Painel Nº 3
29 de junho - 1º dia - Tarde 2/2 [16h]
29 de junho - 1º dia - Tarde 2/2 [16h]
Agenda sustentável para
pequenas empresas e startups
Neste painel será abordado o conceito da sustentabilidade e inclusão das melhores práticas de responsabilidade socioambiental no contexto dos pequenos negócios, microempresas e startups.
Moderador: Ciro Vives
Gerente da Regional Sul do Sebrae RS
INNOVATIO | OCEANTEC [20 min]
Importância dos critérios ESG para startups
Prof. Aléssio Almada
Coordenador de Empreendedorismo e Incubação
Resumo
A palestra abordará a importância dos critérios ESG (Environmental, Social, and Governance) para startups, ressaltando o papel fundamental das incubadoras de empresas nesse contexto. Serão destacados os benefícios de adotar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, bem como a relevância da governança corporativa. A apresentação também incluirá casos de sucesso de startups que integraram os princípios de sustentabilidade, mostrando como alcançaram vantagens competitivas e oportunidades de investimento. Por fim, serão fornecidas orientações práticas para que as startups incorporem os princípios ESG em suas estratégias de negócio, contando com o apoio das incubadoras durante todo o processo de desenvolvimento.
Palestra:
AlgaSul - Biotecnologia de microalgas [20 min]
A sustentabilidade na produção de microalgas marinhas
Bruno Galler Kubelka
CEO da AlgaSul - Biotecnologia de microalgas
Resumo
A produção de microalgas, especialmente marinhas, é uma atividade que contribui para a sustentabilidade ambiental e econômica. Um ponto importante da produção de microalgas marinhas é que esta não compete com espaços da agricultura convencional e reduz a pressão sobre recursos hídricos. A produção de microalgas também contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Mostraremos na prática como uma Indústria de produção de microalgas marinhas traz sustentabilidade para o nosso planeta.
Palestra:
VEAT Proteínas Sustentáveis [20 min]
Uso de proteínas sustentáveis de resíduos de arroz na produção de carnes vegetais
Dra. Silvia Leticia Rivero Meza
CEO da VEAT Proteínas Sustentáveis
Prof. Dr. Mauricio de Oliveira
Investidor da VEAT Proteínas Sustentáveis
Resumo
O farelo de arroz é um dos principais resíduos resultantes do beneficiamento de arroz, alçando uma produção de 700 mil toneladas por ano no Brasil. A proteína do farelo de arroz, além de ser hipoalergênica, apresenta propriedades funcionais, que pode gerar uma diversidade de aplicação na indústria de alimentos como a elaboração de produtos cárneos vegetais. Contudo, esta material-prima ainda é pouco utilizada, tendo maior parte do seu destino para rações e produção de óleo. Assim, a VEAT desenvolve soluções sustentáveis para reaproveitamento de resíduos de arroz em produtos de alto valor agregado, visando redução nos impactos ambientais e econômicos.
Palestra:
Troca de experiências (15 min)
Espaço para interação, perguntas e troca de ideias