No Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena (AEPAL), a segurança dos nossos alunos é central, tendo-nos levado à elaboração de um documento orientador, do conhecimento dos riscos, meios, recursos e atitudes para com as situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade que possam vir a ocorrer.
Todos os nossos estabelecimentos possuem Plano de Prevenção e Emergência, com regras de procedimento, destinadas a minimizar os efeitos de possíveis catástrofes que possam vir a ocorrer em determinadas áreas, gerindo de uma forma otimizada, os recursos disponíveis.
Essas regras deverão ser do conhecimento de toda a comunidade escolar, cabendo aos docentes dos vários níveis de ensino dar a conhecê-las, de acordo com o nível de ensino e obedecendo aos critérios definido pelo Coordenador do Plano de Emergência.
Para testar as regras de emergência e de evacuação escolar, todos os estabelecimentos do Agrupamento deverão fazer dois simulacros de evacuação, anualmente, de preferência no primeiro e segundo períodos escolares, como está previsto na lei.
Para outras atividades de alto risco, a entidade cumpre os normativos emanados pelo Ministério da Educação sobre estas matérias, sendo que está acessível para toda a comunidade escolar procedimentos específicos no regulamento interno, estratégias preventivas a implementar em:
Visitas de estudo e outras atividades no exterior;
Procedimentos em situações de doença e ou acidente;
Acompanhamento dos alunos nos diferentes espaços escolares;
Competências do Delegado de Segurança.