D. Fernando I

O Formoso

Reinado 1367-1383

Fernando I (Coimbra, 31 de outubro de 1345Lisboa, 22 de outubro de 1383), apelidado de o Formoso e o Inconstante, foi o Rei de Portugal e Algarve de 1367 até sua morte, o último monarca português da Casa de Borgonha e nono rei de Portugal. Foi último filho de Pedro I e de sua esposa Constança Manuel. Com apoio da nobreza castelhana, descontente com rei de Castela que matou o antecessor, Fernando chegou a ser aclamado rei em diversas cidades importantes de Norte a Sul da Galiza. Travou guerras contra Castela, ficando estas conhecidas por guerras fernandinas. A sua morte sem herdeiro varão levou à Crise de 1383–1385. É conhecido pela lei das sesmarias.

Vida

Foi o terceiro filho de seus pais. O irmão mais velho, Luís, nascido um ano antes, morreu com uma semana. Teve uma irmã, Maria, nascida anos antes. Depois de nascer, passadas três semanas, fica órfão de mãe. O seu pai passou a estar livre para ficar com Inês de Castro, com quem teve vários filhos, mas com a desaprovação do então rei, Afonso IV, o avô paterno de Fernando. Após a morte de seu pai Pedro I, em 1367, torna-se rei com 21 anos. Herdou um reino em paz e com o erário público cheio. Fernando, como bisneto de D. Sancho IV de Castela, através da avó paterna, Beatriz, envolveu-se em três guerras contra o país vizinho, disputando o trono de Castela. Em 1378, deu-se o grande cisma do Ocidente. Portugal alternava entre o papa de Roma e o papa de Avinhão. Estas alianças que eram desfeitas contribuíram para o cognome o Inconstante. No seu reinado de 16 anos, a nobreza adquire grande influência, em particular o conde de Barcelos, João Afonso Telo de Meneses, tio de Leonor Teles. Faleceu pouco antes de completar os 38 anos, de tuberculose.

Casamento

O rei apaixona-se por D. Leonor Teles de Menezes, já casada com João Lourenço da Cunha. O primeiro casamento de D. Leonor foi anulado. Os rumores do casamento do rei, valeu-lhe forte contestação interna, levando a população de Lisboa à revolta. O rei finge que irá ouvir os revoltosos, mas D. Fernando foge de Lisboa e casa com ela, a 15 de maio de 1372 no Mosteiro de Leça do Balio. A propriedade pertencia na altura à ordem do Hospital, sendo o prior, Álvaro Gonçalves Pereira, conselheiro do rei e pai de Nuno Álvares. Quando volta à capital, a revolta é reprimida e os cabecilhas executados. A rainha acabou por ser bastante impopular por culpa da repressão. O casamento não foi bem recebido pelo povo e sendo duma família nobre muito influente, a política do rei ia no sentido de agradar à nobreza, contribuindo ainda mais para a impopularidade da rainha. Deste casamento nasceu a filha Beatriz que casou com o rei de Castela, em 1383. Esta situação colocava o país em risco.