SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
Incluir Agora - Proposta de transformação
Uma escola inclusiva (descrita no Dec-Lei 55/2018) tem como principal premissa “a concretização de uma política educativa centrada nas pessoas que garanta a igualdade de acesso à escola pública, promovendo o sucesso educativo e, por essa via, a igualdade de oportunidades.” Assim sendo, e considerando o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (dec-lei 54/2018), todos os alunos e alunas deverão desenvolver um conjunto de aprendizagens essenciais, competências, valores e princípios que lhes permita “o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida” e ajustada às exigências da realidade atual e futura. Com esta premissa, a proposta "Incluir Agora" tem uma visão preventiva, no sentido de combater o insucesso e o abandono escolares e diminuir o sentido remediativo do Serviço de Psicologia. Assim, pretende-se agir de forma a estimular a motivação e interesse escolares, a promover um comportamento social adaptativo e uma capacidade de gestão emocional adequada, dentro de um contexto educativo de promoção de aceitação e respeito, tendo em conta as diferentes características de cada elemento da comunidade educativa. Este desafio do Serviço de Psicologia e Orientação, tem como intuito ser concretizado com o envolvimento de toda a comunidade educativa, no sentido de elevarmos a inclusão no Agrupamento de Escolas D. Pedro IV a um novo nível. Deste modo, objetiva aglutinar e contextualizar diferentes atuações já existentes no plano anual de atividades, apoiando e reforçando todo o trabalho já desenvolvido, como por exemplo os clubes, “Escola em Movimento”, “Crescer com Ciência”, AEC ́s, Biblioteca, “Jogos Matemáticos”, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, Desporto Escolar, Plano Nacional de Leitura, entre outros, mesmo os mais recentes como o “Plano de Ação Digital” e o projeto Mindfulness.
Incluir Agora 23-24
Foi realizado um levantamento e auscultação do pessoal docente quanto a apoios mais individualizados. Após análise da legislação em vigor e das respetivas cargas horárias por ano/disciplina, foram propostos, a incluir nos horários das turmas, apoio à turma e apoios individualizados de forma a promover maior sucesso.
Incluir Agora 22-23
Este ano letivo, foi realizado um levantamento das causas do insucesso escolar dos alunos de 2º e 3º ciclos. Como proposta de atuação sugerimos a implementação de grupos de Tutoria e Apoio ao Estudo para o 6º ano de escolaridade. Para o 7º ano, a implmentação da ação específica de "A VOz dos Alunos". Para o 8º ano, a implmentação específica de "Turmas Dinâmicas". Para o 9º ano, a ação específica: Programa para Competências Socioemocionais. (DGE, Escola + 21-23)
Incluir Agora 21-22
Este ano letivo, centramo-nos essencialmente na vertente pedagógica da escola inclusiva, especificamente, no desenvolvimento de uma metodologia de projeto inter e transdisciplinar como parte integrante do currículo, implementado por uma equipa educativa, da qual fazem parte os docentes da turma envolvidos nos diferentes projetos, incluindo o docente de educação especial.