152) Sinalização de Segurança em Canteiro de Obras

Sinalização de segurança em canteiro de obras 

NR-18, Segurança do Trabalho nas Empresas

A sinalização de segurança em canteiro de obras fazem sua parte como medida preventiva contra riscos aos trabalhadores. 

Ela e importante, segue a obrigatoriedade mínima da (NR-18) que orienta de que forma ela deve ser utilizada. 

Conceito: 

Sinalização de segurança, entende-se por : Aquela sinalização que está relacionada com um objeto, uma atividade ou uma determinada situação, suscetíveis de provocar determinados perigos para o trabalhador.

Esta sinalização fornece uma indicação relativa à segurança no trabalho, através de uma placa com forma e cor característica, de um sinal luminoso, de um sinal acústico, ou através da comunicação verbal ou gestual.

Sinalização de segurança em canteiro de obras 

A falta de estrutura nas construções são uma das várias razões da ocorrência de acidentes e lesões na construção civil e por isso, para fornecer um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores, é necessário que os gestores cumpram com as exigências da sinalização de segurança e tenham consciência de que este ambiente de trabalho pode ser muitas vezes complexo.

 A sinalização de segurança possibilita uma melhor organização na obra e oferece informações e orientações claras também para quem está de passagem por ali.

É preciso sempre estar atento ás sinalizações dos riscos, pois muitas vezes não parecem estar presentes. 

A NR-18 é responsável também por regulamentar a sinalização de segurança em obras, ela define no item 18.27: 18.27.1 O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de: 

a) identificar os locais de apoio que compõem o canteiro de obras;

b) indicar as saídas por meio de dizeres ou setas; 

c) manter comunicação através de avisos, cartazes ou similares; 

d) advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos;

e) advertir quanto a risco de queda; 

f) alertar quanto à obrigatoriedade do uso de EPI, específico para a atividade executada, com a devida sinalização e advertência próximas ao posto de trabalho;

g) alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de materiais por grua, guincho e guindaste;

h) identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra; 

i) advertir contra risco de passagem de trabalhadores onde o pé-direito for inferior a 1,80 m (um metro e oitenta centímetros;

j) identificar locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas. 

18.27.2 É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver a serviço em vias públicas, sinalizando acessos ao canteiro de obras e frentes de serviços ou em movimentação e transporte vertical de materiais. 

18.27.3 A sinalização de segurança em vias públicas deve ser dirigida para alertar os motoristas, pedestres e em conformidade com as determinações do órgão competente. Empresas também devem levar em consideração a norma regulamentadora 26 que tem como objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos. Os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC) também são obrigatórios e exigidos pela NR-06 para garantir a segurança dos trabalhadores e do ambiente de trabalho. Veja aqui o texto: “EPI e EPC – Qual a diferença?” 

Empresas que não cumprem com a legislação podem sofrer multas ou até ter sua obra embargada. Portanto sempre fique atento às normas! A INBEP oferece o curso de EPI (NR-6) e também o curso da NR-18!

Boas práticas quanto a sinalização de segurança em canteiro de obras  

Para fornecer a sinalização adequada, procure: 

Sinalização de segurança: NR-26 e NBR 7195 15

A sinalização de segurança serve sobretudo para prevenção de acidentes, identificação de equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações de líquidos e gases para adversão contra riscos e também alertar sobre os riscos existentes no ambiente. 

Sinalização de segurança segundo a NR-26 e NBR 7195:

 A NR-26 determina dois aspectos da sinalização de segurança, o primeiro é a utilização da cor no ambiente de segurança do trabalho, onde é determinada no item 26.1: 

26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

26.1.2. As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais. 

26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. 

26.1.4 O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador. 

As cores segundo a NBR 7195 – Sinalização de segurança

 Já a NBR 7195 estabelece as cores específicas para cada tipo de sinalização, formando um padrão para todos. Confira a seguir:

Cor Vermelha

item 3.1.1.1 – É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela. 

A norma também determina que a cor vermelha não deve ser usada para assinalar perigo. 

3.1.1.3 A cor vermelha também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes de sinalização de tapumes, barricadas, etc., e em botões interruptores para paradas de emergência. 

3.1.1.4 Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha (e a de oxigênio de cor verde).   

Cor Amarela É a cor usada para indicar “cuidado!”. É utilizada, por exemplo, em: partes baixas de corrimões, parapeitos, pisos e portas de elevadores que fecham verticalmente. 

Este cor é normalmente utilizada para equipamentos de transporte e manipulação de material (ex: empilhadeiras e tratores industriais). Onde há presença da listra amarela na vertical ou inclinada, associadas com preto, pode significar perigo duplo.

 Cor Branca Esta é a cor empregada em: 

a) faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas; 

b) setas de sinalização de sentido e circulação; 

c) localização de coletores de resíduos; 

d) áreas em torno dos equipamentos de socorros de urgência e outros equipamentos de emergência; 

e)abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde. 

Cor Preto 

 É a cor empregada para identificar coletores de resíduos, exceto os de origem de serviços de saúde. Normalmente identifica canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade.

Cor Azul  

É a cor utilizada para indicar uma ação obrigatória, como:

 a)determinar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) (por exemplo: “Use protetor auricular”);

 b)impedir a movimentação ou energização de equipamentos (por exemplo: “Não ligue esta chave”, “Não acione”).

 Cor Verde 

É a cor usada para caracterizar “segurança”. É empregada para identificar: 

a)localização de caixas de equipamentos de primeiros socorros;

b)caixas contendo equipamentos de proteção individual;

c) faixas de delimitação de áreas seguras quanto a riscos mecânicos; 

d)faixas de delimitação de áreas de vivência (áreas para fumantes, áreas de descanso, etc.);

e)sinalização de portas de entrada das salas de atendimento de urgência; 

3.1.4.2 Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de oxigênio deve ser de cor verde (e a de acetileno de cor vermelha) 

Cor Laranja É a cor empregada para indicar “perigo”. É utilizada, por exemplo, em: 

a) partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos;

 b) faces e proteções internas de caixas de dispositivos elétricos que possam ser abertas; 

c) equipamentos de salvamento aquático, como boias circulares, coletes salva-vidas, flutuadores salva-vidas e similares.

 Cor púrpura É a cor usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. É empregada, por exemplo, em:

 a) portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos; 

b) locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos;

 c) recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos e equipamentos contamina-dos por materiais radioativos; 

d) sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

 Outros aspectos da NR-26 – Sinalização de segurança

 A NR-26 também trata de aspectos como a classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança de produto químico no item 26.2, você pode ver toda a regulamentação aqui.

 Agora vamos destacar um dos pontos importantes desta norma que é o item 26.2.1 onde fala: 

O produto químico utilizado Nº local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas. 

Treinamento dos colaboradores segundo a NR-26

O item da 26.2.4  da NR-26 determina que os trabalhadores devem receber o treinamento: 

a) para compreender a rotulagem preventiva e a ficha com dados de segurança do produto químico;

b) sobre os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e procedimentos para atuação em situações de emergência com o produto químico.

Um plano de sinalização noturno para trabalhos em obras com escavadeiras hidráulicas é essencial para garantir a segurança de todos os envolvidos. 

Aqui está uma sugestão de plano que vocês podem definir.

1. Iluminação adequada: 

Verifique se todas as áreas de trabalho estão bem iluminadas durante a noite. 

Utilize refletores potentes para iluminar a área ao redor das escavadeiras hidráulicas, focando principalmente nas áreas de movimentação e operação das máquinas.

2. Sinalização de advertência: 

Coloque sinais de advertência claramente visíveis ao redor da área de trabalho. 

Use cones refletivos, placas de advertência e fitas refletivas para delimitar a zona de trabalho e alertar os trabalhadores e veículos sobre a presença das escavadeiras hidráulicas em operação.

3. Sinalização de direção: 

Estabeleça rotas claras para o tráfego de veículos e pedestres na obra durante a noite. 

Utilize setas e placas de direção iluminadas para indicar as rotas seguras e as áreas restritas. 

Certifique-se de que as sinalizações sejam visíveis mesmo em condições de baixa luminosidade.

4. Sinalização de obstáculos: 

Identifique e sinalize quaisquer obstáculos fixos ou temporários na área de trabalho. Isso pode incluir valas, buracos, materiais de construção, entre outros. 

Utilize sinais de advertência e fitas de segurança para alertar sobre a presença desses obstáculos e evitar acidentes.

5. Sinalização sonora: 

Considere a utilização de alarmes sonoros nas escavadeiras hidráulicas para alertar sobre seus movimentos. Isso pode incluir alarmes de ré ou sinais sonoros de advertência quando a máquina estiver em operação. 

Certifique-se de que os alarmes estejam claramente audíveis e distintos de outros ruídos do ambiente.

6. Treinamento e conscientização: 

Realize treinamentos regulares com os operadores das escavadeiras hidráulicas e com os demais trabalhadores da obra sobre a importância da sinalização noturna e os procedimentos de segurança a serem seguidos. 

Incentive a comunicação constante entre os trabalhadores para relatar qualquer problema relacionado à sinalização ou à segurança.

Lembrando que cada obra pode ter requisitos específicos de sinalização noturna, é importante adaptar este plano às necessidades da sua situação particular. 

Além disso, verifique as regulamentações locais e as normas de segurança aplicáveis para garantir que todas as medidas de sinalização estejam em conformidade com as exigências legais.