Brônquios

Brônquio

Dos bronquíolos surgem novas ramificações que originam os dutos alveolares, que por sua vez terminam em estruturas chamadas alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas.

As inflamações nos brônquios e bronquíolos são denominadas, respectivamente, de bronquite e bronquiolite.

Função

Os brônquios são responsáveis pelo transporte do ar até os pulmões. Os médicos podem examinar internamente os brônquios através de um tipo especial de endoscopia chamado de broncoscopia.

Nas terminações de suas ramificações bronquiolares se encontram os alvéolos, que são como saquinhos de ar envolvidos por capilares. Nas membranas capilares ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico entre os alvéolos e os pulmões.

Anatomia

Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, formadas por anéis de cartilagem hialina, semelhante à da traqueia. Além da cartilagem são compostos de tecido fibroso, glândulas e fibras musculares, que fazem com que se abram e fechem.

Ocorre uma bifurcação no final da traqueia originando os brônquios direito e esquerdo. Cada um deles penetra em um pulmão através de uma região chamada hilo pulmonar. Dentro de cada lado do pulmão, o brônquio principal ou primário se ramifica muitas vezes formando a árvore bronquial.

O brônquio principal forma os brônquios lobares ou secundários, que depois se subdividem em brônquios segmentares. Cada um destes brônquios leva ar a um segmento bronco-pulmonar independente.

O brônquio principal direito é mais curto e largo do que o esquerdo e encontra-se mais verticalizado. O esquerdo é mais horizontal por causa do coração que se acomoda nessa região.

A partir dos brônquios segmentares surgem novas ramificações chamadas bronquíolos, cujas paredes são constituídas de músculo liso e sem cartilagem. O diâmetro interno de um bronquíolo é menor do que um milímetro.

Por fim, os dutos alveolares se originam dos bronquíolos e suas terminações são os alvéolos.