“Ajude-nos a ajudar”
Tentado cumprir um dos objetivos delineados no projeto do CCV da EBSO “Abelhas e Companhia”, procedeu-se à venda de mel, de um produtor local, cujo o lucro reverterá a favor de uma instituição do concelho.
O Agrupamento de Escolas de Ourém candidatou-se à criação de um Clube Ciência Viva na Escola, com o projeto “Abelhas & Companhia” baseado numa das problemáticas da nossa região, o decréscimo acentuado de abelhas. As diversas atividades, assentes na abordagem STEAM, têm como pretensão estimular o gosto pela ciência, reforçando a componente experimental, promover o gosto pela aprendizagem e contribuir para a literacia científica e tecnológica da comunidade educativa, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem. Além de envolver os alunos do 5.º ao 12.º ano, o CCVnE pretende também incrementar a abertura da Escola à comunidade local.
O clube de Ciência Viva da EBSO integra o Clube de Robótica (4.ª feira das 14h30 às 16h00) e diversas atividades delineadas para os diferentes níveis de ensino, dinamizadas em contexto de sala de aula.
Para contactares o clube podes usar o email ccve@aeourem.pt
Notícias de atividades
Clube de robótica
Os alunos do clube de robótica, da Escola Básica e Secundária de Ourém, montaram e programaram robôs e construíram aplicações para telemóveis ligadas à robótica, alguns deles participaram numa competição de robótica em Abrantes e por fim efetuaram uma demonstração de robótica na escola com colaboração dos alunos do curso PEA24.
No dia 29 de abril de 2025, os alunos do 10.º ano do curso profissional Auxiliar de Saúde, participaram num workshop dedicado à Cosmética Natural, com especial foco na utilização de produtos da colmeia, como o mel e a cera de abelha. A atividade foi dinamizada no âmbito das atividades do Clube de Ciência Viva na Escola em parceria com a BioVó, uma unidade produtiva artesanal.
Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os benefícios dos ingredientes naturais na produção de cosméticos, bem como o papel das abelhas na sustentabilidade e na saúde da pele. Orientados por Verónica Paiva, uma formadora especializada, os participantes puseram mãos à obra e produziram dois produtos naturais: um sabonete artesanal e um bálsamo labial, ambos com mel e cera de abelha como ingredientes principais.
A experiência foi considerada muito interessante por todos os envolvidos, promovendo não só o espírito criativo e prático dos alunos, mas também a consciência sobre a importância de escolhas mais sustentáveis e naturais no dia a dia.
A Matemática na vida das Abelhas: Clube Ciência Viva na Escola e a App Milage Aprender+
O dia-a-dia das abelhas constitui uma fonte quase inesgotável de exemplos de aplicação da Matemática na vida real, que podem ser explorados no âmbito das Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina, tanto ao nível do ensino básico quanto do secundário. (continuar a ler a notícia)
No âmbito das atividades do clube ciência viva, um grupo de alunos do 10.ºA elaborou um vídeo de sensibilização para a importância da preservação dos insetos polinizadores.
Construção de hotéis para insetos
Os alunos do 10.º A, com a valiosa colaboração do Sr. Pedro Machacaz, artesão de trabalhos em madeira, e de alguns encarregados de educação, desenvolveram um projeto de construção de hotéis para insetos, que culminou com a sua colocação nas grades do jardim da escola no dia 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Abelha.
A construção dos hotéis teve como objetivo principal proporcionar um habitat adequado para diversas espécies polinizadoras, promovendo assim a biodiversidade local e contribuindo para a polinização das plantas, nomeadamente das que fazem parte do jardim da escola.
A atividade foi organizada em várias etapas: pesquisa de informação sobre hotéis para insetos; recolha de materiais naturais e reciclados, como madeira, canas de bambu e pinhas; construção dos hotéis; colocação dos hotéis no espaço escolar.
Os alunos do 10.º A participaram ativamente na recolha dos materiais necessários, além de colaborarem na montagem dos hotéis.
Esta atividade educativa teve carácter multidisciplinar, uma vez que foram mobilizados conhecimentos de matemática, de física e de biologia, e traduziu-se na sensibilização dos alunos para a importância dos insetos na manutenção dos ecossistemas.
Este projeto, além de enriquecer o conhecimento dos alunos em termos de ecologia e conservação ambiental, também promoveu a cooperação e o trabalho em equipa.
A colocação dos hotéis no Dia Mundial da Abelha simboliza o compromisso contínuo da escola com a promoção da biodiversidade e da educação ambiental, indo ao encontro dos objetivos do clube ciência viva da escola.
Todos os intervenientes neste projeto estão de parabéns, nomeadamente alunos, professores e outros colaboradores.
CCV nas Jornadas Culturais
No dia 11 de abril decorreram as IX Jornadas Culturais do Agrupamento, cuja sessão de abertura foi iniciada com A dança dos polinizadores, resultado da parceria entre o Clube Ciência Viva na escola e a Academia de Dança Arabesque. As alunas envolvidas pertencem a ambas as escolas e foram as mentoras da coreografia alusiva à vida das abelhas.
Aproveitou-se também o momento das Jornadas para expor alguns trabalhos sobre os polinizadores, realizados pelos alunos das turmas do 6º ano, na disciplina de Educação Visual.
Na bancada do CCV foram ainda realizadas atividades de observação de polinizadores e de flores, através de lupas binoculares, assim como a venda de diversos produtos da colmeia e outros produtos que tinham, como um dos ingredientes, o mel.
Nas jornadas do AEO haverá, na sesão de abertura, um momento artístico - "A dança dos polinizadores", interpretado por alunos da Arabesque, como resultad da parceria entre o Clube Ciência Viva e a Academia de dança.
Mais uma vez, colaborando com o CCV, a docente Graça Martins envolveu os alunos da turma G, do 11º ano (Artes) no tema “Abelhas e Companhia”, com a criação de exemplares dos polinizadores. Os alunos deram asas à imaginação e presentearam-nos com desenhos fantásticos, ao nível da ilustração científica.
A Arte dos “Ninhos”
Os alunos da turma 12ºG da área de Artes envolveram-se na construção de modelos tridimensionais de ninhos de vespas e de colmeias. Trata-se de um trabalho iniciado no ano letivo anterior, orientado pela docente Graças Martins, no âmbito do tema do CCV “Abelhas & Companhia”.
Numa primeira fase, os alunos fizeram modelos de insetos (abelha, vespa comum e vespa asiática) com papel maché. Posteriormente, foram construídos os respetivos e ninhos.
Estes exemplares serão expostos à comunidade através de uma exposição temporária.
Dia do bolinho - Confeção de broas de mel
No dia 25 de outubro, o Clube de Ciência Viva dinamizou a atividade “O mel na culinária”, através da confeção de broas de mel, com a participação de alguns alunos do 2.º e 3.º ciclos, os quais se voluntariaram para uma experiência culinária.
A aventura começou na cantina da escola a partir de duas receitas de broas selecionadas pelo CCV, que os alunos, com a ajuda dos professores, seguiram passo a passo, através da mistura de vários ingredientes, incluindo o delicioso mel do Alqueidão da Serra.
Os aromas dos muitos ingredientes presentes pairavam no ar e ainda mais quando as broas começaram a sair do forno, quentinhas e apetitosas.
Os bolinhos foram colocados em sacos e vendidos à comunidade escolar, que acolheu muito bem esta iniciativa do nosso clube!