Projeto BeEmotional-Techie
A Aprendizagem Social e Emocional (SEL) suportada por tecnologia é um desafio inovador na área de Educação. As crianças que se tornam competentes nas SEL melhoram seu relacionamento com outras pessoas e o sucesso académico.
A eficiência do processo SEL em resultados emocionais aumenta quando ocorre com crianças pequenas no início das salas de aula da infância. As SEL também são uma forma eficaz de alcançar crianças e jovens mais vulneráveis (por exemplo, comportamento problemático). A tecnologia da educação é uma ferramenta que pode ampliar a aprendizagem quando usada de forma adequada por educadores e professores. Nesta ação, os parceiros que atuam nos níveis pré-escolar e escolar, visam articular a investigação, a prática e estratégias de aprendizagem inovadoras (aprendizagem baseada em brincadeiras, aprendizagem entre pares, aprendizagem colaborativa e parceria aprendizagem) com tecnologia educacional e recursos tecnológicos utilizados (internet, multimédia e jogos), a fim de:
- Criar uma plataforma para apoiar crianças e professores, e outros usuários, para implementar o programa social e emocional de aprendizagem, onde todos os resultados produzidos pelo projeto estarão disponíveis e um backoffice onde os dados de todos os usuários serão registrados;
- Criar uma ferramenta “Emotechie Serious Play” para desenvolver e promover a aprendizagem social e emocional em alunos dos 5 aos 14 anos.
Também será lançado um manual para crianças. Esta ferramenta será aplicada aos alunos com 5 anos; 9 anos; 11 anos e 14 anos, em todas as escolas do Agrupamento e nas escolas parceiras.
A ferramenta está a ser desenvolvida em parceria com o ISCTE-IUL e a Associação Jardim Escola João de Deus em Portugal e três parceiros internacionais, em Espanha, (Colégio San Jorge), na Grécia ( Dimotiko Sholeio Agrikipiou) e na Hungria (Budapest III Dr. Szent - Gyorgyi Albert általános Iskola).Este projeto visa também abrir caminho para o desenvolvimento de tecnologias a serem disponibilizadas a serviço de educação na área das emoções em várias faixas etárias, de forma a melhorar o desempenho e a cidadania de jovens nessas faixas etárias. Por outro lado, a continuidade deste projeto visa promover a criação de startups que possam ter interesse em comercializar essas tecnologias.
A ferramenta consiste em jogos de vários tipos, com objetivos diferentes e abordagens diferentes, mas com o objetivo comum de treinar e desenvolver as competências sociais e emocionais dos alunos das várias faixas etárias.