Palestrantes

Prof. Dr. Alexandre Adalberto Pereira (UNIFAP)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2003). Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arte com ênfase em arte educação em articulação com a diversidade sexual. Interesses de pesquisa: gênero e diversidade sexual na educação; decolonialidade; saberes e práticas docentes na perspectiva da diversidade e; arte educação em contextos de diversidade

Prof. Dr. Carlos Jorge Paixão (UFPA)

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional (FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia - FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM / UFPA; 2) Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP.


Prof. Dr. Claudio Emidio da Silva (UNIFESSPA)

Biólogo, formado pela UNESP, Rio Claro, (1993) com mestrado em Ciências Biológicas-Biologia Ambiental pela UFPA e Museu Paraense Emílio Goeldi (1998). Doutor em Educação com o tema em Educação Escolar Indígena, pela Universidade Federal do Pará (2017).

Atua principalmente nas seguintes áreas: EDUCAÇÃO - Prática e metodologia do ensino de ciências, química e biologia; Formação de professores e Formação de professores indígenas; BIOLOGIA - Etnobiologia; Etnozoologia; Etnoecologia. Realiza estudos sobre conhecimento tradicional indígena como forma de conhecer o mundo; caça e manejo de fauna com populações indígenas.

Atualmente, é professor da UNIFESSPA, Instituto de Ciências Exatas (ICE), trabalhando nos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Naturais.

Na Pós-graduação atua na especialização DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, como professor colaborador, realizado pelo Núcleo de Formação Indígena (NUFI, UEPA). Também atua como professor do mestrado em EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI/UEPA-UFPA-UNIFESSPA-UFOPA). Pesquisa a Amazônia, na área de educação e meio ambiente com povos indígenas, há mais de vinte anos.

Prof. Dr. Damião Oliveira (UFPA)

Professor da Faculdade de Filosofia (FAFIL) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Filosofia. Licenciado Pleno em Filosofia. Concluiu Especialização em Docência em Ensino Superior em 2002, Mestrado Acadêmico em Educação em 2007 e Doutorado em Educação em 2013. É o líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação. Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de especialização e dissertações. Vem, desde 1996, coordenando e/ou participando de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atuando na Gestão Acadêmica como Coordenador e Vice-coordenador de Colegiado, Coordenador de curso de especialização, Vice-diretor de Faculdade e Coordenador de Linha de Pesquisa em Programa de Pós-graduação. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa do CUBT/UFPA, da Revista Margens (ISSN 1806-0560) e da Revista Maré (ISSN 2237-9509). Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA no qual atua como orientador de mestrado e doutorado. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Fundamentos da Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, Ensino da Filosofia, Epistemologia e Educação, e Currículo e Formação.


Profa. Dra. Eliana do socorro de Brito Paixão (UNIFAP)

Possui Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (1998), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2001), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2008) na área de Planejamento Urbano Regional e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - MG (2013), com tese sobre Educação Popular na abordagem freireana e foco em questões socioambientais urbanas. Atualmente é professora efetiva (Adjunto) da Universidade Federal do Amapá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e no curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, contabilidade gerencial, políticas públicas, uso de mídias na educação, educação ambiental e educação popular.

Prof. Dr. Glauber Ranieri Martins da Silva (SEDUC/PA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, UFPA; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará, UFPA; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia, UNAMA/EGPA; Graduação em Geografia, UFPA; Graduação em Pedagogia, UFPA. Atuou como professor assistente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); professor Colaborador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e do Núcleo de Formação Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é Professor Classe III da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

Profa. Dra. Ivany Pinto Nascimento (UFPA)

Psicóloga, Doutora, com Pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Docente e Pesquisadora Titular do Instituto de Educação e da Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade CNPq. Consultora ad hoc CAPES e CNPQ. Coordena o grupo de pesquisa sobre Juventude, Identidade, Representações Sociais e Educação. Integrante do Grupo Centro Internacional de Estudos sobre Representações Sociais. Publicações sobre Juventude, formação de professor, inclusão e projeto de vida. E-mail:

Profa. Dra. Laura Maria Silva Araujo Alves (UFPA)

É professora titular da Universidade Federal do Pará, Bacharel em Psicologia (1984) e Formação de Psicólogo (1986) pela Faculdade Integradas Colégio Moderno. É especialista em Educação e Problemas Regionais na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestre em Letras na área da Lingüística pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora - Portugal (2000-2002). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2020). Tem pesquisado sobre a Historiografia da Infância na Amazônia, destacando a partir da história comparada as políticas de assistência, proteção e educação à infância desvalida no Pará e em Portugal para criação de instituições educativas para acolher, instruir e educar crianças nos sécs. XIX e XX. Orienta trabalhos no mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA na área da História da Infância na Amazônia, História das Instituições e História da Educação no Pará. No ensino ministra disciplina sobre a História da Infância no Amazônia, Infância, Cultura e Educação e Análise do Discurso na perspectiva de Bakhtin. É pesquisadora da UFPA com publicações em livros e revistas nacionais e internacionais. Foi professora Visitante da PUC de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo, através do Programa de Qualificação Institucional (PQI-2007). É coordenadora do grupo de pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS). É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE),e da Associação de Pós-graduação em Educação (ANPED)


Profa. Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva (UFPA)

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação do ICED / UFPA. Pesquisadora e Ativista da área de direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens; violências, racismos e feminismos.

Profa. Dra. Maria do Perpétuo Socorro
Gomes de Souza Avelino de França (UEPA)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1985), Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós Doutorado em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia (1987-2011). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em História da Educação, pesquisa principalmente temas ligados a história das instituições educativas, intelectuais e impressos pedagógicos. Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará. Membro de entidades científicas, tais como: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Sociedade Brasileira de História da Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA)

Prof. Dr. Nilo Carlos Pereira de Souza (UFPA)

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Letras (área de concentração Teoria Literária) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado em Letras (Teoria Literária) também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pará e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura Literária, Narrativas Contemporâneas, Formação de Leitor. É coordenador do "Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor" (GELAFOL), que desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre a leitura literária e formação de leitores em espaço escolar. É organizador do "Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia", evento que vem sendo realizado anualmente desde 2013.

Prof. Dr. Sidney da Silva Lobato (UNIFAP)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), com bolsa da Capes, entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016. É Professor Adjunto IV de História da Amazônia nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). É professor permanente do Mestrado Acadêmico em História, do Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História (todos da Unifap). Foi presidente da Seção Amapá da Associação Nacional de História (ANPUH-AP), de 2013 a 2014. Foi Editor da revista Fronteiras & Debates (2016-2018). É membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História desde 2017. Coordena, desde 2016, o Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam-Unifap). É pesquisador associado ao Centre de Recherche et Documentation des Amériques (Creda-Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle). Enfoca nas pesquisas atuais: a produção e circulação de saberes, as táticas de sobrevivência e de resistência de trabalhadoras e trabalhadores, tendo como balizas o espaço amazônico e os séculos XIX e XX.

Profa. Dra. Sonia Maria da Silva Araújo (UFPA)

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação também pela Universidade de São Paulo (2002). Fez Estágio Pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008), realizando estudos sobre pós-colonialismo, colonialidade e educação do campo no Brasil. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando alunos de mestrado e doutorado.Tem experiência na área de Educação, pesquisando principalmente nos seguintes temas: educação rural e educação do campo; cultura e educação; etnia e educação; Amazônia e práticas de escolarização; pensamento educacional latino-americano; decolonialidade e educação. Desenvolve pesquisas sobre etnia, gênero e educação. No momento, executa um projeto de pesquisa sobre o pensamento educacional de duas mulheres latino-americanas do século XIX (Brasil e Argentina), financiado pelo CNPq. Apresenta publicações em que se estabelecem reflexões sociológicas, históricas e antropológicas de práticas e discursos em educação. É coordenadora do grupo de pesquisa "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano" e do grupo "Constituição do Sujeito, Cultura e Educação" (ECOS) . Faz intercâmbio com o Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Grupo Epistemologias alternativas, movimentos sociais e educação (IFPE). Foi representante da região Norte na direção da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) entre os anos 2009-2013. Também atuou como vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), biênio 2017-2019.

Profa. Dra. ADRIANE RAQUEL SANTANA DE LIMA (UFPA)

Educadora popular feminista, doutora em educação, pela Universidade Federal do Pará. professora na faculdade de educação-Iced-Ufpa. Pesquisadora dos campos da História da Educação, História de educação para mulheres na América Latina, Educação Popular, Educação do Campo e Feminismo decolonial e interseccional. Coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em educação, gênero, Feminismos e interseccionalidade- Gepegefi-Ufpa. Integrante do Grupo de Ação Feminista Antipatriarcal GAFA-CEAAL (CEAAL- conselho de educação popular da América Latina e do Caribe)