REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Neste workshop vamos explorar a relação da Realidade Aumentada com um conceito clássico da geometria e do desenho - a Anamorfose. Veremos que a anamorfose é o conceito basilar que fundamenta não só a perspectiva clássica mas os mais modernos sistemas de realidade virtual, mista, e aumentada. Através de uma generalização da máquina de perspectiva de Dürer aprenderemos a construir ilusões de óptica em anamorfose cónica, que relacionaremos com o ensino da perspectiva linear e com construções em Geometria Descritiva (GD). Aprenderemos a utilizar as construções de GD para criar anamorfoses com pontos de observação controlados que podem ser visualizadas com a ajuda da camara de um telemóvel. De seguida mostraremos como generalizar estas construções para construir anamorfoses sobre superfícies curvas, como cilindros, o que nos permitirá por sua vez obter anamorfoses imersivas e perspectivas esféricas que podem ser desenhadas "à mão" (com régua, compasso e transferidor) - e visualizadas de forma imersiva através do software de panoramas VR disponivel gratuitamente nas redes sociais.

Materiais:

Responsáveis:

    • Manuel Flores (Agrupamento de Escolas de Vila Verde)

Professor de Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário, Mestre em Educação, na área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional, pela Universidade do Minho. Mestre em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa. Encontra-se a realizar o Doutoramento em Média-Arte Digital, na Universidade Aberta e Universidade do Algarve. Colabora com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação e é responsável pelo Projeto de Investigação “Anamorfose e Realidade Aumentada: Uma proposta de itinerário para o estudo da Geometria na Disciplina de Educação Visual”.

    • António Bandeira Araújo (Universidade Aberta)

Doutorado em Matemática (Geometria) e licenciado em Física pela FCUL. É Professor Auxiliar na Universidade Aberta, investigador do CIAC-UAb e colaborador do CMAF-CIO. Investiga as relações da geometria com as artes visuais. Recentemente tem estudado as aplicações das perspectivas curvilíneas e anamorfoses imersivas ao desenho de perspectiva em ambientes de realidade virtual/mista. http://univ-ab.pt/~aaraujo/


Data de Realização: 19 de janeiro – Sábado às 14h00

Localização: Sala WS03 – Escola Secundária de Tomaz Pelayo

Destinatários: Professores dos Grupos - 240, 600 e 530 (existe a possibilidade de participação para professores de outros grupos de recrutamento).

Duração: 4h – com intervalo (15min)


Materiais necessários:

  • Tablet e/ou smartphone

Para mais informações contacte-nos através do nosso contacto ou do email encontrar2019@gmail.com