Decio Fischetti - 22/Mar/2011

Local:

Restaurante Tourinho, Av. Indianópolis 3411

Descrição:

Iniciamos a noite com a apresentação do Ganter FUND-14 sobre o trote no ITA - foi uma boa surpresa a todos. Há um conceito de trote de cidadania que foi apresentado - coleta de alimentos e doação de médula óssea são exemplos. E novidades como churrasco patrocinado pela empresa Peixe Urbano (depois que o Groupon atacou primeiro...).

A apresentação está abaixo.

E tivemos a apresentação do Decio Fischetti AER-60 sobre o tema "Etanol x Pré-sal" com a seguinte mensagem: avaliar as opções disponíveis e mostrar os riscos, custos e incertezas associadas ao Pré-sal.

Foram mostrados números que estão na apresentação abaixo e informações sobre inexistência, ainda, de formas e recursos de explorar petróleo a até 7000 metros de profundidade. O distância da costa também é um desafio, de até 350km. Nessa distância, por exemplo, não existe helicóptero com autonomia para cobrir, necessitando assim de pontos de acesso intermediários.

Outra vantagem em relação ao Etanol apresentada foi referente à poluição e emissão de CO2, que é maior na gasolina e que no caso do Etanol o mesmo é reabsorvido no cultivo.

Além disso o Decio comentou sobre a disponibilidade imediata do Etanol, onde o Brasil está numa região tropical privilegiada para o cultivo e geração de empregos direta no plantio e processamento.

O outro lado: tivemos dessa vez um verdadeiro debate. O Tatani ELE-69 por exemplo comentou sobre a tendência de se reclamar da Petrobrás e contestou alguns números. O Luciano Lampi AER-76 também discordou em alguns pontos e comentou sobre pesquisas e inovação, com benefícios que muitas vezes não aparecem diretamente nos estudos. Ele exemplificou com empresas que se beneficiarão do pré-sal no desenvolvimento de novas tecnologias. E ele lançou a pergunta: "por que a Nasa foi à Lua?".

Fotos:

Quem foi: