Atravessamos tempos em que cada vez mais a biodiversidade do planeta se encontra (extremamente) ameaçada! Desde as imponentes e misteriosas florestas temperadas às majestosas e riquíssimas florestas tropicais, aos 5 oceanos, mares, rios, ribeiros, riachos que banham e são vitais para a nossa tão preciosa Terra. Tendo em conta que não há um “Planeta B”, este é o momento crucial em que tem de haver sérias e verdadeiras mudanças, para que seres humanos, animais e plantas possam coexistir em harmonia, num mundo livre de poluição e destruição.
Com o crescimento constante do meio urbano em que muitos de nós habitamos, é urgente preservar e sustentar aquilo que de mais natural e biodiverso têm as cidades, tal como: Parques, Jardins, canteiros, hortas, etc.
É por isso que, cada um nós tem que tomar consciência do que está a acontecer ao meio ambiente, para que possamos transmitir uns aos outros que é urgente conservar e preservar espaços naturais, promovendo assim, cada vez mais a Paisagem Natural no bairro onde vivemos.
Vamos observar e sentir a natureza das nossas ruas, pracetas, jardins, parques, etc, já que é nessa convivência que podemos apreciar, aproveitar e absorver não só os benefícios para a saúde e bem-estar com o contacto natural, mas também para enriquecer e despertar os nossos sentidos, numa explosão de cores, formas e padrões.
Trabalho n.º 1
Conteúdos
Representação expressiva: ver e desenhar, experimentar materiais e técnicas
Representação técnica: sistemas de projeção
__________________________________
Materiais a utilizar:
• Folhas A4 cavalinho / folhas de papel vegetal
• Lápis n.º 2b/ Lápis de cor / Canetas de feltro/tesoura /cola / folha de cartão A4
• Aristo /régua e esquadro
_______________________________________
Vídeos para saberes mais sobre a artista:
https://www.gabrielaalbergaria.com/
David Hokney