Jobshadowing

ERASMUS+ : MAIS INCLUSÃO, SUSTENTABILIDADE E LITERACIA

Erasmus KA121

Acreditação - 2021-1-PT01-KA120-SCH-000043918

Financiamento 2022/23 - 2022-1-PT01-KA121-SCH-000061987

O job shadowing tem como objetivo aprender novas práticas e desenvolver novas ideias através da observação e da interação com os pares, no seu trabalho quotidiano, na organização de acolhimento.

Foram implementadas mobilidades de Job Shadowing no Colégio FEC Santo Ángel de la Guarda de Oviedo, Espanha, de 24 a 28 abril 2023, envolvendo 4 docentes de diferentes níveis de escolaridade: Fátima Ribeiro, Daniela Campos, Margarida Faria e Luísa Malainho. 

De acordo com as condições estabelecidas no âmbito da candidatura a financiamento Erasmus +, a deslocação dos docentes entre Braga e Oviedo foi realizada em "transporte verde".

Resumo da mobilidade:

"1° Dia

Chegamos à escola e mandaram-nos esperar no átrio.

A professora Helena de música dirigiu-se a nós e levou-nos à sua sala ver os alunos e a sala.

Voltamos para o átrio onde posteriormente fomos recebidos pela professora Aurora, coordenadora do projeto Erasmus+, que nos levou, inicialmente para a sala de professores, e acolheu-nos com um café e de seguida oferecemos-lhe todas as lembranças que trouxemos, típicas da nossa região, desde bolos secos, chouriços e broa de milho, para além do símbolo do nosso agrupamento, a D. Maria II.

Esta professora fez um pequeno tour, mostrando-nos os vários espaços da escola, e foi-nos apresentando a alguns colegas com quem nos cruzámos. Voltámos para a sala de professores, onde nos foram entregues os horários.

Fomos assistir à primeira aula de ACT( âmbito científico e tecnológico) com a professora Saray. Esta aula consistia num reforço dado a um grupo de 8 alunos com dificuldades de aprendizagem, de diferentes turmas. A professora Saray apresentou uma atividade no âmbito da disciplina de física e química, que consistia na colocação de protões, neutrões e eletrões num esquema de um átomo, permitindo a construção de diferentes elementos químicos, os seus isótopos, catiões ou aniões.


Viemos para o intervalo, na sala de professores, onde a Diretora do Colégio Santo Angel de la Guarda, nos veio cumprimentar.

A professora Aurora voltou a acompanhar parte do grupo à aula seguinte, IAE ( Iniciação à Atividade Empreendedora Economia/ Gestão de projeto), com a professora Ester e à professora Fátima à aula com a educadora. Esta disciplina consiste na elaboração de um projeto, implementação de uma empresa, de raiz, neste caso, uma cooperativa. É um projeto interdisciplinar com outras partes da comunidade, e é colaborativo com outras entidades desta região autónoma e outra.

A professora Fátima foi assistir a aulas do pré-escolar, cumprindo o horário destinado. A educadora que a acolheu, Encar, apresentou-a ás crianças utilizando o jogo da pelota. Cada criança dizia o nome e o que mais gostava de fazer na escola, e a professora convidada fez o mesmo referindo que era estar ali com eles. A educadora de acolhimento foi introduzindo as dinâmicas do grupo. No grupo turma está presente outro adulto, uma estagiária e o grupo também inclui uma criança com necessidades especiais.

Saímos da escola depois das 14:05 e fomos almoçar, pela cidade, um almoço regional. De seguida fizemos um périplo pelo centro histórico, conhecendo o Parque da cidade, várias obras de arte, nomeadamente esculturas.

O dia terminou numa Churreria, para jantar.


2°dia

A professora Fátima veio mais cedo para cumprir o seu horário no pré-escolar, pelas 9:00, tendo assistido, desde o início à rotina implementada na sala: acolhimento, atividade estruturada, apoiada pelo digital, lanche, aula de inglês, e ainda um pouco de expressão física, no ginásio.

As restantes professoras enganaram-se no horário, chegando ao colégio mais tarde do que o previsto no horário de Portugal. Apesar disso foram para uma aula não programada, aula de educação plástica, visual e audiovisual, 3°ano, disciplina de opção, com várias turmas misturadas. Estão a fazer um projeto de stop motion studio, trabalhando em grupos de 4 a 5 elementos que integravam alunos com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem.
De seguida fomos a aula de publicação gráfica, com a professora Marta. Nesta disciplina os alunos estão a fazer uma revista, com várias páginas, elaborada por um par de alunos. A professora tem todas as orientações no Teams e é nesta aplicação que os alunos têm que colocar o seu trabalho para ser avaliado. Nesta publicação têm que utilizar o Canva e o Pixlr.

A próxima aula foi às 14:15, com a professora Ester, novamente na disciplina de IAE (iniciação à atividade empreendedora), esteve presente a responsável do projeto regional, a qual foi questionando vários alunos relativamente à sua cooperativa e aos papéis que nela desempenham.

A professora Fátima saiu pelas 12:30, a convite da educadora Encar, para almoçar num restaurante típico.

As restantes professoras saíram para almoçar às 15:00, naturalmente restaurante típico, sugerido por uma professora do colégio, onde se juntou a professora Fátima.

Fomos então, todas, fazer mais uma visita cultural, que incluiu a Catedral de Oviedo e o Museu de Arte Contemporânea. Daí passamos à visita ao comércio local.

Terminamos o dia de novo na churreria.


3° dia

As professoras Daniela, Luísa e Margarida foram para o colégio pelas 9:30, sendo recebidas pela professora Aurora.
As professoras Daniela e Luísa foram assistir à aula da professora Marta, EPV (educação plástica, visual e audiovisual), no 3° ano. Foi a continuação da aula anterior da disciplina, com o stop motion studio. Os alunos deram continuidade à gravação, embora nem todos tenham terminado.
A professora Margarida foi assistir com a professora Saray e a sua estagiária à aula de Biologia do 3°ano. Onde os alunos fizeram observação microscópica de células sanguíneas de humano e de canídeo. Tendo uma ficha de orientação e discussão.

Na aula seguinte as professoras Daniela e Luísa foram assistir à aula de EPV, 1°ano, com a professora Marta. Nesta aula os alunos estão a iniciar o trabalho na aplicação Canva. O trabalho consiste na elaboração de uma linha cronológica relativa à evolução da fotografia. Os alunos traziam de casa uma entrevista com a sua família: avós e pais e fotografias de diferentes épocas. O tronco comum foi elaborado no computador e em grupo, sendo que o trabalho final é individual, utilizando o telemóvel pessoal.
A professora Margarida foi, novamente com a professora Saray, para Biologia, 2°ano. Está aula prática, no laboratório foi preparada pela professora Margarida, o tema era a mobilidade das placas tectónicas e professora também ajudou na implementação.
Enquanto isso, as professoras Daniela e Luísa foram assistir à aula de Língua, do 5B, com a professora Célia. O tema era os verbos e suas conjugações. Deslocámos-nos para o pátio da escola, onde foi desenvolvido um jogo, formaram 2 equipas, onde cada equipa tinha os tempos verbais, a professora conjugava o verbo e os alunos que tinham o nome desse tempo verbal íam ao encontro dela (exemplo do jogo do lencinho).
Na disciplina de Digitalização Aplicada, pelas 13:10, com o professor Rafa, utilizando a aplicação Minecraft Education, tinham que construir um labirinto que para ser ultrapassado tinha que ser respondido corretamente a questões elaboradas pelos alunos. O tronco comum era o Teams e os alunos pagam, na propina anual o uso desta aplicação. É uma disciplina opcional.
Fomos almoçar perto da escola, ás 14:05, para voltarmos ás 15:00.

A professora Luísa foi à disciplina de Língua, 6°B, com a professora Núria, às 15:00, o tema era mulheres de sucesso, que possuía uma rubrica de avaliação e era a continuidade do trabalho desenvolvido. Cada aluno informo a professora sobre a mulher que tinha escolhido e o seu feito. Indo ainda para a sala dos computadores, para passar o trabalho para digital. Chamou à atenção da professora o dossier do aluno com necessidades especiais que continha materiais construídos para ele, adaptados a cada disciplina. Esse material era elaborado pela equipa técnica. A professora de educação especial estava também a acompanhar o aluno com dificuldades de aprendizagem.

Enquanto isto as professoras Daniela e Margarida estiveram na sala de professores a iniciar a elaboração deste diário.

Por último, aula de natural, bilíngue, dada em língua inglesa, só com metade da turma, pela professora Miriam, num 4°ano da primária. Os alunos estiveram a fazer observação direta de uma experiência de germinação com algumas variáveis, comparando assuas predições com a realidade observada. Viram também as diferentes partes das plântulas e ainda observaram vários tipos de flores e folhas. Cada uma das partes teve que ter uma etiqueta com a identificação em inglês.

A professora Fátima iniciou o seu dia com uma visita cultural ao mercado municipal, onde ocorria a feira semanal. No período da tarde, depois do almoço, foi para a escola, ás 14:45. Na sala dos professores encontrou-se com a educadora Encar, tendo ido juntas para a sala. A educadora fez a receção ás crianças e de seguida passou à atividade planeada: confecção de um batido de frutas. As crianças do grupo dos 5 anos, prepararam-se a rigor, com avental e chapéu de cozinheiro, tendo colocado o material necessário à atividade nas mesas (prato, e talheres de plástico trazidos de casa). Noutra mesa estavam os frutos (trazidos de casa pelos alunos) e os restantes objetos para a elaboração do batido. Todo o trabalho foi realizado pelos alunos, supervisionado pelos professores e a técnica, à exceção da varinha mágica. No final da realização, incluindo a decoração, cada um fez a degustação do seu batido. Arrumaram todo o material nas suas mochilas e passaram à atividade desenvolvimento da consciência fonológica. Este trabalho foi orientado pela técnica/ terapeuta com recurso à tecnologia, com o programa digital, e utiliza a metodologia dos gestos Guberinos. Próximo da hora de saída cantaram uma canção de despedida e foram orientados por um jogo para formarem uma fila e organizarem a saída. As professoras partilharam ainda materiais que utilizam no desenvolvimento da expressão e comunicação oral.
Na saída as professoras sentaram numa esplanada a terminar o relatório do dia.


4° dia

A professora Margarida foi para aula do 2°ano de Bio com a professora Saray.
O tema era a tectónica de placas e o grupo turma desenvolveu a atividade preparada pela professora Margarida e depois terminada a tradução e fotocopiada pela professora Saray. Foi uma atividade prática, de papel e lápis e foi implementada pelas duas professoras. As mesmas foram rodando pelos vários grupos, ajudando os alunos na implementação e na sua discussão.
Enquanto isso, as professoras Daniela e Luísa foram assistir à aula de Publicidade Gráfica, com 2 turmas em simultâneo, 4-A +B, com a professora Marta. Esta disciplina é de opção, estão 2 turmas juntas com um máximo de 22 alunos. O trabalho consiste em realizar a capa de uma revista, utizando a aplicação CANVA. Os alunos estão divididos por grupos e os temas vão variando consoante o grupo, por exemplo viagens, música, moda... Os alunos têm acesso a 2 bancos de imagens e trabalham a imagem, no conteúdo da cor, luz, sensação cromática, letring entre outros. Também tiveram que realizar um logótipo e publicitá -lo.

De seguida, as três professoras Daniela, Luísa e Margarida foram assistir à aula de Digitação Aplicada , com alunos com cerca de 13 anos. É uma disciplina curricular, mas optativa, com o asturiano (sem alunos) e o francês. Nesta aula, com o professor Rafa, os alunos, em grupo, utilizam a aplicação Minecraft Education. Esta aplicaçãoé paga pelos alunos no início do ano, junto com o programa das classificações para os Encarregados de Educação terem acesso. O professor Rafa referiu-nos como é que inicialmente era elaborada a distribuição dos alunos por grupo, referindo que tinha por base uma equipa interdisciplinar.

Fomos entretanto a uma de primária, ciências, dada em inglês. Começamos por ir com os alunosbuscar osseustabuleiros, para verificar se as plantas tinham germinado ou não e a partir daí é que os alunos fizeram as comparações do que aconteceu com aquilo que tinham predicto. A professora Mirian trouxe umas fases de desenvolvimento de plantas em vários estádios e pediu para comparar com cada estádio, com as obtidas por cada grupo. Depois cada grupo pegou numa plântula e foi fazer a sua legenda, em inglês. Os alunos andam de pé, mas com muito menos barulho que os outros, mas também são menos alunos, só metade da turma, a outra metade foi para ciências em espanhol. Cada grupo pegou em várias flores de plástico para fazer sua legenda.

Aula de inglês com a professora….., na turma do… A aula iniciou com uma frase relativa à Bíblia, que a professora tentou desmontar, de seguida mostrou uma canção de igreja em coro e finalizou com a oração do colégio (estas atividades estão no computador da professora e parecem ser todos os dias diferentes). Está turma tem 2 alunos com dificuldades de aprendizagem. Os alunos com dificuldades especiais têm um livro diferente, inglês utilizando o método de Montessori. Foi-lhes proposta uma atividade, a pares, embora estivessem em grupos de 4, sobre os alimentos e a sua compra, utilizando a linguagem de um diálogo no livro. Depois de preparar o diálogo tinham eu o teatralizar e o resto da turma tinha que os avaliar e se os colegas encontrassem algum erro na teatralização teriam 1 ponto de bónus. A professora apontou no quadro os pontos. Os alunos tinham que apontar os erros em inglês, não na forma de dizer ou na falta das palavras de boa educação.

Fomos então para história e geografia com a Aurora, na sala multidisciplinar, onde estavam estavam 2 turmas diferentes e de idades muito distintas, primária e secundária, e alunos sem lugar para estar. São alunos bilíngue a aula foi dada em inglês. Na aula usam o Minecraft Education. Estão em grupos de 4 p, com 1 computador. Estão a dar a 1ª guerra mundial e a construir um avião da 1ª guerra na aplicação. Uns fazem e os outros veem. Conversam sempre e deviam falarem inglês, mas não o fazem. Houve 2 alunos que nos explicaram um trabalho que tinham elaborado anteriormente, em Power Point sobre a industrialização e …

Na aula de primária, matemática, com a professora Núria, fomos para o ginásio. Mas antes de sairmos a professora Núria explicou o quê e como tem que fazer, e cada grupo tem uma atividade diferente. A professora traz o material: as fita métricas e as fitas colas. Trabalham em equipas. Duas turmas do mesmo ano com atividades de matemática, acordadas entre os professores. Apesar de estarmos num espaço maior há estranhamente menos barulho e estão 2 turmas a trabalhar as mesmos materiais e são dos mesmos anos. Depois dos alunos fazerem os desenhos no chão a professora tira a uma foto e eles preenchem a ficha.

Na aula de PUB, com a professora Marta, aula iniciou colocando no quadro o que queria que estes fizessem e avisando que seria a última aula para o fazerem. Como alguns alunos saíram para tirar fotos por serem finalistas no colégio, ficou só com metade da turma, mas ela mandou-os calar para trabalharem. Colocou os parâmetros para fazer a avaliação do artigo.

A professora Fátima neste dia teve a oportunidade de assistir à rotina e atividades do grupo dos 3 anos e de seguida dos 4 anos. A rotina inicial é igual ao grupo dos 5 anos pois começam por dar os bons dias e depois dizem uma oração, de referir que o colégio é católico.

Estes grupos têm, apenas, 14 crianças cada um e integram crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), sendo apoiados em pequenos tempos semanais por uma professora de educação especial e uma auxiliar que não permanece o tempo todo num grupo, mas dá apoio aos dois.

Sendo o colégio bilingue as crianças têm atividades/aula de inglês e em inglês, aprendendo a saudar, os dias da semana, os meses, frutos e outros em inglês, de forma interativa e com apoio visual. Os grupos de 3 e 4 anos também têm livro/manual de apoio às atividades pois os pais gostam que as crianças comecem a ser alfabetizadas desde muito cedo, existindo diferentes livros para cada uma das áreas, por exemplo: educação moral e religiosa, matemática, espanhol e inglês. Para além da utilização dos livros são realizadas atividades de aprendizagem ativa e com diferentes materiais concretos.

No grupo dos 4 anos observou uma atividade de desenvolvimento da consciência fonológica e divisão silábica com recurso ao quadro interativo e internet.

As crianças começam desde cedo a realizar trabalho cooperativo e a desenvolver a autonomia bem como a consciência de si própria.

No final da manhã regressei ao grupo dos 5 anos onde tive a oportunidade de observar uma atividade de trabalho cooperativo, onde em cada grupo de equipa formada, existe um supervisor. O trabalho do supervisor é orientar o trabalho cooperativo dentro do grupo, de forma a que todos participem.

Saímos da escola depois das 15h para ir almoçar e fomos todas de carro até Gijón, um pequeno passeio numa cidade portuária, onde lanchámos.

Voltando a Oviedo fomos encontrar-nos com a professora Aurora que nos fez um tour histórico na parte velha e menos velha da cidade. Daí fomos jantar a um restaurante proposto pela mesma, no qual também estavam os professores Mirian e Rafa. Conversamos sobre cada uma das nossa realidades trocando algumas experiências, com alguma dificuldade devido ao barulho do espaço.


5° dia

Para a professora Fátima a manhã foi passada no grupo dos 5 anos onde, para além da rotina inicial da manhã, as crianças cantaram canções em inglês sobre os dias da semana. Após esta atividade fizeram o jogo da roleta das emoções, pois abordaram a formação pessoal e social. Para o jogo existia uma roleta com rostos que expressavam emoções, a criança girava a roleta, saía um rosto que expressava uma emoção que a criança, primeiro reproduzia olhando para o espelho e depois mostrava às restantes para que adivinhassem de que emoção se tratava. De seguida foram lanchar e para o recreio. Após o lanche e o recreio estiveram a ver uma história sobre o que os chateava, deixava zangados, tendo depois falado sobre os sentimentos de cada um e realizado o jogo da teia dos sentimentos (o jogo utiliza um novelo de lã que serve para fazer a teia e vai passando de criança em criança, após estas expressarem o que as deixa zangadas).

Ainda durante a manhã realizaram uma atividade de consciência fonológica e aprenderam sobre a letra “ch”, tendo depois concretizado o trabalho com uma ficha de leitura e escrita. As crianças ordenaram e copiaram frases para o seu livro de trabalho, já usando letra manuscrita. Por fim as crianças estiveram a jogar ao jogo “3 em linha”, mostrando que já dominam as regras e definem estratégias para não perderem.

A aula de história foi com a professora Carolina, com a metodologia jigsaw, sesta aula foram assistir as professoras Luísa e Margarida. Começou a trabalhar com os grupo de especialistas e depois cada grupo de especialistas foi preparar a matéria para dar ao outros colegas especialistas noutras matérias. Deu tempos, cronometrados, para trabalhar em cada fase. A aula está mais silenciosa. São alunos de 13 anos, equivalente ao 8°. Alguns dos grupos copiam integralmente do texto proposto. Não fazem esquemas conceptuais para ajudar. A aluna de necessidades especiais está a trabalhar um conteúdo diferente e tem um livro diferente. Um para as ciências outro para as línguas e outro para a história e geografia. No grupo onde estava incluída ( Margarida) fiz o resumo do ponto um porque faltava esse especialista. No fim a professora ditou umas perguntas para que os alunos respondessem em grupo. Relativas a todos os temas dos grupos de especialistas. A aula foi de revisão dos conceitos da aula anterior. Mandou os alunos corrigirem com um visto, se tivessem certas a resposta. E quando as mesmas estivessem erradas deviam apontar a certa. Finalmente avaliaram cada secção do trabalho, de 1 a 4.

Aqui no colégio os telemóveis têm que ficar sempre nas mochilas, mesmo durante os intervalos, à excepção de os professores os solicitarem

Na aula de Bio do professor Rafa os alunos foram para o laboratório, vão fazer a dissecação do coração. Estão, como sempre em grupos. O professor começa por expor uma pequena explicação, complementar à ficha entregue.

A ficha começa por uma introdução com matéria, material e métodos, uma pequena discussão e uma avaliação. Estes alunos são do 3° ano, têm 14 anos.

O menino autista que integra a turma está a manipular o coração, e vai imitando os barulhos do coração, cheira mais que uma vez, e vai fazendo cortes, primeiro soque e como o professor mandou, depois foi só cortando. A restante turma começou a preencher as questões de discussão.

No fim destas aulas fomos todas para a sala dos professores, onde estavam alguns professores, principalmente do pré-escolar e primária alunado grupo Erasmus + e a diretora, que não tinham aulas e fizeram uma despedida, tendo-nos dado umas pequenas lembranças. A professora Margarida foi ainda à sala de uma das turmas que lhe fez uma pulseira de despedida e também dizer até um dia à professora Saray. Saímos da escola.

Fomos almoçar no centro histórico, fazer umas últimas pequenas compras, libertar o apartamento e abalar a Portugal.

Fim de uma semana enriquecedora de relações interpessoais e de muito trabalho. "