Ventrículo esquerdo
Ventrículo Esquerdo
Recebe sangue do átrio esquerdo do coração através do relaxamento da valva mitral. Quando se contrai ele empurra o volume sanguíneo através da valva aórtica, em direção à aorta. Comparado ao ventrículo direito, o ventrículo esquerdo é um pouco menor em comprimento, e é circular no plano transverso, de uma maneira côncava.
Ele forma a menor parte da superfície esternocostal do coração anterior e superiormente, e a maior parte da superfície diafragmática inferiormente, além de formar o ápice cardíaco. A razão para a maior espessura da parede ventricular esquerda é que ela deve ter uma força de contração suficiente para empurrar o sangue por todo o corpo, mantendo a pressão sanguínea e sem que o fluxo seja interrompido ou coletado em qualquer lugar. Para isso, suporta forças de contração até cinco vezes maiores.
O ventrículo esquerdo recebe o sangue oxigenado que retorna dos pulmões a uma pressão de aproximadamente 80 mmHg, e o expele para a aorta a cerca de 120 mmHg durante cada batimento cardíaco. O volume sanguíneo típico que pode ser bombeado pelo coração por minuto, em repouso, que é conhecido como débito cardíaco, é de cerca de 5 litros por minuto, e sua mensuração numérica pode aumentar para cerca de 25 e até mesmo 45 litros/minuto em atletas durante o exercício.