Memória descritiva - ações previstas
As atividades propostas para desenvolver no Clube de Ciência Viva da EBSO, no âmbito do tema aglutinador Abelhas & Companhia, foram escolhidas de acordo com uma das problemáticas sentidas na nossa região e que se prende com um grande decréscimo da população de abelhas.
Procurou-se abranger e interligar várias áreas temáticas para sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade local para a importância das abelhas e outros polinizadores na manutenção de ecossistemas equilibrados.
Trata-se de um projeto multidisciplinar, destinado a alunos do 5º ao 12º anos da Escola Básica e Secundária de Ourém, que foi concebido tendo em conta o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, as aprendizagens essenciais e em articulação com os documentos estruturantes do agrupamento, nomeadamente o Projeto Educativo (PE) e o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).
Muitas das atividades propostas pretendem ser desenvolvidas no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, uma vez que esta se assume como uma estratégia promotora do sucesso escolar. Assim, será possível envolver as diferentes disciplinas, permitindo a criação de domínios de autonomia curricular e a exploração de percursos pedagógico-didáticos, em que se privilegia o trabalho prático e ou experimental e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise.
Tendo como enfoque uma abordagem STEAM, é pretensão do projeto estimular o gosto pela ciência, reforçando a componente experimental, promover o gosto pela aprendizagem e contribuir para a literacia científica e tecnológica da comunidade educativa, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem.
Pretende-se igualmente incrementar a abertura da Escola à comunidade local e estabelecer parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros ciência viva e outras instituições culturais.
Saída de campo no PNSAC e Clube Ciência Viva - EBSO
No passado dia 20 de outubro, o Clube Ciência Viva da EBSO colaborou na saída de campo dos alunos do 10.º A e 10.º B realizada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), no âmbito de um projeto de articulação entre as disciplina de Biologia e Geologia, Física e Química, Português e Cidadania e Desenvolvimento. No percurso pedestre de 13,5 km [https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/alvados-fornea-116848928] realizado entre a Pousada de Juventude de Alvados e a Fórnea, os alunos exploraram a riqueza geológica e paleontológica (fósseis) desta área e tiveram a oportunidade de observar, fotografar e registar a biodiversidade local (plantas, fungos e animais) utilizando a aplicação móvel iNaturalist.