Aqui, você terá acesso a algumas aulas para conhecer a minha forma de trabalho e compartilhamento de conteúdo. Esses conteúdos fazem parte de um curso pago. Para obter mais informações acesse: https://forms.gle/Da81mt6yEBpSEvUv5

Aula 01 - Linux e Windows

Nesta primeira aula, passo a visão geral dos sistemas operacionais Windows 10 e Ubuntu, uma das distribuições Linux mais populares.

Aqui, falaremos um pouco sobre Explorador de Arquivos, Diretórios, Pastas, Writer, Calc, Impress, Word, Excel, Power Point, Calculadora, Terminal, Comandos, Gerenciador de Processo do Windows e suas características, Virtualização, Segurança da Informação e mais.

Essa é aula inaugural, onde mostro a instalação do Ubuntu, de forma virtualizada, dentro do Windows, através do programa, VirtualBox, e faço comparações com o Windows para te familiarizar e preparar para os próximos episódios.

É então, vamos nessa?!

Ubuntu é uma distribuição Linux, muito conhecida no campo da tecnologia, por sua facilidade de uso. Você pode pensar o Linux como uma forma de bolo que originou diversos tipos de sabores. Temos bolos de limão, chocolate, cenoura. E assim, temos diversos tipos de distribuições Linux. Fedora, Debian, Ubuntu, Linux Mint, Slackware, Kali Linux, Open Suse, e centenas de outras distribuições.

Por o Linux ser uma distribuição de uso gratuito, sem precisar adquirir uma licença paga para sua utilização, e pelo controle que ele da ao usuário e administrador, de poder fazer diversos tipos de configurações de acordo com a sua necessidade, ele é amplamente utilizado em empresas e órgãos governamentais.

No Linux, é possível inserir comandos, criar programas, alterar tudo que precisar, desde a parte gráfica, até toda a infraestrutura do sistema operacional, bloquear todos os tipos de acesso, e deixar com que o usuário só faça aquilo que é permitido e esperado que faça.

Nele é possível restringir que o usuário não seja capaz de alterar arquivos, ou mesmo apagá-los sem a permissão do administrador. Ele também pode ser bloqueado de instalar programas, acessar a internet, acessar determinados tipos de sites, em horários determinados, e assim, o administrador da rede, dos computadores, da empresa, poderá ter um controle maior sobre o que cada usuário pode, deve e faz nos computadores da instituição.

Gostou? Para mais, assista os vídeos acima para conhecer um pouco deste universo na visão dos concurseiros de plantão. Se gostou desse conteúdo, acesso o link acima e solicite acesso ao grupo de estudo fechado. Até mais! sudo init 0.