GABARITO
1 Leia o texto a seguir:
A memória cache é um espaço de memória, organizado na forma de bancos de memória, normalmente construída em dois ou três níveis, um diretamente na pastilha do processador, chamada de cache L1, e os demais, denominados de cache L2 e L3, construídos como componentes a parte do processador. (DINIZ; BARROS, 2009, p. 16).
Sobre a memória cache, assinale a alternativa CORRETA:
DINIZ, J. R. B.; BARROS, A. C. Infraestrutura de Hardware. 2009. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~acb/Livro/Volume_3.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
( x ) A memória cache é integrada ao processador e funciona como um buffer, esse recurso é executado idealmente na velocidade do processador e garante que o processador seja sempre alimentado com dados e código de programa.
( ) A memória cache são placas circulares planas feitas de alumínio ou vidro e revestidas com um material magnético.
( ) A memória cache pode armazenar terabytes (trilhões de bytes) de informações. Os dados são armazenados em suas superfícies em trilhas concêntricas.
( ) A memória cache é um dispositivo que consiste em vários discos rígidos, cabeças de leitura/gravação, um motor de acionamento para girar os discos e uma pequena quantidade de circuitos.
2 Leia o texto a seguir:
Atualmente, a memória principal é construída a partir da utilização de vários chips de memória DRAM, organizados na forma de bancos de memória que podem variar de centenas de Megabytes a dezenas de Gigabytes de memória. Conforme já foi dito, as memórias DRAM são memórias construídas com tecnologia capacitiva, voláteis, apagáveis, de acesso aleatório, organizadas e acessadas normalmente em palavras do tamanho da palavra do processador. (DINIZ; BARROS, 2009, p. 17).
Com base nas definições da memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM), analise as sentenças a seguir:
DINIZ, J. R. B.; BARROS, A. C. Infraestrutura de Hardware. 2009. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~acb/Livro/Volume_3.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
I- A memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) é um tipo de memória semicondutora, normalmente usada para os dados ou código de programa que um processador de computador precisa para funcionar.
II- A DRAM é um tipo comum de memória de acesso aleatório (RAM) usado em computadores pessoais (PCs), estações de trabalho e servidores.
III- O acesso aleatório permite que o processador do PC acesse qualquer parte da memória diretamente, em vez de realizar esse processo de forma sequencial a partir de um único ponto de partida.
IV- A memória de trabalho está localizada próxima ao processador do computador e permite acesso mais rápido aos dados do que dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e SSDs.
Assinale a alternativa CORRETA:
( x ) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
( ) Somente a sentença II está correta.
( ) As sentenças I e III estão corretas.
( ) Somente a sentença III está correta.
3 Leia o texto a seguir:
As fitas magnéticas são a mais antiga forma de armazenamento de dados ainda em uso. Este meio de armazenamento foi inventado no início da década de 50 do século passado. Assim como os discos magnéticos as fitas magnéticas utilizam a mudança da orientação magnética de algum tipo de material ferrimagnético como meio de gravar a informação na mídia suporte. (DINIZ; BARROS, 2009, p. 28).
A partir desse contexto, sobre as fitas magnéticas, classifique em V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
DINIZ, J. R. B.; BARROS, A. C. Infraestrutura de Hardware. 2009. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~acb/Livro/Volume_3.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
( ) As fitas magnéticas são conhecidas há mais de meio século e costumavam ser a base de todos os sistemas de segurança.
( ) As fitas magnéticas estão disponíveis em forma de cassete e cartucho. Graças aos desenvolvimentos recentes, elas podem armazenar mais de um terabyte de dados.
( ) As fitas magnéticas geralmente tem uma capacidade de armazenamento de 8 GB, porém apresentam a possibilidade de expansão de um slot extra de até um terabyte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( x ) V – V – F.
( ) V – F – V.
( ) F – V – F.
( ) F – F – V.
4 DRAM é um termo técnico para um tipo de memória de acesso aleatório (RAM) que pode reter seu conteúdo apenas por um período muito breve (medido em milissegundos) e, portanto, deve ser continuamente atualizado lendo seu conteúdo em intervalos curtos. A partir desse contexto, disserte sobre o funcionamento da DRAM e explique por qual motivo esse dispositivo tem sido usado com frequência na arquitetura dos computadores atuais.
R.: Todos os tipos de RAM, incluindo DRAM, são uma memória volátil que armazena bits de dados em transistores. Essa memória também está localizada mais próxima do processador, para que o computador possa acessá-la de maneira fácil e rápida para todos os processos que são realizados. Conforme usamos o computador, ele precisa recuperar dados e código de programação para a CPU processar.
A DRAM usa um capacitor e armazena cada bit de dados no capacitor. É a maneira mais eficiente de armazenar dados, pois o espaço necessário para o armazenamento de dados é menor em comparação com a RAM estática. O requisito de energia da DRAM é maior, pois temos que manter os capacitores atualizados para que eles possam continuar sua carga, pois o vazamento de carga está dentro do capacitor.
Apesar do fato de que a DRAM requer circuitos de REFRESH extras, ela tem sido até recentemente o tipo de memória mais usado porque é muito mais barato de fabricar do que a RAM ESTÁTICA não volátil. DRAM é o tipo mais comum de memória encontrado em SIMMs.
5 A RAM do computador é essencialmente uma memória de curto prazo, onde os dados são armazenados conforme o processador precisa. Isso não deve ser confundido com dados de longo prazo que devem ser armazenados no disco rígido, que permanecem lá mesmo quando o computador é desligado. Neste contexto, disserte sobre o funcionamento da RAM e explique qual é a relação do desempenho e velocidade do sistema a partir da capacidade da memória RAM.
R.: A velocidade e o desempenho do sistema estão diretamente relacionados à quantidade de RAM que está instalado no equipamento. Caso o sistema tenha pouca memória RAM, pode apresentar uma lentidão nos processamentos.
A RAM é essencialmente a memória de curto prazo de um dispositivo. Ele armazena temporariamente (lembra) tudo o que está sendo executado em um dispositivo, como todos os serviços específicos do sistema operacional e qualquer navegador da Web, editor de imagens ou jogo.
Além disso, a RAM evita que a CPU vasculhe o armazenamento mais lento do dispositivo – como um disco rígido ou até mesmo uma unidade de estado sólido (SSD). Por mais rápido que o armazenamento seja comparado aos drives de anos passados, eles ainda são muito mais lentos que a RAM.
Os dados que residem na RAM podem ser lidos de qualquer componente capaz quase na mesma velocidade.
GABARITO
1 Leia o texto a seguir:
O computador é o elemento físico utilizado para o tratamento de dados e obtenção da informação.
É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações. É uma máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas seguindo uma sequência de comandos de acordo com o que for especificado. O computador não faz absolutamente nada sem que lhe seja ordenado fazer (FUSTINONI; FERNANDES; LEITE, 2013, p.18).
Sobre o computador digital, assinale a alternativa CORRETA:
FUSTINONI, D. F. R.; FERNANDES, F. C.; LEITE, F. N. Informática básica para o ensino técnico profissionalizante. 2013. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/attachments/6243_inform%C3%A1tica%20b%C3%A1sica%20final.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
( x ) O computador digital normalmente consiste na unidade central de processamento (CPU), memória, dispositivos de entrada, dispositivos de saída e dispositivos de armazenamento.
( ) O computador digital é um circuito, que é usado para controlar a interface do barramento com o processador, memória cache e RAM.
( ) O computador digital possui um circuito terciário que realiza todas as tarefas que ocorrem dentro de um sistema de computador (também é conhecido como cérebro do computador).
( ) O computador digital normalmente não possui uma fonte de alimentação de energia elétrica integrada, por isso existe a necessidade do adaptador.
2 Leia o texto a seguir:
Um computador é uma máquina composta de componentes eletrônicos que tem a função de realizar algum tipo de processamento de dados. O processamento de dados ocorre mediante alguma informação fornecida ao computador, como por exemplo, digitar dados no teclado, movimentar o mouse, inserir um CD. Esse fornecimento de dados (entrada) é analisado pelo computador que executa alguma ação, o que caracteriza a fase de processamento. Nesta fase, o computador pode fazer cálculos, executar tarefas ou instruções. Ao finalizar a fase de processamento dos dados, o computador entrega um resultado, o qual chamamos de saída (FUSTINONI; FERNANDES; LEITE, 2013, p.55).
Com base nas definições dos dispositivos de entrada de dados, analise as sentenças a seguir:
FUSTINONI, D. F. R.; FERNANDES, F. C.; LEITE, F. N. Informática básica para o ensino técnico profissionalizante. 2013. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/attachments/6243_inform%C3%A1tica%20b%C3%A1sica%20final.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
I- A entrada é um processo pelo qual os computadores são fornecidos com dados de vários tipos (programas, etc.).
II- Os dispositivos de entrada são usados para processar as informações do computador e exibir o resultado para o usuário.
III- Do ponto de vista do PC, um dispositivo de entrada é um dispositivo conectado perifericamente ao computador para inserir dados no computador.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) As sentenças I e II estão corretas.
( ) Somente a sentença II está correta.
( x ) As sentenças I e III estão corretas.
( ) Somente a sentença III está correta.
3 Leia o texto a seguir:
Os componentes que constituem a CPU possuem os módulos que interpretam os códigos (software) e os que executam as funções lógicas e aritméticas de propósito gerais. Vários outros componentes são necessários para que um computador possa funcionar. Os dados e instruções devem ser inseridos de alguma forma no sistema. Para isso, é necessário um módulo de entrada de dados. Da mesma forma, o sistema precisa ser capaz de mostrar os resultados. Esses módulos são chamados de componentes de E/S. (AMARAL, 2010, p. 43).
A partir desse contexto, sobre os dispositivos de entrada, classifique em V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
AMARAL, A. F. F. Arquitetura de Computadores. 2010. Disponível em:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/04/ARQUITETURA-DE-COMPUTADORES.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
( ) A entrada é o processo de transporte de informações do mundo exterior para a CPU do computador. O requisito básico para um dispositivo de entrada é converter as informações em uma linguagem de máquina que o computador possa entender.
( ) Os dispositivos de entrada têm a função de transferir informações do mundo externo para a memória principal. O design e a função dos dispositivos de entrada desempenham um papel crucial na interação com os computadores.
( ) A seleção de dispositivos de entrada adequados é importante e às vezes severamente restringida por circunstâncias externas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) V – F – F.
( x ) V – V – V.
( ) F – V – F.
( ) F – F – V.
4 Leia o texto a seguir:
Unidades de entrada são, portanto, dispositivos físicos que capturam os dados a serem processados. Os dados podem ser do tipo texto, vídeo ou áudio. Para cada tipo de dado temos um dispositivo de entrada específico para sua leitura: teclado, mouse, scanner etc. (AMARAL, 2010, p. 16).
Um dispositivo de entrada é qualquer dispositivo de hardware que envia dados para um computador, permitindo que você interaja com ele e o controle. A partir desse contexto, disserte sobre a importância da utilização dos dispositivos de entrada na manipulação e utilização de um computador.
AMARAL, A. F. F. Arquitetura de Computadores. 2010. Disponível em:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/04/ARQUITETURA-DE-COMPUTADORES.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
R.: Os dispositivos de entrada são importantes porque são eles que permitem que você interaja e adicione novas informações a um computador. Por exemplo, se um computador não tivesse dispositivos de entrada, ele poderia ser executado sozinho, mas não haveria como alterar as configurações, corrigir erros ou outras várias interações do usuário. Além disso, se for necessário adicionar novas informações ao computador (por exemplo, texto, comando, documento, imagem etc.), sem os dispositivos de entrada isso não seria possível.
5 Leia o texto a seguir:
Os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) são constituídos, geralmente, de duas partes: o controlador e o dispositivo propriamente dito. O controlador é um chip ou um conjunto de chips que controla fisicamente o dispositivo; ele recebe comandos do sistema operacional (software), por exemplo, para ler dados dos dispositivos e para enviá-los. (AMARAL, 2010, p. 16).
Neste contexto, disserte sobre as diferenças entre um dispositivo de entrada e saída.
AMARAL, A. F. F. Arquitetura de Computadores. 2010.
Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/04/ARQUITETURA-DE-COMPUTADORES.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
R.: Um dispositivo de entrada envia informações para um sistema de computador para processamento e um dispositivo de saída reproduz ou exibe os resultados desse processamento. Os dispositivos de entrada permitem apenas a entrada de dados em um computador e os dispositivos de saída apenas recebem a saída de dados de outro dispositivo.
A maioria dos dispositivos são apenas dispositivos de entrada ou dispositivos de saída, pois só podem aceitar entrada de dados de um usuário ou dados de saída gerados por um computador. No entanto, alguns dispositivos podem aceitar a entrada e a saída de exibição e são chamados de dispositivos de E/S (dispositivos de entrada/saída).
GABARITO
1 Leia o texto a seguir:
A unidade de entrada/saída é uma abstração que é composta pelas interfaces de entrada e de saída. Através das interfaces de entrada os dados necessários para a computação são transferidos para o computador e, depois de codificados no formato binário, serão adequadamente processados. Com o uso das interfaces de saída todo o resultado da computação pode ser armazenado ou colocado à disposição do usuário sob a forma de texto, som, imagem ou meios digitais removíveis, como fita, leitor de discos óticos, etc. Algumas interfaces, como por exemplo placa de áudio, possuem tanto a função de entrada (microfone) como a de saída (caixas de som) de dados. (BORGES; SILVA, 2020, p. 154).
Sobre os dispositivos de saída, assinale a alternativa CORRETA:
BORGES, J. A.; SILVA, G. Entrada e Saída. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344620170_Entrada_e_Saida. Acesso em: 9 ago. 2022.
( x ) Os dispositivos de saída permitem que o usuário veja os resultados do trabalho do computador.
( ) Os dispositivos de saída são quaisquer dispositivos de hardware que enviam dados para um computador.
( ) Os dispositivos de saída são periféricos usados para fornecer dados e sinais de controle a um computador.
( ) Os dispositivos de saída permitem que o usuário realize diversas interações, além de possibilitar que o usuário insira dados brutos para processamento.
2 Leia o texto a seguir:
As interfaces de entrada e saída recebem também o nome de periféricos e se interconectam com o processador através de barramentos. Ao contrário do que se poderia imaginar, a maioria dos periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema. Para essa conexão são utilizados barramentos de entrada e saída que conectam os periféricos a controladores especializados (BORGES; SILVA, 2020, p. 154).
Com base nas definições dos dispositivos de saída, analise as sentenças a seguir:
BORGES, J. A.; SILVA, G. Entrada e Saída. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344620170_Entrada_e_Saida. Acesso em: 9 ago. 2022.
I- A saída é o processo de transporte de informações da CPU (Unidade Central de Processamento) do computador para o mundo exterior. É feita uma distinção entre outras coisas, dispositivos para saída em papel e saída acústica, bem como saída em dispositivos visuais.
II- Os dispositivos de saída são indicadores de resultados de processamento de dados no computador e possuem um único indicador de luz (ligado ou desligado), caractere alfanumérico, alguns displays de texto ou um ponteiro mais desenvolvido que pode exibir texto ou imagem (ou ambos) em um dos modos selecionados.
III- O dispositivo de saída mais comum – monitor –, envia todas as mensagens do sistema para o usuário, bem como os resultados do suporte do programa.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) Somente a sentença III está correta.
( ) Somente a sentença II está correta.
( x ) As sentenças I, II e III estão corretas.
( ) Somente a sentença I está correta.
3 Leia o texto a seguir:
Nos modernos sistemas operacionais o usuário não pode realizar diretamente as operações de entrada/saída, mas somente através do sistema operacional. Este procedimento é utilizado porque os programas encarregados de realizar a interface com os dispositivos de entrada e saída (os drivers) são parte integrante do sistema operacional. Como consequência temos uma maior segurança nas operações de E/S, já que um usuário não pode fazer, por exemplo, um acesso indevido aos arquivos de um outro usuário. (BORGES; SILVA, 2020, p. 155).
De acordo com essa definição sobre os dispositivos de saída de dados, classifique em V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
BORGES, J. A.; SILVA, G. Entrada e Saída. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344620170_Entrada_e_Saida. Acesso em: 9 ago. 2022.
( ) Um dispositivo de saída é um componente de hardware usado para receber dados como texto, gráficos, áudio/vídeo e assim por diante para realizar uma tarefa.
( ) Os dispositivos de saída reproduzem, interpretam ou exibem os resultados do processamento dos dados. Exemplos de dispositivos de saída incluem impressora, monitor e alto-falantes.
( ) Um dispositivo de saída pode receber dados de outro dispositivo e gerar saída com os dados. O computador controla os dispositivos de saída e, portanto, o usuário precisa apenas ver os resultados, sem necessidade de aprender todo o processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) V – F – F.
( x ) V – V – V.
( ) F – V – F.
( ) F – F – V.
4 Leia o texto a seguir:
Os dispositivos de entrada e saída podem ser de diversos tipos: teclado, mouse, vídeo, disco, impressora, áudio, etc. Para cada tipo de dispositivo existe um barramento mais adequado que é escolhido considerando-se fatores como a taxa necessária para a transmissão das informações (Mbytes/s); se o barramento será compartilhado por mais de um dispositivo ou não; se há necessidade do uso de linhas de interrupção; etc. Assim como o barramento do sistema, os barramentos de E/S são compostos por barramentos de endereço, de dados e de controle. A largura em bits de cada um deles varia de acordo com o padrão utilizado (BORGES; SILVA, 2020, p. 171).
A partir desse contexto, disserte sobre o motivo pelo qual os computadores precisam de dispositivos de saída de dados.
BORGES, J. A.; SILVA, G. Entrada e Saída. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344620170_Entrada_e_Saida. Acesso em: 9 ago. 2022.
R.: Um dispositivo de saída é qualquer dispositivo de hardware usado para enviar dados de um computador para outro dispositivo ou usuário. Normalmente, a maioria dos periféricos de saída são destinados ao uso humano, então eles recebem os dados processados do computador e os transformam na forma de áudio, vídeo ou reproduções físicas.
Exemplos típicos de dispositivos de saída são monitores e projetores (vídeo), fones de ouvido e alto-falantes (áudio) ou impressoras e plotters (reprodução física na forma de texto ou gráficos). Um computador ainda pode funcionar sem um dispositivo de saída. No entanto, você não teria como determinar o que o computador está fazendo. Usando um dispositivo de saída, você pode visualizar e obter os resultados da entrada de um computador.
5 Leia o texto a seguir:
A unidade de entrada e saída contém os circuitos de interface necessários para prover a comunicação entre os dispositivos de ENTRADA e SAÍDA com as demais partes do computador. Toda a informação é convertida de/para o formato binário pela unidade de entrada/saída.
Exemplos de dispositivos de entrada/saída são o disco rígido, teclado, terminal de vídeo, mouse, impressora, entre outros. (SILVA, 2009, p. 13).
Os monitores são os dispositivos de saída mais importantes de um computador. Sem ele, o computador está incompleto. O monitor é um dispositivo versátil do computador para a exibição visual de todos os tipos de informação.
Neste contexto, disserte sobre a evolução dos monitores ao longo dos últimos anos e o impacto dessa evolução (benefícios) para o usuário.
SILVA, G. P. Organização Básica do Computador. 2009. Disponível em: https://dcc.ufrj.br/~gabriel/arqcomp/ArquiteturaBasica.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
R.:
Os monitores LCD de primeira geração, no entanto, eram menos confiáveis e bastante insuficientes para a apresentação precisa do estímulo. Assim, muitos pesquisadores ainda relutam em equipar seus laboratórios com a nova tecnologia. Presume-se que os monitores LCD de última geração tenham características aprimoradas, mas as características exatas podem variar substancialmente entre os modelos, dificultando saber se um modelo específico e configurações específicas resultam na duração e fidelidade da apresentação pretendida (ROHR e WAGNER, 2020).
Por fim, de acordo com MANJULA (2022), podemos relacionar que os monitores de LCDs consomem menos eletricidade e são menos perigosos para os nossos olhos e não emitem raios-X. A imagem é muito nítida, graças à tecnologia de tela de cristal líquido.
Os monitores LCD contém duas folhas de elemento polarizador preenchidos com solução de cristal líquido no meio. Quando a corrente passa pela solução líquida, ela faz com que os cristais se alinhem para que a luz não possa passar entre eles. Cada cristal atua como obturador deixando a luz passar por eles e bloqueando a luz.