Erasmus de Roterdão (1466-1536) foi um humanista, teólogo e filósofo de origem holandesa, além de um dos maiores pensadores da era renascentista. Abriu caminho e fez progresso. Trabalhou pela liberdade dos indivíduos. Os seus ditados ainda são válidos e tiveram uma larga difusão no seu tempo. Defendeu a educação baseada no pensamento livre. O ensino devia ser dado com amor e paciência, o crescimento humano feito por meio da troca de ideias. Expandiu o conhecimento e o desenvolvimento do ser humano.
Erasmus de Roterdão serve de ícone ao Programa Erasmus que promove a aprendizagem e compreensão entre os povos. É um tempo para aprender e socializar, é um programa que combina todos os atuais planos da UE para educação, formação, juventude e desporto, e que iniciou em janeiro de 2014 ... (>)
A existência deste tipo de investimento profissional é uma mais-valia e prática a preservar, motivo, inclusivamente, de motivação para um professor. Tive a felicidade, primeiro, de estar numa escola que aderiu ao programa Erasmus+, através do projeto "A 2nd step forward", a Escola Básica 2/3 Júlio Dinis, em Gondomar; segundo, de me candidatar à mobilidade Job Shadowing, no Liceo Statale Alfano I, em Salerno, Itália, uma escola aberta a todos (“La scuola aperta a tutti”), e de ser aceite.
Itália: precisamente o país onde Erasmus de Roterdão viveu três anos; um país ao qual associo mentes brilhantes e que apetece conhecer, para nos imbuirmos desse espírito de partilha.
Assim, no presente ano letivo, 2022/2023, entre 26 de fevereiro e 9 de março, parti com quatro colegas, Paulo Pinto, Felismina Nunes, Madalena Nogueira e Marta Santos, que passei a conhecer muito melhor quer pessoal quer profissionalmente. Tenho orgulho de dizer que formámos uma ótima equipa de trabalho, cujo chip de raciocínio teve de se adaptar a várias línguas, entre as quais o italiano, o inglês e o próprio português.
Fomos cheios de entusiasmo e com algumas expectativas, nomeadamente, observar como os professores italianos motivavam os seus alunos, resolviam questões comportamentais ou questões relativas aos alunos com NEE.
Levámos de nós e recebemos deles, dentro do tempo e das oportunidades que foram criadas, bastantes, por sinal. Procurámos seguir o lema de aproveitar ao máximo, mesmo em termos de roteiro cultural, pelas terras próximas de Salerno (Amalfi, Vietri, Paestum, Castelo Arechi, Nápoles, Pompeia, Baronissi e a sua Casa da Poesia, Cava di Tirreni, e Pontecagnano) e pela sua gastronomia. Tudo fez parte.
Os italianos são um povo muito simpático e hospitaleiro, pelo que nos fizeram sentir em casa. A equipa docente e discente abriu-nos as portas afavelmente. Logo no primeiro dia, fomos recebidos pela nossa tutora, a professora Pandozzi, e pela Diretora Barone, à qual ofertamos, orgulhosamente, em nome do presidente António Braz, uma lembrança típica da Junta de Freguesia de S. Cosme, Valbom e Jovim: a representação do coração de filigrana da nossa cidade.
Ao longo dos dias que vivenciámos, cumprimos com um horário- base, durante o qual estivemos divididos em grupos variáveis, e pudemos assistir a aulas, de alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, desde aulas de Inglês, História, “Subtitle Class” (consistindo na produção de vídeos em que se alia poesia contemporânea à dança e música, também oferta desta escola), Matemática, Química, Filosofia e Italiano. Percorremos a parte central do Liceo e a sua sucursal, dado que foi necessária uma extensão para os mais de 1300 alunos que abrange, nomeadamente alunos de outras nacionalidades.
Um dos espaços que fizemos questão de explorar foi a sua biblioteca, que neste caso ficou aquém das nossas expectativas. É um espaço que também funciona como auditório, ao fundo do qual constam poucos livros, revistas e filmes, sem a presença fixa de um docente, ou seja, pouco dinamizada/habitada. Contudo, ficámos contentes por aí encontrar “O ano da morte de Ricardo Reis”, de Saramago. Assim como nos honrou, encontrar livros com poesia de Eugénio de Andrade e Fernando Pessoa na “Casa da Poesia”, que nos foi dada a conhecer e onde passámos momentos poéticos.
O que mais nos fascinou, no conjunto, foi o poder de argumentação dos alunos, a componente artística existente, o leque de línguas que podem aprender, a preocupação com temas atuais, a importância dada aos poetas vivos, o recurso a uma professora de inglês de origem, e a presença de professores da Educação Especial, sempre que necessário.
Surpreendeu-nos o facto de os alunos terem 13 anos de ensino, sendo que o último ano corresponde a uma espécie de estágio na vertente que pretendem seguir; e não terem intervalos, podendo comer e beber na sala, embora só tenham aulas até às 14h, incluindo o sábado. A parte da tarde é reservada para quem pretende aprender um instrumento ou dança.
Constatámos que partilhamos preocupações, não temos receitas, mas vontade de aprender e progredir uns com os outros; que nos movemos por amor à educação dos nossos alunos, que, convém dizer, não deixaram de ter as suas aulas, por causa da nossa mobilidade, uma vez que estas foram repostas ou permutadas.
Esta mobilidade aumentou-nos como pessoas e profissionais. Foi uma bela imersão bem como a oportunidade de levarmos um pouco da nossa cultura. Certamente que, agora, quando os professores/alunos italianos falarem dos portugueses, vão ter como referência, não apenas, o Cristiano Ronaldo, mas também alguns dos nossos poetas que divulgámos, um pouco do nosso ensino, da nossa história e da nossa língua.
De qualquer forma, há fortes probabilidades de um trabalho futuro conjunto, pois estamos e estaremos em contacto. Por agora, recomendamos e disseminamos, nomeadamente junto dos nossos colegas/alunos curiosos por novidades.
Aliás, já disseminei um pouco desta mobilidade na USG, na disciplina de “Encontros com a Literatura”, dando a conhecer “A Casa da Poesia” e um poeta que faz parte da sua história: Jack Hirschman.
Por último, e citando Airton Ortiz: “Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos”. Neste momento, digamos que aumentei de tamanho (não foi apenas a minha bagagem): sou uma pessoa com mais livros, viagens e gente dentro. Engrandeci. Nomes como Luigi Odici, um aluno de 18 anos, com ótimo domínio de Inglês, certificado, e aberto à cultura portuguesa (tanto que até enfiou o chapéu de Portugal) e Rosana Vertucci, professora de origem canadiana, mas feliz e integrada em Itália, aguçaram, por exemplo, a minha curiosidade para a leitura de Luigi Pirandello e Maram Al-Masri, respetivamente.
Bem hajam.
Questionário sobre "Erasmus +" - Vero o Falso?
Leituras ao Telefone é uma atividade realizada no âmbito da Semana da Leitura, para celebrar a festa dos livros e dos leitores. É uma iniciativa das Bibliotecas Escolares do concelho de Gondomar, em colaboração com os educadores, professores titulares do 1.º ciclo e professores de Português.
Neste dia 28, das 14:00h às 17:00h, haverá equipas de leitores para dar voz aos textos que chegarão ao ouvido de quem ligar. Escolha um número do cartaz e deixe-se surpreender!
A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovem a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em diversos contextos.
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento prepararam algumas atividades em articulação com os educadores e professores dos vários departamentos curriculares ... (>)
14 março
Na matemática, é uma proporção numérica resultado da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro “c” e diâmetro “d”, então aquele número é igual a “c/d”. É representado pela letra grega π (lê-se: pi) e é equivalente a 3,14...
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (14 de março), está a decorrer a atividade "Matemática para todos com a BE", numa articulação curricular - Matemática, DT-alunos e Biblioteca Escolar.
Em grupo, os alunos realizam um Matpaper, com atividades lúdicas e desplugadas (com conceitos e problemas do mundo da computação).
E, no decorrer da semana, haverá também o MATenigma: um enigma em linha, por dia, na barra lateral do espaço virtual: https://bibliodialogos.blogspot.com/
13 março
Numa iniciativa da revista VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, a 7 de março decorreram as eleições, na Biblioteca Escolar. Durante todo o dia, professores e alunos do 3.º Ciclo fizeram voluntariado para o serviço da mesa de voto.
De acordo com uma escala, os alunos do 2.º Ciclo, munidos de uma caneta e do cartão de estudante, exerceram o seu direito de voto. Decorrido o ato eleitoral, divulgamos os resultados obtidos nesta escola, no 2.º Ciclo:
http://bibliodialogos.blogspot.com/2023/03/resultados-das-eleicoes-miudos-votos.html
Concurso literário - A juventude: futuro da Europa
8 março
Dinamizado pelo Clube Europeu da Escola Básica Júlio Dinis e enquadra-se no tema proposto pela Rede de Clubes Europeus «Juventude - O Futuro da Europa».
Tem como principal objetivo contribuir para que os jovens observem o meio que os rodeia, tendo em vista uma cidadania interveniente, tendo como meta uma sociedade sustentável.
Os textos a concurso devem subordinar-se ao tema: Juventude: futuro da Europa e devem ser enviados até 22 de abril de 2023, através deste formulário: https://forms.gle/Ja2RdWm4YkhE8uhy7
Consulte aqui o Regulamento
Concurso de fotografia - "Green Foto"
8 março
Dinamizado pelo Clube Europeu da Escola Básica Júlio Dinis e enquadra-se no tema proposto pela Rede de Clubes Europeus «Juventude - O Futuro da Europa».
Tem como principal objetivo contribuir para que os jovens observem o meio ambiente que os rodeia, se consciencializem da necessidade da sua defesa e conservação.
As fotografias a concurso devem retratar aspetos do património natural do concelho de Gondomar.
Os trabalhos devem ser enviados até 22 de abril de 2023, através deste formulário: https://forms.gle/EpW3ZAcNRvF8gwaC9
Consulte aqui o Regulamento
Este texto foi escrito na sexta-feira, dia 3 de março de 2023, e resume as impressões da primeira semana de trabalho dos professores Felismina Nunes, Madalena Nogueira, Maria José Castro, Marta Santos e Paulo Pinto, que se deslocaram a Itália para uma atividade de Job Shadowing no âmbito do projeto «A second step forward» do programa Erasmus+.
Chegámos a Salerno, Itália, na tarde de domingo, 26 de fevereiro de 2023. É uma antiga cidade plantada à beira do Mediterrâneo, a cerca de 50 km ao sul de Nápoles. Ficámos alojados numa unidade de B&B (dormida e pequeno-almoço) numa rua estreita do centro histórico... (>)
1 março
A prova concelhia do Concurso Nacional de Leitura decorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro.
A prova escrita realizou-se online nas bibliotecas escolares de cada agrupamento.
Este ano, o concelho presta homenagem ao escritor Mia Couto, tenso sido selecionadas as seguintes obras deste autor:
1.º ciclo: "O rio infinito"
2.º ciclo: "O menino no sapatinho"
3.º ciclo: "Mar me quer"
Ensino Secundário: "Pensageiro frequente"
A prova oral - evento aberto à comunidade - realizou-se presencialmente no Auditório Municipal. É composta por duas modalidades: uma de leitura expressiva, de um excerto da obra selecionada para cada escalão, e outra de argumentação, sobre temas propostos pelo júri.
Dear Mr Volodymyr Kozlov, Ukraine Ambassador,
We are a large group of Portuguese students from Escola Básica Júlio Dinis, Gondomar, near Porto. We are 10 to 15 years old and we are all students of English. We would like to send you and your People positive energy, and also to express our solidarity with the bad moment you are all going through.
We wish this war ends as soon as possible and your country recovers its full integrity.
We would like you to send our messages, which you may find attached, to young Ukrainian people in your country!
Cлава Україні!!! Glory to the Ukraine!!!
17 fevereiro
O Agrupamento de Escolas de Júlio Dinis pôs em prática mais uma mobilidade do Projeto Erasmus+ “Um passo em frente”.
Três professores viajaram até Helsínquia, Finlândia, onde concluíram com sucesso o Curso Estruturado “Teacher as coach, class as team".
"O privilégio de realizar este curso permitiu-nos adquirir competências, conhecimentos, mobilizar estratégias e conhecer o impacto que o meio, a abordagem e o papel do professor, como mentor, podem mudar a dinâmica de aprendizagem atual através do trabalho colaborativo. Todas as estratégias e abordagens de ensino são válidas e produtivas, desde que devidamente adequadas à finalidade que se pretende alcançar!
Descobrimos, em sala de aula assim como no nosso meio de trabalho, a importância do diálogo vertical e transversal, a escuta ativa, a participação proativa e o poder do silêncio!
A tolerância, a empatia, a calma , o respeito e a resiliência são posturas fundamentais no meio educativo, entre alunos-professores-família!
Estivemos na “cidade do silêncio” que tanto diz sobre a cultura nórdica, sem deixarem os nórdicos de “invejar” a exuberância dos latinos!
A lição que trazemos no mais fundo de nós “Teachers are the real influencers” é a prova que ainda temos muito para aprender, para ensinar e que só saindo de nós próprios conseguimos olharmo-nos de uma diferente e ousada perspectiva!
O Erasmus + deu-nos esta oportunidade de sentirmos reconhecido o valioso papel e enorme responsabilidade na educação, formação e orientação das gerações futuras!
Mais que uma profissão é uma missão da qual não nos podemos demitir!"
“Nós”
16 fevereiro
Estes são os livros mais nomeados em cada ciclo de ensino - serão eles os candidatos às eleições "Miúdos a Votos!":
Espaço virtual da campanha:
https://padlet.com/be_ebgond/mi-dos-a-votos-tzews3jqppcltx02
Mais informações: Rede de Bibliotecas Escolares; Visão Júnior
No dia 4 fevereiro, decorreu a 6ª Gala de Educação para a Saúde, numa sala de lotação esgotada, onde se deu voz a cuidados mais justos.
Durante a cerimónia, foi homenageado o Dr. Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional Norte, com o "Prémio Carreira". Foram também entregues prémios, na área da cooperação, dos jogos pedagógicos, do desporto, da solidariedade, onde a nossa Presidente da Associação de Pais, Ana Melo, foi homenageada na modalidade do associativismo, por todo o trabalho e contributo realizado pela Associação de Pais da Escola Básica Júlio Dinis de Gondomar, nos últimos anos.
A nossa escola, esteve representada, pelos elementos da Direção e mais uma vez com a mostra da exposição de uma seleção dos trabalhos desenvolvidos, no âmbito do projeto "Arte ao Peito - Pintamos o Rosa Contigo", de forma a sensibilizar a comunidade escolar a colaborar no Movimento Outubro Rosa (consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama). Este trabalho foi desenvolvido e dinamizado no âmbito da disciplina de Ed. Visual e realizado pelos alunos dos 2º ciclo (5º A, E, H, J, 6ºE e G) e do 3ºciclo (7º E, F, G, H, I, 8º E, F, G, H, I, 9º A, B, C, D, E, F e G) .
O valor angariado pela campanha "Arte ao Peito", na venda de Calendários 2023 e respetivos Sacos de Pano Tote bag, foi entregue nesta Gala à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A responsável da Liga Portuguesa contra o Cancro, em relação à mostra nesta exposição, enalteceu o trabalho fantástico realizado pelos alunos e orientados pelas professoras, Elisabete Silva, Helena Cardoso, Isabel Júlio e Lurdes Pereira.
Há cores que nos vestem a alma e vão além do nosso trabalho - "Hoje por eles e amanhã por nós, vamos apoiar esta causa."
30 janeiro
O Grupo de Português - 3.ª Ciclo, em colaboração com a APAEJD, anuncia o lançamento da 1.ª edição do Concurso de Poesia, dirigido a todos os elementos da comunidade escolar do Agrupamento – alunos, pais e encarregados de educação e demais colaboradores.
O presente concurso tem como tema – Tolerância - e visa valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita bem como promover a criatividade e a produção de originais de poesia.
Os interessados deverão submeter os seus trabalhos até 3 de abril de 2023, através deste formulário: https://forms.gle/AvRTRi5Z1vdMTaUV8
Consulte aqui o Regulamento
O livro de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, "Os Ovos Misteriosos” foi recriado na forma de livro sensorial, adaptado em formato A3, utilizando materiais recicláveis e os SPC - Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Esta obra literária estará disponível no fundo documental da Biblioteca Escolar, na prateleira "Leitura Especial".
Sob orientação /realização e produção da professora Júlia Martins e com a participação dos alunos da sala CAA (valência de Unidade Especial), este livro foi reconstruído utilizando diversos materiais reciclados com aplicações de texturas diversas, de modo a que possa ser visualizado num formato alargado nas suas dimensões, mas também que possa ser sentido através do tacto com materiais suaves/rugosos, brilhantes/opacos, com cores quentes/frias tendo em conta o conteúdo do texto de cada página. Constituído por 21 páginas ilustradas, este livro foi apresentado à turma A do 5º ano, na Biblioteca Escolar, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. É expectável que esta obra, agora recriada, faça a sua normal itinerância para outros estabelecimentos do Agrupamento através das professoras bibliotecárias.
5 janeiro
O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a competência leitora e os hábitos de leitura.
A 1.ª fase tem como objetivo apurar os dois alunos, com os melhores resultados por ciclo de ensino que irão representar o Agrupamento, na Fase Municipal... (>)