A Orientação Vocacional compreende o apoio à elaboração e implementação de projetos de vida que integram as várias dimensões da existência humana (escolar, profissional, familiar, etc). Trata-se de ajudar o jovem a formular e começar a responder à pergunta: “Como melhor dirigir a minha vida na sociedade em que vivo?”. Esta perspetiva implica um conceito de desenvolvimento humano como um processo de interação dinâmica do indivíduo com o meio, que se constrói ao longo de toda a vida.
No entanto, há ocasiões que se tornam particularmente relevantes em termos de tomada de decisão. Uma dessas ocasiões refere-se à transição do ensino básico para o ensino secundário, quando os jovens são confrontados , no 9º ano de escolaridade, com a necessidade de optarem por uma formação entre várias.
Tratando-se de um processo de construção, e não de descoberta de vocações “adormecidas”, precisa de ser elaborado: durante o processo de Orientação procura-se que o jovem se torne mais autónomo, considere os seus desejos vocacionais de um modo mais realista e conheça mais claramente os seus polos de interesse. O papel do Profissional de Orientação não é definir o “caminho” mais indicado para o jovem, mas sim apoiá-lo na construção do seu próprio projeto de vida.
Por outro lado, as decisões que o jovem for tomando podem ir sendo alteradas e adaptadas a novos interesses, desafios e oportunidades com que se irá confrontando ao longo do seu percurso.
Na escola, no 9º ano, e com caráter facultativo, os alunos têm a possibilidade de frequentar um Programa de Orientação Escolar.
No 12º ano, em articulação com a INSPIRING FUTURE, também são desenvolvidas atividades específicas para os jovens.
Plataforma de exploração vocacional que permite partir à descoberta do mundo das profissões, ouvir testemunhos de profissionais, assistir a vídeos, conhecer o perfil e as exigências de cada profissão, e tantas outras informações e atividades que ajudam a identificar os interesses vocacionais.
Plataforma tecnológica nacional que permite a pesquisa personalizada de oferta educativa e formativa existente no sistema educativo e formativo português.
Plataforma onde está disponibilizada toda a oferta de Cursos do Ensino Superior em Portugal. Por forma a tirar o maior partido deste trabalho de pesquisa e análise, devem ser consultadas as páginas das instituições onde funcionam os cursos que nos interessam (sites indicados na Plataforma) e explorar informações essenciais, como o Plano de Estudos dos respetivos cursos, Saídas Profissionais, e outras.
Página que deve ser consultada com regularidade pelos alunos que desejam candidatar-se ao Ensino Superior, ou que queiram obter informações sobre o funcionamento dos cursos de Ensino Superior.