Blogues e Iniciativas

Iniciativas


Programa_Fora da Caixa "Or Else"

Objetivos Gerais do Programa

Contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, pessoais e sociais em diferentes franjas da população que compõem o território âmbito de intervenção, nomeadamente, crianças, jovens e idosos, promovendo a sua integração na comunidade atual e futura. A promoção de competências tecnológicas (programação, informática, ferramentas de gestão de projeto) e pessoais e sociais (resiliência, empreendedorismo, comunicação, criatividade, pensamento lógico e computacional, trabalho em equipa, entre outras) são ingredientes essenciais aos desafios com que todos nos deparamos no dia a dia e vão contribuir indubitavelmente para o reforço da autoconfiança e sentido de pertença dos destinatários deste projeto. Dotando a comunidade envolvida das competências acima descritas, desde as crianças, jovens até aos idosos destes bairros mais vulneráveis, estes sentem se coparticipantes na construção da mesma, contribuindo para um maior sentido de pertença e promovendo impactos positivos a médio-longo prazo no sucesso escolar e de inclusão.

Formar crianças em competências de programação e soft skills críticas para profissões da economia 4.0, promovendo o desenvolvimento da cidadania e preparação para o mundo académico e profissional. Capacitar os professores titulares das turmas e mobilizadores sociais em ferramentas e métodos de ensino atuais e práticos, promovendo a continuidade do projeto na comunidade e nas instituições participantes. Possibilitar que os idosos adquiram conhecimentos e tenham uma voz mais ativa na sociedade.

Parceiros

  • Centro Social da Musgueira

  • Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar

  • Associação Ed-Ruptiva


Descrição da Ação

Dinamização de aulas semanais (de 1,5h) de linguagem programação para crianças com o objetivo de ensinar as noções base ao nível da programação, bem como promover competências e qualidades críticas para o século XXI. Os destinatários desta atividade são crianças do 1.º ciclo das escolas do Alto do Lumiar. A atividade será implementada de acordo com uma metodologia de ensino estruturada em três etapas: Etapa de Descoberta - Desenvolvimento de conhecimentos técnicos numa dada linguagem de programação adequada para a faixa etária; Etapa de Missão - Identificação de um tema, a definir em sala de aula, que seja relevante para os alunos, relacionado ou não com matéria dada noutra disciplina, sobre um problema real do bairro ou sobre os ODS, para o qual os alunos terão de estruturar um projeto tecnológico que sensibilize para a temática ou resolva o problema. Trata-se de uma fase de brainstorming, recolha de informação e de ideação; Etapa de Criação - Desenvolvimento do projeto tecnológico utilizando técnicas de empreendedorismo e trabalho em equipa sobre o tema definido ou que forneça uma solução para o problema identificado. As aulas serão dadas por formadores de programação, com a participação dos professores titulares das respetivas turmas, consubstanciando-se numa ação de formação on-the-job em que ficam dotados do conhecimento para se sentirem aptos para lecionarem os conteúdos apreendidos.


Recursos Humanos

  • 2 Formadores de programação por turma

  • professores titulares das turmas das escolas e elementos da comunidade do território

  • técnico para suporte e manutenção do equipamento

  • gestor de projeto


Público Alvo

  • 2 turmas de 2º ano da EB1 Padre Rocha e Melo

  • 2 turmas de 2º ano da EB1 Galinheiras

  • 20 idosos do Centro de Dia - CSMusgueira