No que respeita ao 1.º ano de escolaridade, ano de novas experiências e adaptações (a transição entre o pré-escolar e o primeiro ciclo podem provocar algumas dificuldades inesperadas para pais e filhos), as Aprendizagens Essenciais definidas incidem no valor da vida e da bondade da pessoa, na importância da família, na vivência e simbologia do Natal e no respeito pela vida na Terra. (AE de EMRC 1.º ano)
Nesta unidade letiva, os alunos devem ser capazes de aprender a identificar tudo o que de belo e bom a vida tem, bem como aprender a valorizar as amizades.
Nesta unidade letiva, os alunos são convidados a identificar e a compreender os símbolos do Natal cristão, bem como a valorizar os pequenos gestos de dádiva aos outros, de acordo com a mensagem cristã.
Nesta unidade letiva, os alunos aprendem a refletir, partindo da experiência da unidade letiva anterior ("Jesus Nasceu"), sobre a importância que a família e os valores como o respeito, o amor e o perdão têm na nossa vida.
Nesta unidade letiva, e uma vez que a ecologia é um dos pontos essenciais para a construção de um mundo mais harmonioso e belo, os alunos são convidados a descobrir a biodiversidade (animais, plantas) e a refletir sobre os gestos que nos podem ajudar a proteger a nossa casa comum.