O projeto responde a uma desafio da Câmara Municipal da Amadora: a apresentação de uma proposta para a reabilitação do muro de uma das nossas escolas (a EBSMBA) muro que é o limite da rua que separa, precisamente, duas das nossas escolas, a Escola Sophia de Mello Breyner e a Escola Básica Sacadura Cabral.
Desafio aceite, colocou-se a questão do tema e a resposta foi imediata: o mar de Sophia (já abordado aquando da celebração do seu Centenário) e a aventura aérea de Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
O desafio constituiu-se como um eficaz mobilizador para um projeto multidisciplinar e vertical, desenvolvido por alunos do 12.º ano Curso de Artes e por alunos do 1.º ciclo.
Ainda não se passará, neste momento, à «pintura do muro», que vai exigir um tratamento prévio, antes de estar preparado para receber os desenhos que contam a história da extraordinária aventura dos nossos dois heróis.
Para já, registamos a nossa aventura pela Arte e pela História.
Os alunos do 12.ºano começaram a viagem. Pesquisaram informação sobre a história da aventura de Sacadura Cabral e Gago Coutinho e analisaram obras de Arte: pinturas em aguarela e pastel.
Os céus e os mares, na pintura.
Em seguida, realizaram as suas propostas para o trabalho coletivo.
Foram apresentar o projeto aos alunos do 1.º ciclo, desafiando-os a realizarem, também eles, as suas obras de Arte.
Seguiu-se a difícil tarefa de fazer uma seleção das obras criar um grande livro com ilustrações das etapas da viagem, livro a partir do qual se dinamizou o Workshop, na exposição Amadora Educa.