Como e Onde Pesquisar


Abro esta página pedindo desculpas aos autores das informações por não citar as fontes, é que fui recolhendo e recolhendo material, e nem sempre anotei a fonte. Mas reconheço e agradeço o trabalho maravilhoso !

--------------------

( ... este é um trecho de sugestões de um pesquisador  ... )

CIDADE ONDE PRIMEIRO RESIDIRAM SEUS ANCESTRAIS IMIGRANTES

Minha experiência pessoal diz que esta é a melhor fonte de pesquisa, principalmente nos livros de assentos de casamentos religiosos e batismos. A explicação lógica vem dos seguintes fatos:

Grande parcela dos imigrantes era composta por casais jovens, com filhos pequenos e disposição  para o aumento da prole, sobretudo porque, além da tendência natural à procriação em situações de isolamento, partiam do pressuposto de que quanto mais braços houvesse para o trabalho, mais fácil seria a sobrevivência da família. Guardavam, de outra sorte, uma forte religiosidade e bem por isso eram incapazes de mentir ao padre sobre a localidade em que batizados, no caso de declarações para o casamento dos jovens, ou mesmo para o batizado dos muitos filhos aqui nascidos. Lembre-se de que a Igreja Católica Apostólica Romana sempre impôs, como condição para a realização do casamento, o batismo prévio dos noivos, condição que se estende também para o batismo de seus filhos (só poderiam levar os filhos à pia batismal aqueles que tivessem sido batizados).

Assim, os livros das Igrejas são, com certeza, uma excelente fonte de informação, ainda que os assentos venham a indicar apenas, por exemplo, que o noivo imigrante foi batizado no "Bispado de Verona". Tal informação já delimitaria a busca às noventa e seis cidades que compõem a Província de Verona, sem contar que - com alguma sorte - se poderá, escrevendo ao respectivo "Archivio di Stato", obter uma pesquisa nas " Liste di Leva", conforme abaixo será melhor abordado.

Não se contente em obter uma certidão de casamento ou batizado. Peça uma cópia da folha do livro em que lançado o assento. Se impossível, peça para ver o livro e, no caso de casamento, peça cópia do processo de habilitação, de extrema utilidade porque nele ficavam arquivadas cópias de documentos apresentados pelos noivos, até mesmo justificações testemunhais.

Graças à essa teimosia na obtenção de cópia da folha em que transcrito o batismo de uma tia avó, a primeira nascida no Brasil (em Rio Novo, MG), descobri que o verdadeiro sobrenome da família era Gaiardoni, e não Gagliardoni, como eu imaginava correto, muito menos Galhardoni, como ficou depois de lamentavelmente aportuguesado. Na cópia do assento vi, com meus próprios olhos, a assinaturinha trêmula de meu bisavô Vittorio, desenhada por mãos mais afeitas ao cabo de uma enxada do que a uma pena. Mas valeu muito a descoberta. 

MICROFILMES DA IGREJA MÓRMON - Tanto os livros de registro de chegada dos imigrantes conservados no Arquivo Nacional quanto aqueles do Memorial do Imigrante de São Paulo estão microfilmados pelos Mórmons. Basta ir a um Centro de História da Família (CHF) que funciona nessas igrejas e solicitar o microfilme do provável ano de desembarque. Com paciência, bastante tempo e vista boa será possível encontrar no microfilme a chegada da família, com os dados disponíveis, inclusive os nomes do navio e dos demais passageiros daquela viagem.

Para se inteirar do que mais encontrar microfilmado pelos Mórmons, clique aqui. Importante  lembrar que há mais documentos microfilmados do que se imagina, inclusive todos os livros dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, e os arquivos de nascimento, casamento e morte do período napoleônico na Itália (1806 a 1815), o que permite, por exemplo, vasculhar os nascimentos e casamentos da cidade (e no período) em que nossos ancestrais residiram.

Em muitos dos serviços de Anagrafe também é possível localizar a cópia do passaporte expedido por ocasião da saída do imigrante da Itália (emigração). Nesse documento constam a data de embarque para o Brasil e a cidade de destino. Na pequenina cidade de Vigasio, Província de Verona, de onde vieram meus bisavós Gaiardoni/Baccagini, pude saber, através de cópias dos passaportes lá arquivadas, que uma irmã de meu bisavô (Angela Gaiardoni) havia emigrado para o Brasil em 1892 (dois anos antes do irmão) com o marido Paolo Caprara e cinco filhos.

DOCUMENTOS DE INTERESSE PARA A PESQUISA GENEALÓGICA Em nossas pesquisas, utilizamos quase todos os tipos de documentos listados abaixo. O livro dos Segredos da Santa Casa de Misericórdia é de difícil acesso, mesma tratando-se de volumes dos séculos passados. Pode ser de grande ajuda para o pesquisador o site da Igreja Mórmon: DOCUMENTOS MUNICIPAIS (Arquivos Municipais) Livros de Foros;

Livros de cobranças de impostos (Quintos, Décimas, Profissões, Rendas de alugueis, etc.),

Livro de Registro de Cartas Régias;

Processos de querelas (Juiz da Câmara, Juiz de Fora, etc.) DOCUMENTOS DAS IGREJAS CRISTÃS (Arquivos das cúrias ou nas igrejas matrizes)

Paroquiais:

Livros de batizados,

Livro dos Casados

Livro dos Crismados

Livro de óbitos.

Dízimos

Cartório Eclesiástico Católico: (Arquivos das cúrias das Dioceses)

Dispensas matrimoniais (decisão sobre parentesco, pureza de sangue, etc.);

Processos de Inventários

Cópias de Processos enviados ao Santo Ofício

Testamentos (Confiados à Igreja).

Processos de habilitação De Genere dos candidatos a sacerdote da Diocese.

Registro paroquial de terras.

Foros devidos à Diocese.

Monásticos Católicos (Mosteiros)

Documentos do Cartório da Ordem (p. ex.: Cartório jesuítico)

Livros de matrícula de Irmandades e de ordens militares religiosas (Santiago, Ordem de Cristo, etc.)

Livros de Foros pagos aos conventos e mosteiros, traslados de escrituras de cessão de direitos entre foreiros, etc.

Cartas (do Superior, do Provincial, etc)

Livros de atas de votos, registros de ordenações sacerdotais, etc.)

Relatórios

CARTORIAIS: (Arquivos Estaduais)

Livros de Procuração;

Livros de escrituras de dívidas;

Livros de escrituras de terras.

Escrituras de compra e venda de escravos, minerações, etc.

Testamentos

SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA: (Arquivo da Santa Casa)

Do Arquivo da Mesa

Livro dos Termos de Irmãos;

Livro dos Segredos,

Livros dos balanços;

Livros de óbitos dos irmãos

Da "Igreja da Misericórdia" respectiva:

Livros de casamento das moças tuteladas da Santa Casa

Batizados

Óbitos

LIVROS DO GOVERNO DA CAPITANIA, DA PROVÍNCIA OU VILA (Arquivos Estaduais e Municipais)

Cartas da Secretaria do Governo da Província ou Capitania.

Ordens Régias recebidas.

Cartas Régias recebidas.

Registros de Ordens e Condecorações

Concessões de Cargos e Patentes.

Concessões de terras (Sesmarias).

Livros de Impostos e taxas cobrados a ordem do governo central

Cartas do Governador

Devassas (Inquéritos)

JUDICIÁRIO (Arquivos Estaduais)

Inventários do Juizado de Órfãos

Processos cíveis das Comarcas

LIVROS DO GOVERNO CENTRAL (Arquivo Nacional)

Registros e Cópias de documentos da Secretaria do Governo, dos Ministérios, dos Conselhos.

Registros da Nobreza

Registros de Patentes e Provisões

Registros de Ordens do Mérito (Ordem da Rosa, Ordem de Cristo, etc.)

Documentos da Marinha

Documentos Militares e Guarda Nacional

Autorizações de comércio, navegação, etc. (Juntas de Comércio e outros órgãos)

Passaportes

Documentos da Alfândega (Manifesto dos navios, etc.)

(A lista é grande...) 

DOCUMENTOS PARTICULARES (Nas respectivas instituições e empresas) Atas de Academias de Ciências e Letras

Gazetas e periódicos em geral

Registros de hospedagem

Registros de passageiros

Seguros de cargas de comerciantes

Arquivos das casas nobres

Arquivos bancários (O do Banco de Amsterdã, referente ao século XVII, é importante para Brasileiros e Portugueses) Universidades

Atas de posse

Corpo Docente

Matrículas de alunos

Memórias escritas por ex-alunos