162) Utilização de Drones em Obras de Engenharia

Drones na Construção Civil

Inovação é a palavra que descreve o futuro !

Desde 2018 pensando sempre em melhorar nossos serviços, utilizamos tecnologia para garantir serviços com qualidade, segurança e agilidade, coma utilização de Drones executamos o mapeamento aéreo para inspecionar e melhorar qualidade e segurança das nossas obras.

Nessas inspeções são mapeadas os taludes e seu entorno, analisando a integralidade dos terrenos, instabilidades, falhas geológicas e geotécnicas o dispositivos de drenagem, trincas de tração, ravinas e vosoroca, infiltrações e dos acessos.

Todos os registros são feitos por imagens de alta qualidade e processados em avançado software de análise de terrenos.

Utilização de Drones para acompanhamento de obra

Aplicações para implementar na obra

Todos conseguimos perceber a importância que a Construção Civil tem para o país desde que algumas das principais construtoras entraram em crise nos últimos anos.

Milhares de empregos foram perdidos e a utilização de Drones na construção civil acabou por um tempo tendo uma prioridade secundária.

A tempestade neste setor parece ter encontrado um fim e os primeiros raios de Sol já começam a ser avistados no horizonte e com isso as demandas por utilização de Drones na construção civil aumentaram significantemente em 2018.

Agora que sabemos que este rico setor está de volta, vamos conhecer algumas aplicações interessantes que podem representar mais agilidade, segurança, economia e informações diferenciadas do canteiro de obras.

1 – Mapeamento da área a ser construída:

Esta fase da construção sempre representou um custo elevado da obra e consumiu boa parte do cronograma. Equipamentos caros e análises longas eram requeridas como estudo inicial de um empreendimento. É certo que em algumas circunstâncias, utilizar Drones na construção civil não substitui a presença humana e técnicas mais consagradas, porém a inovação que os Drones trouxeram já representam uma excelente economia e diminuição de prazos.

2 – Simulações e prévias de lançamentos

Construtoras com visão de Mercado, que utilizam a tecnologia a seu favor, investem muito na experiência do cliente. As chances de concretizar uma venda aumentam muito desde que o cliente consiga visualizar ou até mesmo fantasiar seu futuro lar e a vizinhança ao redor.

Seguindo este caminho de inovação, as empresas têm investido na contratação de Drones para somar ao seu portfólio de venda, tanto vídeos e fotos, quanto modelos 3D e até simulações em realidade virtual de modelos digitais de terreno gerados pelas imagens aéreas.

Uma atividade muito popular entre as construtoras é a simulação da vista por andar, onde o cliente tem a oportunidade de visualizar tudo que poderá desfrutar de sua futura sacada.

3 – Segurança e Seguro:

Um detalhe que faz muita diferença no custo final de empreendimentos e obras de grande porte e que grande parte das pessoas desconhece é o custo dos seguros. Eles servem para resguardar as empresas desde a cobertura de acidentes com funcionários a até atrasos e falhas de projeto.

Verificar se os funcionários estão utilizando o equipamento de segurança adequado ou se uma estrutura da construção está torta são tarefas simples para os Drones e economizam um tempo precioso de recursos humanos que podem ser utilizados em outras funções de igual importância.

Utilizando Drones, as empresas podem detectar problemas com antecedência, antes que estes se tornem grandes dores de cabeça e custem muito mais caro do que uma simples contratação de serviço de Drones.

Por fim, diminuindo o risco dentro da obra, as empresas ainda podem barganhar um bom desconto no valor final do seguro.

4 – Progresso da Obra:

Se você já comprou um apartamento na planta, sabe o quão emocionante é acompanhar mês a mês o desenvolvimento da construção. Clientes ávidos por informações e detalhes pagariam mais e aumentariam os índices de satisfação com a compra caso tivessem mais ângulos de visão e relatórios quinzenais ou até semanais do andamento da obra. Tudo isso aplica-se ao que há de mais moderno em User Experience ou seja, a experiência que seu cliente terá com a sua empresa.

5 – Inspeção da Obra:

As inspeções costumam ser uma grande fatia do custo de uma obra. Cada setor deve respeitar leis específicas e gerar laudos seguindo sérios padrões de qualidade.

Inspeções com Drones vão variar desde análise de fissuras e vazamentos em telhados a até o progresso de estruturas metálicas e acabamento utilizando concreto. Utilizando ferramentas complementares como sensores termais, é possível identificar infiltrações ou problemas elétricos com bastante antecedência e ainda fazendo um mapeamento da obra, obtem-se medidas, posicionamento, volumes, inclinações e etc.

Por fim, não importa o tipo de obra, inspeções podem ser feitas de maneira mais rápida, segura e simples utilizando Drones e seus acessórios e ferramentas de apoio.

6 – Monitoramento dos Operários:

Se as construtoras querem manter seus operários mais seguros e com alta produtividade sem gastar altas cifras contratando um time inteiro de supervisores, certamente um ou dois Drones ajudariam a manter um olho na operação, dependendo do tamanho da área em construção.

Os Drones podem monitorar toda uma área, substituindo inclusive motocicletas e automóveis que percorrem grandes áreas, são lentos e geram custo operacional altíssimo para as empresas.

Dependendo da altura de voo do Drone, os operários provavelmente nem perceberão que estão sendo monitorados, diferentemente de uma abordagem direta e em solo, feita por uma patrulha ou um supervisor.

Construtoras têm contratado serviços de Drones para terem certeza de que a obra está organizada, segura, correta e dentro do prazo do cronograma.

7 – Campanhas publicitárias:

Lançamentos de empreendimentos comerciais ou residenciais têm demandado muito a utilização de Drones. O alto custo da contratação de helicópteros ficou no passado e as tomadas, aproximações e ângulos capturados pelos Drones são imbatíveis.

A imagem aérea do entorno de um novo condomínio ou a visão macro de todo um bairro, identificando pontos comerciais, localizações turísticas ou tradicionais pode ajudar muito a concretizar uma venda. Os clientes querem ter certeza que a 5 quarteirões de distância de seu novo lar não existe uma área perigosa ou que degrade de alguma maneira a região e deprecie o preço futuro do seu imóvel.

8 – Drones utilizados pelos bombeiros para apagar incêndios em edifícios

Os drones vem transformando o modo como são realizadas atividades tidas como perigosas.

Se antes, em muitas delas, era necessário que homens arriscassem suas vidas a fim de realizá-las, hoje elas podem ser feitas com essas aeronaves não tripuladas.

A evolução dessa tecnologia fez com que ela pudesse ser empregada em contextos inimagináveis.

Um deles são as situações de incêndio.

Aqui, os drones podem ser empregados, realizando atividades com agilidade, rapidez e segurança.

Para falar um pouco mais sobre a utilização de drones nessas situações, escrevemos este texto. Confira!

Combate ao fogo com drones

Não se trata de um projeto para um futuro distante, mas de uma realidade já consolidada.

No Corpo de Bombeiros de São Paulo, para usar um exemplo brasileiro, os drones já são utilizados desde o final de 2015.

Os drones são muito eficientes em situações de incêndio, visto que, além de realizarem tarefas de maneira rápida e ágil, permitem o acesso remoto às áreas atingidas.

Com isso, evitam o desgaste das equipes e bombeiros envolvidos em determinadas tarefas.

Assim, é possível a esses profissionais concentrar seus esforços em outras atividades.

Com o uso desses equipamentos é possível identificar os focos de incêndio com rapidez e precisão impensáveis até anos atrás.

Ademais, a visão panorâmica de grandes áreas proporcionadas pelas câmeras acopladas aos drones permite que se tenha uma visualização privilegiada dos eventos de incêndio.

De fato, com a utilização desse recurso, pode-se ter uma visão do alto, podendo-se, a partir daí, verificar a área afetada pelo incêndio e para onde ele se expande.

O monitoramento de áreas mais vulneráveis a incêndios, como, por exemplo, matas e reservas florestais, também pode ser feito com drones.

Algumas áreas de reserva contam com câmeras de vigilância. Contudo, com os RPA’s é possível se chegar a locais de difícil acesso, além de se ter uma melhor visibilidade.

Com isso, é possível que eles auxiliem no enfrentamento a incêndios feitos de maneira criminosa.

Além dessas vantagens, operações com drones são bem menos onerosas em relação àquelas realizadas da maneira convencional.

Os modelos de drones utilizados em incêndios

Para cada tipo de tarefa há um modelo específico de drone, com características e recursos específicos.

Os drones são classificados em três grandes grupos, os quais dizem respeito a sua utilização e aplicação.

Os grupos são: aqueles que têm asas rotativas, os de asas fixas e os mais leves que o ar.

Os drones de asas rotativas têm uma velocidade menor do que os de asas fixas.

Suas características permitem que ele decole e aterrisse na vertical, podendo ainda parar no ar.

Por isso, são os mais indicados para o uso em situações de incêndio e em outras circunstâncias que envolvem monitoramento de áreas.

A possibilidade de parar em determinados pontos quando ainda em voo, permite que se posicione a câmera do drone em determinados ângulos.

Esse movimento permite ainda a aplicação de zoom nas imagens obtidas por meio dessa tecnologia.

Trata-se de um modelo portátil e leve, facilmente encontrado no mercado. Seu sistema de captura de imagens permite filmagens.

Novos modelos, mais eficiência no enfrentamento de incêndios

Um dos modelos que se enquadra nessa categoria de drones é o FAROS (Fireproof Aerial Robot System).

Trata-se de um quadrotor revestido com uma “casca” de aramida, que oferece resistência ao calor proveniente das chamas.

Além disso, o drone, pensado para agir em incêndios em casas e prédios, é equipado com câmeras térmicas e um scanner laser 3D.

Um outro protótipo se utiliza de ondas sonoras de baixa frequência para combater chamas em florestas.

Nesse artigo, explicamos como ocorre o combate a incêndios com a utilização de drones. Falamos em como eles auxiliam equipes de corpos de bombeiros brasileiras na identificação de focos de incêndio e monitoramento de áreas vulneráveis.

LUIZ ANTONIO NARESI JUNIOR

Luiz Antonio Naresi Júnior é engenheiro civil com ênfase na área de Saneamento, possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e em Engenharia Geotécnica pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). É especialista em obras de Fundação Profunda, Contenções de Encosta, Obras de Artes Especiais, Projetos de Contenção, Infraestrutura Ferroviária e Rodoviária. Atualmente é sócio da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), diretor do Clube de Engenharia de Juiz deFora (MG) desde 2005 até 2017, participa como voluntario pela ABMS como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, Professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras (CEJF / CREA/MG), consultor de fundação pesada e geotecnia, comercial e assessor da diretoria da Empresa ProgeoEngenharia Ltda .

Livros:

https://www.flipsnack.com/naresi/monografia-curso-de-geotecnia-eng-luiz-antonio-naresi-j.html

Endereços para contato:

LAN CONSULTORIA GEOTECNIA E FUNDAÇÕES - RPA

RUA DELFIM MOREIRA, 85 - SALA 701 - 2o andar

CEP. 36.010-570 - JUIZ DE FORA - MG - BRASIL

TEL.: (31) 99230-1333 - TIM

TEL.: (32) 3212-9170

www.consultoria.naresi.com

naresi@naresi.com

https://www.youtube.com/c/naresijr

Data de Criação do Site : (20 de abr de 2010 01:47)

https://sites.google.com/site/naresifundacoesegeotecnias/109-artigo---especificacao-e-procedimentos-de-sondagem-a-percussao-de-simples-reconhecimento---spt/FOLDER%20DE%20SONDAGEM%20LAN%202009.jpg?attredirects=0

www.progeo.com.br

naresi@progeo.com.br

Execução de Sondagens em Todo d Brasil

Projetos e Parcerias

CLUBE DE ENGENHARIA DE JUIZ DE FORA

R. Halfeld, 805 - Centro | Juiz de Fora - MG | CEP: 36010-003

clubedeengenharia.jf@gmail.com

Tel: (32) 3215-3653

CREA - MG

Sede do Crea-Minas​​

Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG - CEP 30170 917.

Telefone: (31) 3299 8700​

Unidade de Atendimento Regional - Juiz de Fora - MG

Rua Halfeld, nº 414, sala. 306 a 310, Centro, Juiz de Fora - CEP.: 36010-000

(32) 3215.4278 de 08h30 as 17h

creajuizdefora@crea-mg.org.br

ABMS

Av. Queiroz Filho, 1700 – Torre A, Sala 106 - 05319-000 – São Paulo, SP – Telefone:(11) 3833-0023 – abms@abms.com.br

SINGEO - MG

O Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais (SINGEO-MG) tem como base os Geólogos e Engenheiros Geólogos que atuam no Estado. A sede está localizada na cidade de Belo Horizonte - Av. Álvares Cabral 1600, 2º andar, Santo Agostinho. A diretoria é composta por quatro diretores e três membros do conselho fiscal, com mandatos de dois anos, eleitos pelo voto direto de seus associados.

MUTUA - CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA

Localização

SCLN - 409 - BLOCO E - ASA NORTE - BRASÍLIA - DF - CEP: 70.857-550 - TEL.: (61) 3348-0200

CONFEA CREA

SEPN 508 - Bloco A,

Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho

CEP: 70.740-541 - Brasília, DF

Telefone Geral: (61) 2105-3700

SENGE - MG

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG

CEP: 30190-110

(31) 3271 7355 • (31) 3546 5151

PET CIVIL UFJF

https://blogdopetcivil.com/2017/05/22/evento-10-anos-pet-civil/

http://www.ufjf.br/petcivil/

https://www.facebook.com/PetCivilUfjf/

Rua José Lourenço Kelmer, S/n - Martelos - Campus Universitário

CEP: 36036-330 Juiz de Fora

CREA - JR

Sede do Crea-Minas

Av. Álvares Cabral, 1600

Santo Agostinho

Belo Horizonte - MG

Cep:30170-001

Telefone: 31 3299-8700

ABEF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES E GEOTECNIA

Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia

CONTATO:

Avenida Queiroz Filho, 1700 - Vila Hamburguesa - São Paulo / SP

Conjunto 716 - Torre E - Villa Lobos Office Park

CEP: 05319-000

abef@abef.org.br

(11) 3052-1284

(11) 3885-1735

ESCALLA CURSOS

TELEFONE

+55 (17) 3364.3508 / 3364.3509

+55 (17) 99140-2020 (WhatsApp)

EMAIL: comercial@escallacursos.com.br

ENDEREÇO

Rua General Glicério, 3145, 5 andar, São José do Rio Preto/SP

https://br.yumpu.com

https://www.yumpu.com/en/account/create

LIVRO DE VISITAS

http://users2.smartgb.com/g/g.php?a=s&i=g26-35253-2c