Artéria Renal

Artéria Renal

Artéria renal, um dos dois grandes vasos sanguíneos que se ramificam da aorta abdominal (a porção abdominal da principal artéria que leva do coração) e entra em cada rim. (Os rins são dois órgãos em forma de feijão que removem as substâncias residuais do sangue e ajudam na conservação de fluidos e na estabilização da composição química do sangue.)

Na concavidade interna de cada rim há uma abertura, conhecida como hilo, pela qual passa a artéria renal. Depois de passar pelo hilo, a artéria renal divide-se ordinariamente em dois grandes ramos, e cada ramo se divide em várias artérias menores, que trazem sangue para os néfrons, as unidades funcionais do rim.

O sangue que foi processado pelos néfrons atinge a veia renal, que a transporta de volta para a veia cava inferior e para o lado direito do coração.

As artérias renais entregam aos rins de uma pessoa normal em repouso 1,2 litros de sangue por minuto, um volume equivalente a aproximadamente um quarto da produção do coração. Assim, um volume de sangue igual a todo o encontrado no corpo de um ser humano adulto é processado pelos rins uma vez a cada quatro a cinco minutos.

Embora algumas condições físicas possam inibir o fluxo sanguíneo, existem certos mecanismos de auto-regulação inerentes às artérias do rim que permitem alguma adaptação ao estresse.

Quando a pressão sangüínea total do corpo aumenta ou diminui, os receptores sensoriais do sistema nervoso localizados na parede muscular lisa das artérias são afetados pelas mudanças de pressão e, para compensar as variações da pressão sangüínea, as artérias se expandem ou se contraem. um volume constante de fluxo sanguíneo.