O QUE É A ESTATÍSTICA?
A origem da palavra Estatística está associada à palavra Status. Atribui-se geralmente senão a "invenção", pelo menos a definição da palavra ao alemão Gottfried Achenwall (1719-1772). Há várias definições para estatística, porém, ficaremos com a seguinte:
Estatística é o método de estudo representativo e analítico dos elementos dos fenômenos que se apresentam em grande número para uma subsequente interpretação (CRISAFULI, 2006, p. 8).
PANORAMA GERAL DA HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA
Há vestígios históricos de 3000 anos a.c. já se faziam estudos estatísticos na Babilônia, Egito e China, e até mesmo encontramos no antigo testamento (Bíblia) passagem que fazem referências ao uso da estatística como por exemplo, uma instrução dada por Moisés em Números 26:2, conforme citado na pesquisa de Crisafuli (2006).
A estatística como um conhecimento científico e considerando as diversidades de teorias e seus métodos, que conhecemos hoje, ela é relativamente recente, e se desenvolveu bastante nos séculos XIX e XX.
Sabe-se que "[...] o período técnico e científico inicia-se em 1853, com o primeiro congresso de estatística e abrange parte da idade moderna e estendendo-se até a idade contemporânea" (CRISAFULI, 2006, p. 11).