REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

“Potenciar aprendizagens outdoor com Realidade Aumentada - a app EduPARK”

O projeto EduPARK* da Universidade de Aveiro promove estratégias inovadoras de aprendizagem interdisciplinar, em ambientes outdoor, que conjugam práticas educativas com dispositivos móveis e Realidade Aumentada, no Parque Infante D. Pedro de Aveiro. A sua equipa desenvolveu uma aplicação (app) que permite aceder a conteúdos em Realidade Aumentada relacionados com o parque, em modo livre e em modo de jogo, e que está disponível de forma gratuita na Google Play Store (http://edupark.web.ua.pt/app). O modo jogo permite explorar o parque através de guiões dirigidos a alunos e professores do Ensino Básico ao Superior, havendo também um para o público em geral/visitante do parque.

O projeto acabou de receber o prestigiado prémio europeu “Team Award for Innovation in Teaching and Learning” atribuído pelo Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras - European Consortium of Innovative Universities (ECIU). Este Consórcio visa premiar e dar visibilidade a equipas multidisciplinares com práticas exemplares e inovadoras, que procuram a excelência pedagógica e desafiam o pensamento convencional sobre a forma como as pessoas aprendem.

Neste workshop pretende-se apresentar um exemplo de recurso educativo inovador em contexto outdoor e fomentar a utilização de ferramentas de exploração de conhecimento interdisciplinar através do acesso a conteúdos apelativos em Realidade Aumentada. Trata-se, portanto, de um workshop de interesse para professores, profissionais de educação não formal, investigadores em educação e designers de recursos educativos digitais. O workshop segue uma metodologia de aprendizagem ativa e encontra-se estruturado da seguinte forma:

i) apresentação do projeto EduPARK;

ii) simulação da exploração da app EduPARK, pelos participantes, como se estivessem no parque;

iii) trabalho colaborativo, em duplas, para planear recursos com conteúdos em Realidade Aumentada, passíveis de ser utilizados em atividades educativas outdoor;

iv) avaliação do workshop, através do preenchimento de um questionário anónimo.


*O projeto EduPARK (http://edupark.web.ua.pt) é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do COMPETE 2020.

Materiais:

Responsáveis:

    • Lúcia Pombo (coordenadora do projeto EduPARK)

Doutorada em Educação, Doutorada em Biologia, Mestre em Ciências das Zonas Costeiras e Licenciada em Biologia. É membro da Coordenação do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) sediado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA) e membro do Laboratório de Conteúdos Digitais. Tem participado ativamente em projetos europeus e nacionais, na área da integração das TIC em Educação, com recurso a Realidade Aumentada, dos quais se destaca o Projeto EduPARK (EduPARK) que coordena. Tem dado cursos e ações de formação acreditadas a professores na área da integração das tecnologias no Ensino.

    • Margarida M. Marques (investigadora do projeto EduPARK)

Doutorada em Didática e Formação, ramo Didática e Desenvolvimento Curricular, Mestre em Gestão Curricular e Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia, pela Universidade de Aveiro (UA). Membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e membro do Laboratório de Conteúdos Digitais situados no Departamento de Educação e Psicologia da UA. Tem trabalhado na área da Educação para as Alterações Climáticas e o seu principal interesse atual centra-se na utilização das tecnologias, como os Dispositivos Móveis e Realidade Aumentada, e de estratégias de ensino baseado no jogo na promoção da Literacia Científica.


Data de Realização: 19 de janeiro – Sábado às 14h00

Localização: Sala WS04 – Escola Secundária de Tomaz Pelayo

Destinatários: Professores dos Grupos - 230, 500, 510 e 520 (existe a possibilidade de participação para professores de outros grupos de recrutamento).

Duração: 4h – com intervalo (15min)


Material necessário:

  • Espera-se que os participantes neste workshop tragam um dispositivo móvel Android, para participarem na atividade; no entanto, caso não possuam, o projeto EduPARK disponibilizará dispositivos móveis para utilização no workshop.

Para mais informações contacte-nos através do nosso contacto ou do email encontrar2019@gmail.com