Como descobrir o que fazer com o conhecimento que se tem?

Esse conteúdo é um pouco diferenciado dos demais, mas seguindo o Stan Lee:

"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades!".

Todo cientista em algum momento da sua vida fará essa pergunta:

Eu devo participar desse projeto?

Ao longo da sua jornada de aprendizados e carreira, seja você um cientista da computação, analista de sistemas, desenvolvedor, programador, designer, ou qualquer outra área de tecnologia, temos que entender que temos a capacidade de direcionar o futuro das pessoas, e isso envolve, ajudar pessoas e contribuir em projetos.

Ao longo dos anos, tive contato com diversos tipos de pessoas e projetos.

Fui convidado para projetos simples e complexos. Já me convidaram para desenvolver sistemas completos, lojas virtuais, ampliar instituições. A minha vontade de praticar meus conhecimentos e de ser remunerado por isso, acabou me fazendo dizer "sim" no primeiro momento, e depois ao ver a realidade e os objetivos das pessoas, dizer "não", e sair dos projetos.

A área de tecnologia é uma área que pode gerar muitos empregos, muitas demissões, justificar aumentos de trabalho e ampliações, assim como, justificar a necessidade de redução de recursos, diminuição de equipes, e tantas outras opções que a maioria das profissões não permite.

Tudo isso só acontece por um único motivo, que é:

Temos acesso a um grande volume de dados digitais, e sabemos transformar esses dados brutos em conhecimento, em informação que auxilia as pessoas na tomada de decisões.

Hoje em dia, todas as empresas, instituições, organizações, seja estas públicas ou privadas, que são digitais, nada mais são do que centros de inteligência de negócios através das tecnologias.

Devido a isso, encontraremos muitos gestores, diretores, empregadores que não se adequam a nossa cultura de trabalho, valores, crescimento e com ou sem valores morais e éticos.

Por isso, quanto maior for o seu nível de conhecimento, quanto maior for a sua competência técnica, quanto maior for o seu nível de responsabilidades e atribuição, maior será o peso que terá nas mãos, pois você poderá influenciar muito mais dentro de uma organização do que os próprios gestores dela.

Informação é Poder!

Poder para trazer melhorias, ou para causar problemas civis, penais e administrativos.

Por isso, na área de tecnologia, recomendo que faça algo singular. Fortaleça seus valores, crenças, objetivos, sonhos e não apenas um especialista puramente técnico.

Aprenda a valorizar suas softskills da mesma forma que valoriza suas hardskills.

Desenvolva seu pensamento estratégico, capacidade de negociação, postura profissional, organização, planejamento, estratégia, propósito, foco, alta performance, a sua marca pessoal, capacidade de gestão, disciplina, constância, controle emocional.

Mas, além de tudo isso, aprenda a falar.

A comunicação é o maior pilar da vida em sociedade. Então, aprenda a se posicionar, a falar, a defender seus argumentos, a controlar suas emoções nos seus discursos, a inspirar, emocionar, a transmitir suas ideias, pensamentos e aspirações.

Comunique sua essência e tenha uma escuta empática.

Para ajudar os outros é preciso se ajudar primeiro. Melhores suas habilidades a ponto de ficar de Pé com postura de profissional de referência que tem autoridade no que diz e representa.

Cuide da sua saúde física e mental, e pense no profissional que você gostaria de ser quando você já estiver realizado profissionalmente, financeiramente e socialmente.

Para fechar, vou deixar um exercício para te ajudar a se posicionar, e decidir melhor sobre quais ideias e projetos você deverá aceitar. Tudo bem?

Quando surgir uma oportunidade pense nessas perguntas:

Após concluir esse projeto, qual será o resultado?

Estou de acordo com o resultado?

Os valores do meu empregador são importantes para mim?

A empresa respeita seus colaboradores e os trata bem?

Qual o impacto do meu trabalho no local de implantação do projeto?

Esse projeto me ajuda a me manter financeiramente e cuidar da minha saúde física e mental?

Se tira a tua paz, se te incomoda em algo, se você não se sente bem com algo, vale a pensa investigar.

Confie mais nos seus instintos e busque entender o que eles tem a te dizer.

Normalmente, seus instintos estão certos.