O desenvolvimento de atividades à distância com os alunos deve centrar-se na criação de rotinas de trabalho, que confiram segurança aos alunos e que são diferentes das presenciais. Paralelamente, deverão ser desenvolvidas atividades de carácter lúdico, que promovam o bem-estar emocional do aluno, tais como o envio de mensagens em suporte vídeo, SMS ou papel.
O Agrupamento mobilizará, ainda, os parceiros e, em articulação com a edilidade e/ou com outros parceiros, por exemplo, as Juntas de Freguesia, as Bibliotecas, as Associações de Pais, as Associações de Solidariedade Social, os Bombeiros, os mediadores do Programa Escolhas, os mediadores de ONG, as organizações da Economia Social, entre outros, encontrará formas para chegar a todas as crianças e a todos os alunos. Esta dimensão assume principal relevância para os alunos com problemas de conectividade e infraestrutura e/ou menor acompanhamento familiar.
Bibliotecas Escolares (Escola Sede + Escolas 1.ºCEB)
- Fornecem e adequam conteúdos;
- Promovem atividades de articulação.
Coordenação de Projetos
- Presta apoio técnico;
- Assegura articulação entre ciclos e propostas.
Serviços de Psicologia e Orientação (Microsite e Plano de Ação)
- Promovem a articulação de conteúdos;
- Prestam acompanhamento.
Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
- Define o Plano de Trabalho da EMAEI que clarifica o apoio no desenvolvimento de atividades específicas e desenvolve atividades de promoção de Educação Inclusiva.
Estas estruturas de acompanhamento farão, também, a articulação e a promoção de conteúdos através dos canais e plataformas em uso, de forma a simplificar e tornar comum e mais célere a informação a disponibilizar.