Esse sistema fotovoltaico transfere a energia solar diretamente para a rede elétrica. A energia é recebida pelos painéis em corrente contínua (CC) e os inversores interativos são responsáveis por transformá-las em uma corrente alternada (CA) com forma de onda igual a energia elétrica da distribuidora.
Esses inversores misturam as duas energias, solar e elétrica, para que os aparelhos da residência que estão conectados à rede possam ser alimentados.
Ou seja, o sistema fotovoltaico on grid funciona junto com a rede de distribuição de energia elétrica local, inserindo a energia solar no quadro da rede.
A cobrança da conta virá de duas maneiras: a energia elétrica consumida e a energia elétrica injetada, que, no caso, são mensuradas pelo medidor da residência ou estabelecimento.
Dessa maneira, é possível economizar até 95% no valor da conta de energia elétrica. O excedente produzido e não utilizado pode ser transferido para a distribuidora e isso gera ganho de bônus para abater o valor da energia consumida.