrita são importantes para o seu desenvolvimento e contribuem para a sua formação.

OBJETIVOS:

A prática da leitura, na escola, tem como objetivo principal a aquisição de informação em todas as matérias lecionadas, para a transformar em conhecimento que deverá ser usado ao longo da vida.

  • Promover a leitura voluntária, continuada e completa de livros.

  • Melhorar o desempenho dos alunos em relação à leitura, interpretação e produção de diferentes géneros de textos.

  • Desenvolver o gosto pelo trabalho em equipa.

  • Adequar as obras escolhidas aos interesses e motivações dos alunos e ao seu desenvolvimento cognitivo, sem descurar a qualidade literária das mesmas.

  • Oferecer espaço e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras, utilizando diferentes recursos tecnológicos.

  • Desenvolver atividades lúdicas que estimulem e reforcem os hábitos de leitura e aprofundem a compreensão e a escrita.

  • Permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas como práticas sociais.

  • Conceber atividades com jovens e para jovens.

  • Promover a partilha de leituras e a participação em atividades relacionadas com a leitura através de aplicações, das redes sociais, entre outras.

METODOLOGIA

A atividade é desenvolvida mensalmente nas bibliotecas agrupamento ou em sala de aula (pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos), de acordo com as obras selecionadas de âmbito curricular ou leitura recreativa.

Após a leitura teatralizada de excertos, os alunos são desafiados à leitura/exploração da obra, realizando as tarefas e partilhando da sua imaginação/criatividade por todos.

As atividades geram grande impacto, dado que a realização das tarefas, em vários contextos, revelam aprendizagem, refletindo-se no aproveitamento escolar.


Da leitura à arte...

7.º e 8.º anos - 2020/21

A Biblioteca bate à porta...

Poesia visual - 2020/21

A Biblioteca bate à porta...

e brinca com a palavras. - 2020/21

Da Leitura à arte...

Pré-escolar - 2020/21

Concurso Nacional de Leitura

Ana Leonor Abreu vencedora na categoria de vídeo no Concurso Nacional de Leitura (2020/21)

Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura "A culpa é das estrelas", pela Mara Monteiro, para a BMRB - 2020/21

Reconto de Histórias

Por Tomás António do 6.ºA - 2020/21

A Biblioteca bate à porta...

no Pré-escolar - 2020/21

OUTUBRO, 2019

MIBE - Vamos Imaginar...

NOVEMBRO, 2019

Lendas e Tradições

A leitura da História da Maria Castanha teve com público alvo as crianças do pré-escolar e os alunos do 1-º ciclo. Visou a promoção da leitura, sublinhando as dimensões do prazer e da satisfação, e do conhecimento e compreensão de temáticas diversas. Os alunos Identificaram a estação do ano em que há castanhas - o outono; aprenderam como se assam castanhas e como se faz um cartucho para castanhas assadas. Refletiram sobre o valor da amizade e da bondade; a origem de alguns meninos - continentes diferentes

Leitura

Articulação com a educação pré-escolar e o 1º ano de escolaridade - 1.º Período - 2019/2020

No âmbitto das obras do PNL é selecionado uma obro/história para trabalho de articulação. Assim, pretende-se articular o pré-escolar com o 1º ano de escolaridade; promover a transdisciplinaridade das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e do currículo do 1º ciclo, a aquisição de hábitos de leitura e envolver as crianças em conversas sobre atividades de leitura e escrita.são alguns dos propósitos da atividade

No 1.º período letivo a obra selecionada foi A Ovelhinha Preta, de Elizabeth Shaw.

Audio A Ovelhinha Preta.pptx

DEZEMBO, 2019

Viver o Natal...

Ao longo da semana foram várias as atividades (decoração do espaço, leitura do conto Feliz Natal Lobo Mau, de Clara Cunha, distribuição pelos do 4.º e 5.º anos do livro Indra e Yohanna, de Ana Caridade, gravações de mensagens de Natal em Podcast, canções, Sketches…) que preencheram o espaço da Biblioteca Escolar. Foi selecionado um aluno de cada turma para a leitura do texto.

eb23as.mp4

EB2,3 Abel Salazar

EB1_JI_Casais.mp4

EB1/JI de Casais, Brito

pocas.mp4

EB1/JI de Poças, Airão Sta Maria

JANEIRO, 2020

Indra e Yohana, de Ana Caridade

No âmbito de projeto Com(P)artilha, que funde a educação, arte e intervenção social, visando um intercâmbio entre dois países irmãos - Portugal e Cabo Verde.

JANEIRO, 2020

Quatro Tesouros, de Valter Hugo Mãe

Atividade de Leitura promovida pela Senhora Vereadora da Educação, Dra Adelina Pinto

FEVEREIRO, 2020

Dia dos Afetos

Ao longo da semana turmas de 5.º, 6.º e 9.º ano

FEVEREIRO, 2020

Literacia Digital - Internet Mais Segura 2020

Atividade de articulação com TIC. Através de encontros informais e aliado aos dia dos afetos, durante a semana, pretendeu-se promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.

MARÇO, 2020

Semana da Leitura

E@D - Articulação com a disciplina de PortuguêsE@D - “Há palavras que nos beijam…”

Partindo da leitura dos poemas “Há palavras que nos beijam” de Alexandre O`Neil, “Que nenhuma estrela queime o teu perfil” de Sophia de Mello Breyner e outros os alunos foram desafiados a escrever algumas mensagens.

O Som das Palavras

Pretende-se, ainda, dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, evidenciando-se o Prazer de Ler.

A Semana da Leitura é, portanto, um momento que envolve não só as escolas, mas também encarregados de educação, autarquia, editoras, assim como escritores, ilustradores, animadores, contadores de histórias ou individualidades públicas, que desenvolvem atividades de leitura junto das populações.

Sessão de Abertura
Sessão de Abertura
Sessão de Abertura
Sessão de Abertura

MAIO, 2020

Dia da Mãe

E@D - Articulação com a disciplina de Português E@D - “Há palavras que nos beijam…”

Partindo da leitura dos poemas “Há palavras que nos beijam” de Alexandre O`Neil, “Que nenhuma estrela queime o teu perfil” de Sophia de Mello Breyner e outros os alunos foram desafiados a escrever algumas mensagens.

Há palavras que nos beijam.wmv

OUTUBRO, 2020

MIBE - Descobrir Caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar

No âmbito das atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar, durante o mês de outubro, subordinado ao tema “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar”, decorreram, nas Bibliotecas Escolares atividades de apoio ao currículo, sessões de leitura/escrita, sessões de motivação, a fim de se perceber que, além do mundo exterior de que devemos cuidar, somos também responsáveis pelo nosso mundo interior.

Assim, partindo da leitura de obras os alunos foram desafiados a aprender a gerir emoções, iniciando uma aventura: Cuidar de Ti e dos Outros....

Educar com valores e motivar para a leitura foram, também, objetivos das atividades.