Painel Nº 4
30 de junho - 2º dia - Manhã 1/2 [8h]
30 de junho - 2º dia - Manhã 1/2 [8h]
A pauta ESG no agronegócio brasileiro com impacto regional
Neste painel serão abordados os métodos inovadores de produção, de melhores práticas de sustentabilidade adotadas no campo e a nova agenda de compromissos socioambientais do agronegócio brasileiro
Moderador: Prof. João Carlos Deschamps
Professor emérito da Universidade Federal de Pelotas
Embrapa Clima Temperado [20 min]
Agenda ESG e boas práticas no agronegócio no Brasil
Dra. Maria Laura Turino Mattos
Pesquisadora da Embrapa
Resumo
Na agenda ESG são referendas as boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, bem como os critérios ESG estão totalmente relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde constam 17 desafios para superar a vulnerabilidade da sociedade mundial. Além disso, ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas de uma empresa que, atualmente, são acompanhadas pelos seus diversos stakeholders. Neste contexto, o agronegócio brasileiro, com forte desempenho no crescimento de suas exportações, colocando o Brasil como um dos líderes mundiais da produção de alimentos, fibras e bioenergia, bem como com seu vigor para o atendimento da demanda alimentar da sociedade brasileira, mostra-se como um setor alinhado à agenda ESG nos aspectos agronômico, econômico, social e ambiental, fruto do empreendedorismo dos agricultores e às inovações tecnológicas dos sistemas de produção e gestão das propriedades rurais. Esse protagonismo vem sendo obtido graças às contribuições das pesquisas realizadas por instituições públicas e privadas e aos resultados de um esforço integrado da Embrapa em prol da produção agropecuária mais sustentável. A convivência em harmonia e com equilíbrio entre produção e dimensão ambiental, por meio da adoção de boas práticas, é amplamente amparada por uma base legal no Brasil, sendo destaque quando comparado a outras nações produtoras de alimentos.
Alianza del Pastizal [20 min]
Alianza del Pastizal: Harmonia entre produção e conservação
Pedro Pascotini
Coordenador
Resumo
A Alianza del Pastizal é uma iniciativa que reúne produtores rurais e parceiros institucionais que trabalham para aliar produção e conservação ambiental. Tem por objetivo promover sistemas de produção agropecuária mais eficientes que funcionem em harmonia com o BIOMA PAMPA. Com foco na difusão de boas práticas de produção, estruturação de mecanismos de incentivos e valorização dos produtos do Pampa, a iniciativa trabalha há 17 anos com os produtores certificados para conservar e recuperar o patrimônio biológico, econômico e cultural do Pampa.
Safras & Cifras [20 min]
O ESG aplicado ao agronegócio
Alessandro Acosta
Sócio consultor
Resumo
O futuro do Planeta Terra passou a ser uma das grandes preocupações das pessoas e, naturalmente, das grandes instituições. Com isso, aumentaram as cobranças por parte de acionistas, investidores e consumidores pela adoção de práticas que estejam ligadas a esta conscientização ambiental. Logo, as empresas entenderam a necessidade de estarem alinhadas com as diretrizes do ESG, e mais do que isso, de divulgar as suas ações de sustentabilidade, visando a sobrevivência dos negócios em um mercado cada vez mais exigente. Com o Agronegócio não é diferente, as empresas rurais estão sempre em busca das melhores práticas visando a longevidade de seus negócios, para isso é fundamental conhecer os cenários e traçar ações em busca dessa sustentabilidade.
Troca de experiências (15 min)
Espaço para interação, perguntas e troca de ideias