Artes

Há Artistas no Passos!

O Concurso de desenho lançado e promovido pela Associação de Pais - APPM, “Artistas no Passos”, dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclo, decorreu de 17 de novembro de 2022 a 21 de março de 2023.

Após a fase de exposição, que foi inaugurada dentro do Humano Festival, o júri, constituído por Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia; Nuno Saraiva, ilustrador e professor, Cláudio Senna, artista plástico e tatuador e Adão Conde, arquiteto e ilustrador, apreciou e avaliou os 91 trabalhos a concurso.

Foram atribuídos os 1º prémios aos alunos Ariana Mota, Maria Carolina que recebeu também o prémio pelo desenho mais votado de entre a comunidade escolar, Rodrigo e Xinyn Cao (Mina).

Os 2º prémios foram para Anna Santos, Jiayi Song, Katerina Laminolia, Madalena Sant´Ana e Martina Castro.

Com os 3º prémios ficaram os alunos Addison Howard, Alexandre Pato, Antonela Silva, Eduarda Mestre e Sofia.

A entrega dos prémios aos quinze premiados decorreu no auditório da Escola em 17 de abril, celebrando desta forma o Dia do Desenhador, comemorando o nascimento de Leonardo da Vinci. ⚫


Professora Isabel Martins a partir do Boletim Nº 7 da APPM 

Xinyn Cao (Mina) 7º A 

Rodrigo Filho 8º E 

Ana França 9º D 

Maria Carolina 9º E 

Ver...

Cofres para sonhos

Os alunos das turmas A e B do 7º ano, numa interdisciplinaridade entre Português e Educação Visual, a partir da obra “Leandro, Rei da Helíria” de Alice Vieira, criaram cofres para as princesas guardarem os seus tesouros. Assim, Xinyn Cao (Mina) do 7º A criou um cofre para guardar os raios solares e Isabela Santiago do 7º B um cofre para guardar o mar. Todos os cofres ficaram muito bem! Bom trabalho!  ⚫

Professora Isabel Martins

Ouve-me / Hear me

7º E - Artes e Cultura/História/TIC - Projeto Ouve-me/Hear me: criação de um objeto artístico multimédia, que integre testemunhos orais de migrantes numa peça artística tridimensional.

Objetivo: Promover a participação ativa de todos os alunos, as trocas de ideias e de opiniões; Promover a empatia, a cooperação e o respeito pelo outro, valorizando pontos fortes e promovendo a integração na turma; Promover a valorização do património das diferentes culturas, refletir sobre as manifestações culturais do património local e global (obras e artistas).

Calendarização: 2º período - Início do projeto e captação dos testemunhos; 3º período - Edição/montagem do som e criação do objeto artístico 3D.

Numa 1ª fase a turma fez um trabalho de pesquisa sobre as migrações, causas e consequências (já trabalhados em História), e apresentou as suas conclusões, refletindo sobre esta nova realidade.

Na 2ª fase os grupos recolheram testemunhos orais de migrantes (no círculo familiar, amigos, escola), de forma a melhor perceber/respeitar diferentes culturas, nacionalidades e vivências.

Finalmente na 3ª fase os alunos apresentaram as suas propostas de objetos artísticos tridimensionais à turma, selecionaram um, e criaram em conjunto o objeto final unindo esforços e capacidades.

O objeto artístico foi concluído, mas por dificuldades técnicas (som) só será exposto no próximo ano.  ⚫


Professora Isabel Zagalo 

Há Picasso!


Pois é verdade! Em Setembro próximo, na Exposição de trabalhos dos nossos alunos há Picasso(s), Matisse(s), Van Gogh(s)…

É que os nossos alunos pintaram à Picasso, Matisse, Van Gogh e muitos outros génios da pintura, reinterpretando obras primas com a sua criatividade e irão partilhá-las connosco, para começarmos bem o ano! Fiquem atentos!  ⚫

Grupo das Artes 

Aluna Katerina Laminolia 7º B 

Aluno Davi Rocha 7º B 

Aluna Laura Bonito 8º D 

Uma exposição dentro do Passos:

Ana Carla Gonçalves

Ao entrar na Biblioteca Histórica do Liceu Passos Manuel deparei-me com um reino de pinturas de diversas tonalidades de entre várias pinceladas que surgiam de dentro para fora das grades mediterrânicas com corpos e paisagens luzidias.

A ausência do tronco superior das figuras despertou a curiosidade de uma colega que ia comigo que mais aprecia o despertar para o imaginário longínquo dos corpos celestes, pois não estavam presentes mas sim ocultos nas mentes mais humanas.

Nas paisagens que para mim eram naifs destacavam-se cores esbatidas com pranchas suaves para fumegar a melancolia dos cinco sentidos. Mas quando olhei para o abstrato a minha alma entrou em êxtase com o rasgar do mediterrâneo que culmina nos sabores mais gustativos. As cores ... ai essas mais pareciam um cirandar de laços negros e brancos que ora sorriem ora choram, mas que no fundo contrastam com as cores mais aberrantes mas que só para mim eram esbatidas  ⚫

Professora Célia Almeida 

A Professora Ana Carla Gonçalves é a autora da sinalética da Escola. 

ASE 

GAAF

Centro de Apoio à Aprendizagem 

Bar dos Alunos

Rapsódia no Passos Manuel…

Uma rapsódia que não foi mais do que o expressar de uma forma onírica sons, palavras e frases que nos remetem para cânticos duplamente sentidos, desde os primórdios do tempo até ao século XXI, conjugando a paisagem rural com a urbana, mas extasiando-se de pesares sentidos através de elevações e quedas na sua partitura.

A combinação do cómico e do trágico fulminou onomatopeias de animais e artilharia que não deixaram passar em branco tudo o que um observador e ou ouvinte sente, aquilo que já não era mais o de outrora.

Uma rapsódia no Passos Manuel…


Alunos de Artes do Espetáculo/Interpretação e Professora Filomena Oliveira.

Professora Célia Almeida