PalTalks

Sandra Pinho Pereira, Quercus

Título da comunicação

Como o nosso comportamento pode influenciar o ambiente?


Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.Dirigente da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza:.
Presidente do Núcleo Regional e Lisboa desde Março de 2017 e membro dos Grupos de Trabalho de Conservação da Natureza e Biodiversidade, de Educação Ambiental, e dos
Oceanos. Coordenadora técnica do Projeto “Ex-Situ de Organismos Fluviais” e vice-coordenadora do grupo de trabalho de Educação Ambiental da Quercus.Experiência profissional de 25 anos em bem-estar animal de animais em cativeiro eem atividades de educação ambiental.Membro da Ordem dos Biólogos, sócia da Agrobio e outras associações também decariz social.Principais hobbies, viajar, caminhar na natureza, ler, cozinhar.Ser mãe é a atividade preferencial!

Uma excelente apresentação que serviu como alerta para repensarmos muitos dos nossos comportamentos "normais" e que nos pôs a refletir como as "pequenas" coisas podem, de facto, ter um peso enorme na forma como contribuímos (ou não) para o ambiente em que sobrevivemos.

Uma especial atenção para os desafios individuais, e a forma como podemos, de facto, alterar hábitos e comportamentos que possam, a médio e a longo prazo, reduzir as consequências das nossas escolhas.

A nossa "pegada ecológica" explicada de forma muito simples e intuitiva e, sobretudo, a capacidade de provocar efetivas mudanças de comportamento.

O consumo (energético, alimentar, de água...) e sobretudo o desperdício, como "temas" fundamentais e muito pertinentes na perspetiva de "mudança comportamental", com exemplos vivos e adequados aos ouvintes.

Que venham alterações e práticas sustentáveis. será a melhor avaliação.


Participantes
Alunos 152
Docentes 8

(Veja aqui a apresentação da Sandra Pinho Pereira)