Parcerias

Parlamento dos Jovens 2023 

O Agrupamento participou no programa Parlamento dos Jovens ao longo do primeiro e segundo períodos, nas fases escolar e distrital.

A iniciativa partiu dos professores de Cidadania e Desenvolvimento do 9.º ano, que convidaram os seus alunos para refletir e debater o tema da Saúde Mental nos Jovens. 

Destas discussões, que tiveram momentos apaixonados, resultaram propostas que foram a votos. Duas alunas foram eleitas deputadas ao parlamento distrital e levaram as propostas do nosso Agrupamento a discussão com outras 48 escolas do distrito de Lisboa.

O Passos Manuel e o Parlamento, no Palácio de São Bento, são vizinhos desde sempre, mas nos últimos anos pouco comunicaram. Quando os professores de nono ano Bruno Morais, Inês Santos e Maria da Conceição Ferreira apresentaram aos alunos do 9.º ano a possibilidade de entrarem no Parlamento Nacional para representar os jovens de Lisboa, estes não pensaram duas vezes e aceitaram logo. Assim começou a aventura no Parlamento dos Jovens 2023 (https://jovens.parlamento.pt/Paginas/default.aspx).

Contudo, chegar a representante de um distrito não é assim tão simples.

Como em qualquer democracia, os nossos representantes devem ser pessoas apaixonadas, bem informadas e escolhidas através do voto, depois de se apresentarem e de apresentarem as suas ideias.

Começou-se, portanto, pelas ideias. Durante o primeiro período, cada turma de 9.º ano fez trabalhos de pesquisa, debates e comportou-se mais ou menos como um partido político, para chegar a um consenso sobre quais seriam as melhores medidas para promover a saúde mental nos jovens e para chegar a uma lista de candidatos. Em janeiro, imprimiram-se cartazes, fez-se campanha sala a sala para visitar todas as turmas do 2.º e 3.º ciclo e organizou-se uma eleição para o parlamento da escola. Todos os alunos do 5.º ao 9.º ano foram chamados a votar e 401 alunos votaram. A lista A foi a vencedora, com 36,2% dos votos, mas todas as listas elegeram candidatos para o parlamento escolar.

A fase do parlamento escolar foi logo a seguir às eleições, no dia 18 de janeiro. Nesse dia, os 31 deputados eleitos fizeram exatamente o mesmo trabalho que os deputados nacionais no parlamento fazem: ouviram as propostas de cada um, debateram-nas, propuseram alterações e compararam alternativas. Depois, votando as diversas propostas, chegaram a um texto final. Para além desse texto final, os alunos deste parlamento escolar tiveram ainda de tomar outra decisão: quem os representaria para levar a sua proposta ao Parlamento Distrital. No parlamento distrital, cada escola participante (e foram muitas) tem dois deputados. As alunas Madalena Sant’Ana, do 9.º D, e Maria Luíza Bolognani, do 9.º A, foram as escolhidas para esta tarefa.

A fase distrital aconteceu no final do 2.º período, nos dias 27 e 28 de março, na Escola Secundária Vergílio Ferreira. Nesta sessão a Madalena e a Maria Luíza apresentaram as propostas do Passos Manuel e ouviram as propostas de todas as outras escolas, mas também conheceram pessoas novas e outras realidades escolares. No segundo dia, trabalhando em grupo, os representantes de cada escola combinaram tudo o que tinham ouvido no primeiro dia para elaborar a melhor recomendação possível, depois debateram e votaram cada ideia. Foram 96 alunos a fazer este trabalho, mas apenas 10 representarão Lisboa na fase nacional. Infelizmente, as nossas deputadas não foram eleitas para desempenhar esse papel. Este ano, nenhum aluno do Passos Manuel estará no Parlamento dos Jovens Nacional, que acontecerá nos dias 8 e 9 de maio. Mas a Madalena e a Maria Luíza regressaram à escola cheias de vontade de participar de novo, e eu também. Gostaríamos de voltar a fazer este caminho, no próximo ano.⚫

Professor Bruno Morais

“Somos VOZ” - a problemática dos Refugiados

No âmbito do PIEI (Projeto para a Inclusão e Educação Intercultural) os alunos do 7º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel participaram numa sessão sobre a problemática dos Refugiados.

As sessões foram dinamizadas pela JRS (Serviço de Jesuítas aos Refugiados), no âmbito do projeto "Somos VOZ", que visa sensibilizar as comunidades escolares para a realidade dos refugiados.

Numa primeira parte os alunos debateram a questão do que são refugiados e quais as diversas situações que podem levar uma pessoa a fugir do seu país de origem. Num segundo momento, esteve presente um refugiado da Eritreia, que deu o seu testemunho das dificuldades que passou para conseguir fugir do seu país natal, para obter o estatuto de refugiado e para depois conseguir integrar um novo país e numa nova cultura. As sessões tiveram ainda espaço para os alunos poderem colocar as suas dúvidas, tendo os mesmos participado com grande entusiasmo. ⚫

Professor Nuno Tavares 

O Mundo na nossa Escola

No dia 27 de março, celebrou-se a Diversidade Cultural existente no Agrupamento de Escolas Passos Manuel, com a inauguração de um símbolo físico (Totem) no Bar dos alunos da nossa Escola, onde constam os 46 países de onde os alunos são oriundos, assim como a sua orientação geográfica em relação à nossa Escola.

Para a concretização deste símbolo contribuíram alguns professores, alunos e funcionários, bem como a Junta de Freguesia da Misericórdia

Estes postes da multiculturalidade integram-se no Humano Festival um intercâmbio entre escolas que culminou em 30 de março quando se trocaram fanzines, se levaram à cena peças de teatro e mostras de cinema… No Passos Manuel o programa foi muito variado de 27 a 30 de Março e incluiu trabalhos realizados em muitas disciplinas.

 https://aepassosmanuel.pt/o-mundo-na-nossa-escola/ 

Projeto GERA

O GERA foi um projeto piloto, feito em parceria pelo 8.º B da nossa Escola com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa cujo objetivo é despertar, nas gerações mais jovens, o potencial do Turismo a nível local, nacional e internacional através de uma abordagem dinâmica e interativa. Os alunos, trabalhando em equipa, aprenderam a valorizar o nosso património e a realizar um roteiro turístico.

Em Portugal existiram mais 11 parcerias entre escolas do Ministério da Educação e o Turismo de Portugal e no passado 31 de maio houve um encontro nacional para todas as escolas mostrarem os seus projetos, onde alguns alunos do 8º B apresentaram o seu projeto, com a ajuda da professora de Geografia Vanda Miranda. ⚫

Professora Vanda Miranda

https://aepassosmanuel.pt/o-que-e-o-projeto-gera/

O aluno Francisco Centeio do 8º B brilhou na apresentação,

tendo sido aclamado por todos.

“Partnerships for Science Education”

O projeto “Partnerships for Science Education” tem como objetivos aumentar o interesse dos estudantes pela procura de evidência científica para a tomada de decisão, aumentar as competências dos estudantes na aprendizagem através de projetos (project-based learning) e aumentar o interesse dos estudantes pelos currículos e profissões nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática). A nossa Escola participou, nesse âmbito, no Projeto da Associação - Prevenção Rodoviária Portuguesa, relativo à mobilidade sustentável, com  três turmas-piloto o 8º B,o 8º D e o 9º B, que desenvolveram várias atividades. Os alunos do 8º B (nas fotos), articulando as disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Físico-química, CIDES e Educação Visual, identificaram e seguiram os diferentes passos do método científico, realizando um trabalho de investigação relativo à mobilidade sustentável. Aplicaram um questionário ao pessoal docente, não docente e alunos, tendo participado 116 pessoas. Os resultados e conclusões foram apresentados a toda a comunidade educativa, incluindo profissionais da PRP e Encarregados de Educação. Com este projeto descobriu-se que, na nossa escola, a forma de deslocação no percurso casa-escola-casa é realizada maioritariamente de transportes públicos, a pé e de carro, numa definição de mobilidade integrada. Uma vez que as crianças e os jovens são dos mais afetados pelos impactos negativos associados ao trânsito, os alunos refletiram sobre a interação entre a sustentabilidade e a mobilidade. Os alunos apresentaram sugestões a várias entidades e mapas com as melhores rotas de bicicleta/trotineta e a pé para a escola, para ajudar na mudança do comportamento individual, para uma mobilidade mais sustentável. O 8º D, articulando as disciplinas de Matemática, Físico-química, CIDES, Educação Visual e Educação Tecnológica, e em articulação com a Direção de Turma, também realizou trabalhos muito significativos, apresentados e expostos no dia da apresentação do Projeto PAFSE à comunidade escolar. O 9º B trabalhou nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Físico-Química, realizando um trabalho que envolveu um inquérito aos adultos da comunidade escolar (por amostra) e a produção de diversos trabalhos. Foi um sucesso!

Professores Liliana Sousa (CN ), Carla Carreira (M), Domitila Francisco (FQ), Bruno Morais (CN) 

8º B, visitando a exposição dos cartazes elaborados em Educação Visual

Alunas Giovana Gomes e Maria Karagodina 8ºB 

Alunas Catarina Oliveira e Rosa Somsen 8º D 

Alunas Leonor Sousa e Clara Passagem 8º D 

Mindfulness? No 1º Ciclo é que sabem…

Colocado o desafio aos alunos para escreverem uma notícia sobre as sessões de Mindfulness, ficam alguns dos textos selecionados dos nossos jornalistas do 1º ciclo.

 

“Os alunos do 3º ano da escola Padre Abel Varzim fazem aulas do projeto de Mindfulness na sala, todas as quintas-feiras com a professora Teresa: sino, desenho, estrela, respirar.”

A jornalista a Aluna Alexandra Sousa

 

"Os alunos do 3º ano da escola Padre Abel Varzim fazem aulas do projeto de Mindfulness na sala, todas as quintas-feiras com a professora Teresa. Quando estás zangado, respira fundo e sai daquele lugar e, se te irritares, põe a tua mão no ouvido e tenta fazer o som da abelha ou contas até 10 e respira. Quando ninguém quer brincar contigo, não fiques triste porque ele é que perde um amigo e tu, quem fores, não fiques triste. E tu, na escola Passos Manuel, não te esqueças disto!”

A jornalista a Aluna Tauane

 

Professora Teresa Alves