Olá! navegue por todas as páginas, qualquer dúvida
A entrada na universidade pode ser desafiadora, mas com a estratégia certa, você pode maximizar suas chances de sucesso. Na Bahia, os principais caminhos para o ensino superior são o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e os vestibulares próprios das universidades.
Vamos reservar o seu lugar no ensino superior?
SISU E ENEM:
🎯 Como funciona:
O SISU (Sistema de Seleção Unificada) utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para classificar os candidatos às vagas em universidades públicas. Sendo assim, para concorrer a uma vaga pelo SISU, a sua participação no ENEM é obrigatória. A nota obtida no exame será a sua chave de entrada. Você pode solicitar isenção da taxa de inscrição do ENEM, acesse a subpágina ''isenções de taxa de inscrição'' para saber mais.
💡 Dica! Fique de olho nos prazos do ENEM para não perder a oportunidade.
Vestibulares próprios:
🎯 Como funciona:
Além do SISU, outras universidades baianas, como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), têm seus próprios vestibulares. Nesses processos seletivos, você faz uma prova específica para a instituição. Você pode solicitar isenção da taxa de inscrição, acesse a subpágina ''isenções de taxa de inscrição'' para saber mais.
💡 Dica! A chave para ter sucesso nesses vestibulares é ficar atento aos detalhes. Acompanhe os sites oficiais para saber tudo sobre os editais, cronogramas de inscrição, datas e locais de prova. Conhecer as regras de cada vestibular é fundamental para se preparar da melhor forma. Ah! essas universidades além de ter seus vestibulares próprios, também ofertam vagas no SISU, ou seja, chances dobradas.
Prouni (bolsas de estudo em instituições particulares):
Outra alternativa para quem busca o ensino superior é o Prouni, inscreva-se gratuitamente para concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas. Para participar do Prouni, você também precisa ter feito o ENEM e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
❗Fique atento! o Prouni exige que o(a) candidato(a) atenda a critérios de renda familiar e escolaridade, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
📅 Quando se inscrever:
As inscrições do Prouni ocorrem duas vezes ao ano, geralmente no início de cada semestre. Durante o período de inscrição, você pode escolher até duas opções de cursos
📊Como saber se você tem chances:
O sistema calcula uma nota de corte diária para cada um deles. Essa nota serve como um termômetro para saber se você está com chances de conseguir a bolsa.
Após se aprofundar no conteúdo da nossa cartilha e nos portais dos processos seletivos, o próximo passo é explorar as oportunidades mais de perto. Recomendamos que você também visite os portais das instituições de ensino que despertaram seu interesse, para conhecer os cursos ofertados e muito mais. Relacionamos as principais instituições públicas da Bahia.
💡 Dica! Ao conhecer os processos seletivos próprios e ENEM, busque por provas aplicadas nos anos anteriores, é uma forma de conhecer a estrutura da prova e conteúdos recorrentes.