Saúde Social

 A saúde social diz respeito à manutenção de relações saudáveis com a família, amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral. Como seres sociais, temos necessidades de apoio, reconhecimento e estima dos outros, e as redes de apoio são fundamentais para manter as outras dimensões de saúde equilibradas.

A diferença é que a saúde social depende do comportamento coletivo e da cultura, e não somente do nosso próprio círculo de convivência. Dessa forma, sociedades mais solidárias tendem a apresentar níveis mais saudáveis de sociabilidade, enquanto as mais individualistas dificultam as relações entre as pessoas. 

      Conselhos para melhorar a saúde mental:

A sociabilidade é uma das principais dimensões da personalidade. Quem nunca se sentiu melhor depois de uma reunião saudável com amigos? É por isso que a vida social é um aspecto importante de sua rotina. Encontrar pessoas, trocar ideias e exercitar a fala são alguns exemplos de atitudes que podem melhorar a sua saúde combatendo doenças como, por exemplo, a depressão.

Além disso, cuidar da sua vida social pode trazer também benefícios em sua vida profissional. Uma pessoa educada e aberta tem mais chances de ser procurada – e, eventualmente, promovida. Mas cuidado: não vá misturar vida pessoal com o ambiente de trabalho! Para tudo há limites.

Estratégias para melhorar a saúde social





Sinais de alerta


O primeiro é a dificuldade em se relacionar com outras pessoas. Existe resistência em conversar, uma invalidação de tudo o que outro diz, a impossibilidade de desenvolver vínculos com outras pessoas. E o segundo é o isolamento social de facto, onde a pessoa já não se preocupa ou se importa com o outro ou, por diversos motivos, acha que não precisa de socializar com outras pessoas para se manter bem, saudável, sendo o principal fator de um quadro depressivo.

O resultado de todo este panorama, é um bem-estar afetado, o que de certo modo vai refletir-se noutras dimensões da vida. Por isso, nutrir esse pedaço é indispensável para alcançar não apenas a saúde social, mas o bem estar da pessoa.