Veia renal

Veia renal

Veias renais são vasos sanguíneos que transportam sangue desoxigenado do rim para a veia cava inferior. Elas se situam anteriormente às artérias renais correspondentes e se unem à veia cava inferior em ângulos próximos de noventa graus. A veia cava inferior é uma importante veia que transporta sangue para o átrio direito, onde o sangue é expelido para se tornar reoxigenado.

O corpo humano normal tem dois rins, cada um equipado com uma veia renal diferenciada “esquerda” e “direita”, de acordo com a qual a veia renal emerge.

Os rins são órgãos localizados na cavidade abdominal posterior que servem a funções de absorção, equilibrando o nível de água do corpo e filtrando os resíduos a serem excretados na forma de urina. Os rins recebem oxigênio e nutrientes através do sangue rico em oxigênio que entra nos rins pelas artérias renais.

O sangue arterial é então aliviado de minerais e metabólitos indesejáveis em pequenas unidades de filtração e reabsorção no rim chamadas néfrons, após o que é excretado. O sangue é então passado através de pequenas vênulas, que se conectam e se esvaziam nas veias interlobares.

Dois ramos de veias, o ramo anterior e o ramo posterior, combinam-se para criar a veia renal singular que surge de cada rim. O ramo anterior recolhe o sangue da região anterior, ou anterior, do rim e o ramo posterior é retirado da região posterior ou posterior. Essas veias frequentemente têm um ramo que extrai sangue do ureter, um órgão semelhante a um tubo que surge a partir do meio de cada rim e transporta a urina do rim para a bexiga urinária.A veia renal direita aceita sangue somente dessas fontes, enquanto a esquerda também recebe sangue de várias outras veias para alimentar a veia cava inferior.

Isto é devido à localização assimétrica da veia cava inferior no lado direito do corpo. A veia frênica inferior esquerda, a veia supra-renal esquerda, a veia lombar esquerda e a veia gonadal esquerda. Nos homens, a veia gonadal é a veia testicular esquerda e nas mulheres é a veia ovariana esquerda.

A síndrome do Quebra-Nozes, também conhecida como síndrome do encarceramento da veia renal e compressão meso-aórtica da veia renal esquerda, ocorre quando a aorta abdominal e a artéria mesentérica superior pressionam a veia renal esquerda. Isso obstrui o fluxo de sangue e apresenta sintomas de dor abdominal, náusea e dor testicular esquerda nos homens.

A síndrome de Nutcracker também se apresenta com hematúria, ou glóbulos vermelhos na urina, e variocele, ou veias anormalmente aumentadas no escroto.