Sérgio Graciano, Realizador e António Sousa Duarte, Produtor, vieram falar-nos de salgueiro Mais, e do filme "O Implicado", como elemento de Liberdade.
Veja AQUI
A visita do Sr. Presidente da República, Prof. Marcelo Rabelo de Sousa, foi um ótimo momento para ouvirmos, na primeira pessoa, a história dos 50 anos de Abril.
Um discurso entusiasmante e cheio de "pequenas histórias" da História.
Veja mais AQUI!
Sónia Sousa Ell trouxe-nos a sua experiência e ação e, muito mais do que nos encher de informação para gerir depois, ficou a ideia de que o trabalho a fazer é mesmo fundamental e já estamos atrasados.
Refletir o papel do Ser Humano enquanto poluidor e sobre as respostas que podemos criar, foram alguns dos objetivos alcançados.
Veja a sessão AQUI.
Pela presidente da UF da Malveira e S. Miguel de Alcainça, uma "lição" sobre o funcionamento das instituições democráticas e de gestão local.
Integrado no âmbito do "Miúdos a Votos", a Eng. Carla Galrão trouxe-nos a perspetiva local da formação de eleitores, do papel dos eleitos e do funcionamento da Democracia a partir da possibilidade da escolha comum, que é Sistema Eleitoral.
Veja mais AQUI.
Numa sessão muito concorrida e participada, Francisco Cantenhede, professor e autor, a iniciar o ciclo de conferências PAL Talks deste ano.
"Aprender Abril na Educação" foi a primeira ação integrada no projeto "50 Anos de Abril" do AEPAL e em estreita colaboração com o Parlamento dos Jovens.
Francisco Cantanhede é licenciado em Ciências Históricas. Foi professor de História (3.º ciclo) e de História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) durante mais de 25 anos, encontrando-se na situação de aposentado. Autor de manuais escolares de HGP e História, há mais de 20 anos. Formador de professores no âmbito da didática da História. Tem participado com comunicações em escolas básicas e secundárias, nomeadamente, sobre o «Estado Novo» e o 25 de Abril de 1974, e em colóquios sobre educação. Colabora com o Jornal o Setubalense – Diário Região com artigos de opinião.
Ao longo de mais de duas horas, de atenção contínua, o professor "contou histórias" da Escola e da Educação no período pré-25 de abril, e encetou um diálogo intergeracional d enorme valor educativo.
Confira AQUI