No que respeita ao 3.º ano de escolaridade, as Aprendizagens Essenciais definidas incidem no valor da dignidade das crianças, na importância da solidariedade, no reconhecimento da dimensão espiritual da Pessoa e do lugar primordial onde os cristãos vivem a sua fé. (AE de EMRC 3.º ano)
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a conhecer os seus direitos e os seus deveres (DUDH, Convenção dos Direitos da Criança, Doutrina Social da Igreja), aprendendo quão importante é o seu papel no mundo atual e na construção do futuro.
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a compreender as implicações reais do conceito "solidariedade" e a colocá-lo em prática, promovendo o bem comum (o meu bem e o dos outros) e o cuidado dos outros.
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a pensar sobre as formas que a Pessoa tem encontrado ao longo dos séculos, para se relacionar com Deus.
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a ver a Igreja como a comunidade dos que acreditam em Jesus e vivem a sua mensagem.