O Agrupamento de Escolas de Benfica, em parceria com a Equipa de Serviço Social e Psicologia, promove estágios curriculares. Conscientes da importância dos estágios académicos, é providenciado ao estudante, uma experiência em contexto real de trabalho.
Os Estágios Curriculares permitem conhecer melhor o trabalho desenvolvido em contexto escolar, na área da Psicologia e/ou do Serviço Social. Têm como objetivo a promoção do conhecimento e, do desenvolvimento de competências profissionais, mediante orientação de profissionais experientes e, dedicados.
- Carolina Ferreira, Serviço Social, Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas, Universidade de Lisboa
"O meu estágio curricular no Agrupamento de Escolas de Benfica, desenvolveu-se durante 480 horas. Todas estas horas foram uma experiência enriquecedora, pois tive a oportunidade de explorar uma área profissional que considero bastante interessante e de conhecer as melhores formas de intervenção atualmente no contexto escolar, estabelecendo assim uma ligação com os conhecimentos que adquiri na minha formação académica. O meu estágio centrou-se num projeto, com a designação de “#orient@-te”, onde me dediquei todas as tardes do estágio aos alunos presentes neste projeto, desenvolvendo atividades de autoconhecimento, de aproveitamento e organização escolar. Para finalizar, reconheço o apoio que a Dra. Ana Rita Neves, Assistente Social, me transmitiu ao longo dos 6 meses de aprendizagem, senti me acompanhada em todo o processo, o que me motivou a avançar com confiança em cada desafio que surgiu."
- Beatriz Silva, Serviço Social, Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas, Universidade de Lisboa
"O meu primeiro contacto com a realidade social, deu-se através do Agrupamento de Escolas de Benfica. Foi na Escola Básica Pedro de Santarém que iniciei o meu percurso profissional. O meu primeiro estágio, teve uma duração de 100 horas. Sempre acompanhada por profissionais dedicadas, Dr.ª Rita Neves e, Dr.ª Ana Clara, tive a oportunidade de integrar todas as áreas de atuação da Equipa de Serviço Social e Psicologia (ESSP). Regressei à Escola Pedro de Santarém, com o intuito de desenvolver o meu segundo estágio curricular e, de final de curso, com uma duração total de 480 horas. A ESSP sempre demonstrou confiança nos seus estagiários e, mediante supervisão dos técnicos especializados, integrei o projeto #orient@-te, que terá sido criado com o intuito de dar suporte aos alunos. Trata-se de um espaço de apoio e de conforto. As atividades que, em conjunto com uma outra colega, procuramos implementar, incentivam o aluno a maximizar o seu aproveitamento escolar e, igualmente, a desenvolver as suas capacidades socio-emocionais. A minha experiência, centrou-se, também, no acompanhamento dos processos interventivos das assistentes sociais e, das psicólogas. Ainda assim, foi pelo último projeto mencionado que ganhei um carinho especial. A confiança que os orientadores institucionais depositaram no meu trabalho, permitiu-me criar uma relação de proximidade com todos os alunos envolvidos no projeto. Acompanhei, de perto, situações de vulnerabilidade social e, mediante necessidade de intervir, estive sempre implicada no processo social. A minha experiência académica e, profissional, foi enriquecedora, desafiante e memorável. "