Desafio CCV-EBSO
Os alunos da turma de Artes do 12.º ano, com a orientação da professora Graça Martins, envolveram-se num desafio colocado pelo CCV-EBSO. Puseram "mãos à obra" e construíram belos exemplares de polinizadores, utilizando a técnica do papel maché. Desfrutem desses exemplares no vídeo apresentado!!
Visita de estudo ao PNSAC e Clube Ciência Viva
No passado dia 21 de abril, o Clube Ciência Viva na escola colaborou na visita de estudo dos alunos do 11.º A , B e C ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), no âmbito do programa de biologia e geologia e em articulação com a disciplina de física e química A.
Apesar das más condições climatéricas, os alunos exploraram alguma da riqueza geológica e paleontológica deste parque e tiveram a oportunidade de observar, fotografar e registar a biodiversidade local (plantas e animais) utilizando a aplicação móvel iNaturalist..
Atividades humanas e as alterações nos ciclos de vida
Na sequência de conteúdos programáticos da disciplina de biologia e geologia e em articulação com as atividades do CCV, foi proposta aos alunos das turmas B e C do 11º ano a realização de trabalhos no âmbito das Atividades humanas e as alterações nos ciclos de vida, dando particular importância ao papel dos polinizadores.
Numa das turmas, 11º B, as atividades foram desenvolvidas em articulação com a disciplina de física e química A, onde os alunos abordaram a interferência de alguns compostos químicos no ciclo de vida dos polinizadores.
Numa fase final os alunos apresentaram à turma os trabalhos desenvolvidos, dos quais se destacam alguns momentos, nomeadamente um vídeo que visa sensibilizar para a importância dos polinizadores.
II Semana da Educação - "A voz dos Jovens"
No âmbito da II Semana de Educação de Ourém, decorreu no dia 27 de abril o encontro "A voz dos Jovens", no Centro Escolar da Caridade. O clube ciência viva na escola participou com o projeto da "Abelha robótica", desenvolvido pelos alunos do clube de robótica.
O clube ciência viva na escola nas jornadas culturais
As VIII Jornadas Culturais contaram com a participação do clube ciência viva na escola, cujo stand foi dedicado à observação de polinizadores e flores, através da lupa binocular, e à venda de mel.
A comunidade escolar mostrou curiosidade em descobrir um pouco mais sobre as características dos polinizadores e a atração específica por determinadas flores, além da sua crucial importância para o bom funcionamento dos ecossistemas.
O clube de robótica deu o seu contributo através da "Abelha robótica" que saudava os participantes com um abanar de cabeça e um piscar de luzes, resultado da programação em Arduino.
Plantando alecrim…
No dia 28 de março, durante a aula de ciências naturais, os alunos do 8.ºB, deslocaram-se à mata municipal (juntamente com a docente) para procurarem terra e assim encherem os seus vasos. Já no recinto escolar, cada aluno recebeu uma porção de alecrim (com raiz) e plantou no seu pequeno vaso. Os vasos foram colocados junto aos vasos já existentes, de alfazema, e vamos esperar que tenham sucesso para depois serem transplantados e colocados no recinto escolar e depois … esperar que os polinizadores os visitem muitas vezes!!
Visita do Jardim de Infância do Centro Escolar do Olival
No dia 15 de março os alunos do Jardim de Infância do Centro Escolar do Olival visitaram a escola sede para participar em atividades dinamizadas pelo Clube de Ciência Viva da EBSO.
Observaram flores e abelhas à lupa binocular, realizaram jogos sobre o ciclo de vida dos insetos e manusearam/exploraram robots. A sua curiosidade e dinamismo permitiu-lhes apreciar e participar nas atividades com grande entusiasmo.
CCV na Escola Básica do Bairro
No âmbito do Campeonato de Ciência e de Escrita Criativa, o clube ciência viva dinamizou, no dia 28 de fevereiro, com os alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica do Bairro, atividades de exploração sobre as flores, as abelhas e outros polinizadores, com o objetivo de apoiar os alunos na construção de uma história baseada nesta temática.
As atividades de exploração consistiram na observação à lupa dos estames e dos carpelos das flores, do pólen, de escaravelhos, abelhas e vespas asiáticas.
Os alunos corresponderam positivamente a estas atividades, esperando-se que tivessem servido como fonte inspiradora para a produção de interessantes histórias.
“Asas, zumbidos, flores e alimentos”
A Doutora Cristina Isabel Galhano e o aluno Alexandre Penicheiro, da Escola Superior Agrária de Coimbra, foram convidados pelo CCV para dinamizarem uma atividade com polinizadores. Assim, no dia 23 de fevereiro, os alunos do 5.º ano, das turmas A, B, C e D, foram levados a fazer uma “viagem” pelo mundo das flores e dos seus polinizadores. Nesta atividade houve oportunidade de os alunos conhecerem a constituição das flores, através da observação à lupa binocular de alguns exemplares, e observaram ainda abelhas, escaravelhos, louva-a-deus e pequenos roedores.
A curiosidade dos alunos foi grande e o entusiamo dos oradores suscitou ainda mais o seu interesse.
O CCV agradece aos intervenientes a dinamização desta interessante atividade, que gostaríamos que tivesse continuidade.
“A abelha do mel nos ecossistemas agrários”
O clube ciência viva na escola convidou a doutora Teresa Vasconcelos, da Escola Superior Agrária de Coimbra, para dinamizar uma sessão sobre polinizadores e sustentabilidade, para os alunos do curso de ciências e tecnologias do 11.º ano. A atividade decorreu no dia 15 de fevereiro, tendo os alunos aprendido um pouco mais sobre a constituição e funcionamento da sociedade das abelhas, bem como questões relacionadas com a sua hereditariedade. Nesta sessão, a doutora Teresa também salientou a importância dos agentes de polinização na manutenção das espécies e equilíbrio dos ecossistemas, assim como dos fatores bióticos e abióticos responsáveis pela mortalidade das abelhas. Os exemplos de atividades desenvolvidas pelos alunos integrados nos estágios de ciência viva da Escola Superior Agrária de Coimbra, em parceria com a Associação de Apicultores do Distrito de Leiria, suscitaram o interesse de todos os participantes.
Jardim para polinizadores
A equipa do CCV e do Eco - Escolas, em colaboração com alguns alunos da educação especial e da turma do 11º B, procederam à plantação de estacas de alfazema, para posteriormente serem transplantadas para os espaços da nossa escola e assim construir um jardim para polinizadores com espécies de plantas autóctones.