No que respeita ao 4.º ano de escolaridade, encontrando-se o aluno em final de ciclo começa a desenvolver-se uma crescente consciência de si e a perceção de que existe uma diferenciação entre capacidades, fragilidades e na aceitação das diferenças. A família é importante, mas os amigos começam a ganhar maior relevância. Assim, o aluno tem que descobrir e reconhecer a importância do outro e a aceitação de regras. As Aprendizagens Essenciais definidas incidem no Ser Pessoa e crescer na diversidade, no valor do perdão e consequente observância das relações humanas e no conhecimento da mensagem e cultura bíblicas. (AE de EMRC 4.º ano)
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a identificar a Verdade como um bem no relacionamento com os outros, bem como a assumi-la no seu quotidiano.
Nesta unidade, os alunos são desafiados a investigar, pesquisar e recolher evidências sobre a diversidade do planeta (animal, vegetal e humana) que habitamos, ao mesmo tempo que aprendem a respeitar, a valorizar e a acolher a diferença (minha e dos outros).
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a pensar sobre a necessidade de dar e receber o Perdão, como forma de ultrapassarmos as dificuldades criadas (não raramente, por nós) no relacionamento com os outros.
Nesta unidade letiva, os alunos são desafiados a ver a Bíblia como um conjunto de livros essenciais na História da Humanidade, ao mesmo tempo que aprende a procurar e a ler as citações bíblicas.