18 dezembro
Exposição de postais de Natal elaborados pelos alunos de Francês de 7º e 8º anos.
Les élèves de 7ème et 8ème ont réalisé des cartes postales de Noël pour souhaiter de Joyeuses Fêtes à toute la communauté éducative.
16 dezembro
Professores da equipa Erasmus+ do nosso Agrupamento conceberam um projeto de e-twinning (parceria à distância entre escolas da UE), em conjunto com docentes de escolas francesas, alemãs e eslovenas, para a criação de cinco histórias contadas e ilustradas por alunos de diversos países. Cada uma dessas histórias é iniciada por uma escola diferente e segue depois viagem, ganhando forma ao ser continuada pelas escolas parceiras e retornando no final ao seu ponto de origem.
Graças ao trabalho dos alunos do 8.º D e das suas professoras de Português, Alexandra Saraiva, e de Ed. Visual, Júlia Martins, o primeiro capítulo de uma promissora narrativa seguiu já viagem para a região alemã da Baviera, onde a professora Regina Zimmermann e os seus alunos a continuarão. Todo o texto é escrito em Inglês e no idioma dos seus autores, que no caso da EBJD é obviamente o Português. De realçar que a versão portuguesa do texto foi manuscrita diretamente nas folhas com a belíssima caligrafia da aluna Eduarda Albuquerque.
A capa do «livro», em formato A3, retrata as principais personagens e revela com mão de artista a origem portuguesa – e nortenha – da história através do perfil inconfundível da ponte D. Luís. O carácter internacional está patente não apenas no texto bilíngue e nas personagens que os alunos criaram, mas também na ilustração das páginas com bandeiras dos quatro países intervenientes.
Cumprido este primeiro passo, cabe-nos agora esperar pelas histórias que nos chegarão às mãos vindas de outras paragens. A primeira já vem a caminho desde a longínqua ilha da Reunião, uma região autónoma francesa em pleno Oceano Índico. Outros docentes e outras turmas irão também tomar parte neste projeto, estando previstas para os próximos tempos mais iniciativas de e-twinning e não só. Estejam atentos…
19 novembro
Entre 28 de Outubro e 5 de novembro, um grupo de cinco professores da nossa escola (Júlia Martins, Ana Paula Pombinho, Isabel Oliveira, José Paulo Castro e Isabel Matos) estiveram em Molde, na Noruega, para uma atividade de job shadowing, onde puderam participar no quotidiano de uma escola e partilhar conhecimentos e experiências, além de, como seria de esperar, aprenderem imenso sobre esse país nórdico e a sua cultura.
Esta deslocação inseriu-se no projeto Erasmus+ «A step forward», que vem sendo desenvolvido pela EBJD.
Eis uma síntese do relato, na primeira pessoa, feito pelos próprios participantes:
A viagem foi longa, com paragens em Madrid e em Oslo. Apesar de apenas termos algumas horas, como não acelerar o passo para absorver alguns pontos culturais da cidade capital da Noruega?
Finalmente em Molde, logo travamos conversa com uma estudante que connosco esperava o autocarro que nos levou ao Kviltorp Camping, onde ficamos alojados num bungalow. Preparamo-nos para, no dia seguinte, conhecermos a escola de Bergmo, expectantes com a vivência de um sistema educativo provavelmente muito diferente do nosso, num país considerado dos mais prósperos da Europa.
O acolhimento foi ótimo, começando pelo responsável pelo projeto de Erasmus+ para professores, Kyrre Saethe, que nos apresentou ao Diretor e aos colegas. Proporcionaram-nos o acesso às aulas, aos espaços escolares, acolheram-nos como se fossemos professores da escola!
Depois de uma apresentação aos professores sobre o nosso sistema educativo, Agrupamento e Escola-Sede, o Vice-Diretor, Lars Flemmen, guiou-nos pelas instalações daquela escola para alunos dos 13 aos 16 anos, com pouco mais de 300 alunos, inaugurada em 1972: o auditório, a sala de música, os ginásios, o laboratório, as salas de aula, a cozinha na qual decorria uma aula de culinária para os alunos de 14 anos…
Em longas conversas na sala de professores, com os fiordes e o oceano Atlântico como cenário de fundo, os professores Kyrre e Lars e outros professores esclareceram-nos as dúvidas, nomeadamente sobre as diferenças do sistema educativo norueguês relativamente ao nosso.
A escolaridade obrigatória decorre entre os 6 e os 16 anos, embora quase todos prossigam para o Secundário e a Universidade. Há um programa nacional e um conjunto de disciplinas opcionais que cada escola seleciona; a educação está municipalizada, mas cada escola pode tomar as suas opções.
O currículo organiza-se em áreas temáticas, tendo-nos surpreendido positivamente a área da Arbeidslivsfag, que valoriza a “economia doméstica": preparação e confeção de refeições, passar a ferro, lavar roupa... enfim, desenvolver as competências para uma vida autónoma!
Com sol, chuva ou neve, são quase todos os que se deslocam em bicicleta elétrica.
Não só assistimos e participamos em várias aulas, como todos fizemos apresentações acerca das nossas áreas específicas de lecionação, atividades que desenvolvemos, alguns artistas portugueses e sobre Portugal.
Os professores Kyrre, Lars e Maria acompanharam-nos numa viagem pelos fiordes, proporcionaram-nos um jantar de bacalhau fresco na residência de Lars e conduziram-nos nos seus automóveis elétricos à deslumbrante estrada do Atlântico, onde observamos instrumentos de pesca e estruturas para secar o peixe e pudemos desfrutar da gastronomia local.
Em Molde, a “cidade das rosas”, na tarde do último dia, depois das aulas e de uma emocionante despedida dos alunos e dos professores, caminhamos pelas ruas do centro e não resistimos ao tão prometido mergulho nas águas geladas do oceano.
Todos concordamos que podemos reconhecer nos noruegueses a essência de ser aluno e de ser professor.
Esperamos poder partilhar e aplicar, dentro do possível, o que de melhor conhecemos e interiorizamos. E, já agora, um segredo: talvez reencontremos os nossos amigos em abril de 2023, aqui em Gondomar, na nossa Escola e com muito sol!´
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, comemora em 17 de novembro o Dia Mundial da Filosofia.
A data é marcada na terceira quinta-feira do penúltimo mês do ano, com atividades de caráter artístico para enfatizar o valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano para cada cultura e indivíduo.
Para as gerações mais novas, plataformas digitais sofisticam e aprimoram as formas de pensar, refletir e alcançar o conhecimento, segundo a filósofa brasileira Katiúscia Ribeiro ... (>)
16 novembro
Sétima edição desta iniciativa, organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela VISÃO Júnior, que visa promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa... (>)
16 novembro
Neste dia do seu centenário, vale a pena recordar a homenagem feita pelos professores de Português, professoras bibliotecárias e alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos deste Agrupamento, na Semana da Leitura.
Da leitura e da reflexão de três das suas obras, foram produzidos pelos alunos interessantes trabalhos (clique para ver):
“A Maior Flor do Mundo” - 1.º ciclo;
“O Silêncio da Água” – 2.º ciclo;
"O Conto da Ilha Desconhecida" – 3.º ciclo.
Houve ainda a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria, que nos leva numa “viagem” pela biografia literária de José Saramago.
No âmbito da disciplina de Inglês, e para celebrar o Halloween, solicitámos aos alunos que fizessem uma «vassoura assustadora». Face à enorme participação dos alunos, os docentes da disciplina agradecem a participação de todos os alunos dos diferentes ciclos do Agrupamento de Escolas de Júlio Dinis, Gondomar, que apresentaram a sua visão da «vassoura assustadora» (contámos com mais de 150 vassouras feitas com materiais reutilizados).
De referir que os trabalhos dos alunos estiveram expostos no espaço escolar durante a última semana de outubro e a primeira de novembro. Foi igualmente constituído, informalmente, um grupo de oito alunos que procedeu, no dia 4 de novembro, à seleção das três vassouras mais assustadoras.
Pode, também, consultar outros pormenores no sítio: https://inglesebjd.blogspot.com/
Obrigado a todos os participantes!!!
Trabalhos realizados ao longo do mês de outubro, inseridos na atividade "Outubro Rosa - Arte ao Peito" - em exposição no átrio da escola, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Um agradecimento especial aos alunos das turmas do 2º Ciclo - 5A, 5E, 5H, 5J, 6E e 6G e do 3º Ciclo - 7E, 7F, 7G, 7H, 7I, 8E, 8F, 8G, 8H, 8I, 9A, 9B, 9C, 9D, 9E, 9F e G, que abraçaram esta causa e se envolverem numa dinâmica de mudança social sobre uma doença que atinge sobretudo a mulher.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, escolheu-se a semana de 17 a 22 de outubro para concretizar e dinamizar um conjunto de atividades planificadas pelos professores de Ciências Naturais, de Português e professora Bibliotecária, e dirigidas aos alunos de 6º ano.
Relativamente à disciplina de Ciências Naturais, e depois da abordagem do tema nas aulas, os alunos foram desafiados a construírem "alimentos 3d", usando os materiais que entendessem. Posteriormente, esses trabalhos viriam a ser usados na montagem de uma Roda dos Alimentos e de uma Pirâmide da Dieta Mediterrânica e expostas durante uma semana no átrio da escola.
Os alunos puderam, ainda, participar numa palestra no auditório da escola, realizada pela Nutricionista Dra. Rute Milene que gentilmente acedeu ao convite que lhe foi dirigido. Esta palestra teve uma componente prática que consistiu no preenchimento individual da roda da saúde, na respetiva análise e posterior reflexão. Também teve uma parte mais teórica sobre hábitos de vida saudáveis e a sensibilização para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis.
No âmbito do uma articulação dos conteúdos curriculares de Ciências (Hábitos de vida saudáveis /promoção de uma alimentação equilibrada e segura), de Português (Texto publicitário /características / publicidade comercial e institucional) e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (literacia dos media), decorreram sessões para todas as turmas de 6.º ano, ao longo desta semana... (>)
Durante esta semana (de 24 a 28 de outubro), professores e alunos dos 2.º e 3.º ciclos foram desafiados, pela Equipa "Escola a Ler", a desfrutar de um "momento zen"... 10 minutos a ler, em diferentes disciplinas, todos os dias.
Venha a próxima!
A dança é uma das manifestações mais naturais, mais vulgares e espontâneas do ser humano. É fulcral para o desenvolvimento equilibrado da criança /indivíduo, deve por isso ser praticada por todos sem exceção.
É neste sentido que se propõe o projeto “Danças do Mundo”, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral da criança e do jovem.
Inscreve-te junto do teu professor de Ed. Física ou junto da professora responsável - Lídia Fontes - ou acedendo à página do Agrupamento ou ainda através deste formulário.
Quintas-feiras - 11:25 às 12:10 H
Sextas-feiras - 10:30 às 11:15 H e 11:25 às 12:10 H
No Ginásio da nossa escola.
Meditar para acalmar...
Good morning!
We, the English Teachers of Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar, have created a blog to inform students and the whole school community about English activities that are being organized throughout the year. Therefore, we hope you participate in all the activities we set up, which are the following:
English is fun - online quizzes about English language and culture, the EU, English speaking countries, writers, and so on;
Halloween - diy scary brooms and school exhibition;
Thanksgiving / Christmas - I am thankful for... - students' message wall to publish in the school;
St Valentine's Day - friendship or love messages;
Last School Day activities (14th June).
So, click on these links to open our blog and to participate in the first quiz (until 4th November).
English is fun - quiz 1: https://forms.gle/1wCzgtczvu5rWwee8
We wish you a good school year!
Work Hard! Play Harder!!!
On behalf of the English Teachers,
Jorge Pais
Bom dia!
Nós, os professores de Inglês do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar, criámos um blogue para informar os alunos, e toda a comunidade escolar, acerca das atividade de Inglês que estão a ser organizadas ao longo do ano. Portanto, esperamos que participes em todas as atividades previstas, que são as seguintes:
English is fun - passatempos digitais acerca da língua e cultura Inglesas, a UE, países de expressão inglesa, escritores, entre outros;
Halloween - fazer uma vassoura assustadora com materiais reutilizados e exposição dos trabalhos dos alunos;
Thanksgiving / Christmas - I am thankful for... - mural com as mensagens dos alunos a expor na escola;
St Valentine's Day - mensagens de amizade e de amor;
Atividades do Dia de Encerramento do Ano Letivo (14 Junho).
Clica nas hiperligações para abrir o nosso blogue e participar no primeiro passatempo English is Fun - até 4 de novembro.
Blogue : https://inglesebjd.blogspot.com/
English is fun - passatempo 1: https://forms.gle/1wCzgtczvu5rWwee8
Desejamos-te um bom ano letivo!
Trabalha muito! Brinca ainda Mais!!!
Em nome do Grupo de Inglês,
Jorge Pais
12 outubro
Para comemoração do Dia Mundial da Música, o grupo de Ed. Musical / Música organizou, nas salas M1 e M2, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de 2.º e 3.º Ciclos, durante a semana de 3 a 14 de outubro. Na sequência do tratamento do tema: “Fontes Sonoras Convencionais e Não Convencionais” surgiu, à semelhança do letivo transato, a proposta para que os alunos, num trabalho de parceria com os pais ou outros educadores, criassem réplicas de instrumentos musicais (de fontes sonoras convencionais e não convencionais).
Das várias atividades realizadas, destaca-se então a exposição de réplicas de instrumentos musicais e cartazes sobre os mais variados temas/assuntos relacionados com a Arte Musical. Alguns dos instrumentos expostos foram acompanhados por fotos e vídeos realizados pelos alunos e estão expostos num Padlet. Esta atividade foi desenvolvida com grande entusiasmo e empenho pelos alunos que apresentaram trabalhos bastante criativos, como se pode comprovar visitando a exposição.
Também realizaram, em contexto de sala de aula, trabalhos em PowerPoint sobre música e músicos preferidos bem como audições promovidas pelos alunos com algum tipo de experiência no domínio da música: apresentações instrumentais: flauta, guitarra, teclado e bateria; canto e dança.
4 outubro
Ao longo da última semana de setembro, o Agrupamento de Escolas Júlio Dinis acolheu três professores italianos, que estiveram entre nós no âmbito do projeto europeu Erasmus+.
Os docentes Valeria Riva, Daniele Rocchi e Gabriele de Matteis, que trabalham num agrupamento de escolas próximo da cidade de Bergamo, na região da Lombardia (norte de Itália), visitaram a escola-sede do Agrupamento e o Centro Escolar (EB n.º 1), tendo participado em aulas e atividades de diferentes ciclos e disciplinas e presenciado o trabalho pedagógico realizado neste agrupamento, sem esquecer os nossos serviços e salas de apoio especializado. Este tipo de atividade de intercâmbio de experiências e saberes, conhecido pelo nome de job shadowing, tem vindo a difundir-se por toda a União Europeia, contribuindo para o conhecimento de outras realidades educativas e para uma contínua aprendizagem com vista à melhoria da qualiade das escolas e da motivação de professores e alunos.
A presença destes professores transalpinos coincidiu com a comemoração do Dia Europeu das Línguas, o que permitiu a muitos alunos dialogar com eles, usando o Inglês como veículo de comunicação e aprendendo até algumas palavras e expressões em língua italiana, afinal de contas um idioma latino e por isso semelhante ao nosso. Também professores e funcionários do Agrupamento tiveram ocasião de comunicar com eles e trocar ideias sobre os mais diversos assuntos da vida escolar e não só.
A equipa do projeto Erasmus+ da EBJD, em sintonia com a Direção, elaborou um plano de trabalho intensivo para os docentes italianos, concretizado com a preciosa colaboração de professores de várias áreas, e que incluiu uma sessão de receção e informação na Biblioteca Escolar, uma visita guiada à escola-sede e ainda percursos a pé até alguns dos principais pontos de interesse da cidade de Gondomar. Foram muitas as questões colocadas pelos visitantes, que salientaram as semelhanças e diferenças que encontraram em relação à sua realidade e que manifestaram o seu agrado pelo que viram e pela hospitalidade e simpatia com que foram recebidos por todos. Embora a Itália seja justamente conhecida pela sua saborosa gastronomia, os três docentes não deixaram de provar e elogiar vivamente várias das nossas especialidades, como a francesinha, os pastéis de nata e – é claro! – o bacalhau.
Desde 2020 que o Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, correspondendo à iniciativa da professora Sílvia Vigário, se associou à rede de escolas Erasmus+. Estão já em curso dois projetos Erasmus+ destinados a docentes da EBJD, tendo já um grupo de professores realizado uma formação na República da Irlanda, e estão planeadas para breve outras deslocações para job shadowing e cursos de formação. A equipa, que passou neste ano letivo a ser coordenada pela professora Cristina Moreira, prevê lançar num futuro próximo projetos envolvendo também docentes do Pré-Escolar e 1.º Ciclo e eventualmente intercâmbios entre grupos de alunos.
Quanto aos professores italianos, regressaram entretanto ao seu país para fazer o seu relatório e retomar o seu trabalho quotidiano, tendo no entanto deixado a promessa de manter o contacto e de incluir o Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar, entre os seus parceiros europeus. Como explicou a professora Valeria Riva no seu último dia connosco, isto não é um addio (adeus), mas sim um arrivederci (até à vista). Ciao, amici!