No que respeita a esta faixa etária do 5.º ano de escolaridade, começa a desenvolver-se uma crescente consciência de si e a perceção que existe uma diferenciação entre capacidades e fragilidades. A família permanece importante, mas os amigos ganham maior relevância. Assim propõe-se ajudar o aluno, numa pedagogia diferenciada, a ter uma maior sensibilidade para a vida social, ainda que existam dificuldades na aceitação de regras e das diferenças. Assim, o aluno tem que descobrir e reconhecer a importância de participar competentemente no mundo que o rodeia. As Aprendizagens Essenciais definidas incidem na abordagem sobre o Viver juntos; Advento e Natal; A Família, comunidade de Amor; Construir a Fraternidade. (AE de EMRC 5.º ano)
Nesta unidade letiva, os alunos são convidados a identificar a mudança como parte integrante da vida do ser humano. Ao mesmo tempo, são desafiados a perceber como a definição e cumprimento de regras (estabelecer uma Aliança) é crucial, para que todos sejam respeitados na sua diferença.
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a compreender o significado das manifestações cristãs, respeitantes ao Advento e ao Natal.
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a refletir sobre a importância que a família tem, enquanto comunidade de amor, para a construção e socialização equilibradas da Pessoa, ao mesmo tempo que percebe o Amor como o Alicerce de qualquer família.
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a pensar e a refletir sobre o verdadeiro alcance do conceito de "Fraternidade". Assim, espera-se que, posteriormente, sejam capazes de identificar as ameaças à fraternidade e a apresentar "soluções" que ajudem na construção de um mundo mais fraterno.